9 Receitas de Moqueca de Tilápia: Aprenda A Fazer E Surpreenda Com Tanto Sabor!

Hoje foi um daqueles dias em que você acordou com vontade de comer um prato bem especial? Então é seu dia de sorte, pois aqui você aprenderá a fazer um sensacional.
9 Receitas de Moqueca de Tilápia: Aprenda A Fazer E Surpreenda Com Tanto Sabor!
Avalie este item
(0 votos)

Muitos podem achar que fazer moqueca é superdifícil. Mas não é nada disso! Com atenção aos ingredientes e à quantidade dos temperos, a receita não tem erro.

E para complementar e ficar ainda mais gostosa, vamos te ensinar a prepará-la com peixe. Ficou com água na boca? Então se concentre para conhecer todos os segredos da receita de moqueca de tilápia. Veja abaixo todo o passo a passo e confira na continuidade, também, outras maneiras de preparo:

Receitas de Moqueca de Tilápia: Saiba Como Fazer

Rendimento
serve 6 pessoas
Preparação
40 minutos
Dificuldade
Médio
Ingredientes
  • 1 kg de filé de tilápia
  • 1 pimentão vermelho
  • 1 pimentão amarelo
  • 2 tomates picados
  • 3 batatas cortadas em rodelas
  • 1 cebola picada
  • 3 dentes de alho
  • 1 vidro de leite de coco
  • 2 colheres de sopa de azeite de dendê
  • Sal
  • Pimenta do reino
  • Cheiro verde a gosto ou coentro

Modo de preparo

  • Para iniciar o seu processo, corte os filés de tilápia em partes menores para que eles cozinhem melhor;
  • Coloque-as em um recipiente e tempere com sal a gosto e pimenta do reino;
  • Em uma frigideira grande e funda, após esquentá-la, coloque o azeite de dendê e refogue a cebola em fogo médio;
  • Em seguida, adicione os dentes de alho picados e deixe dourar;
  • Coloque os pimentões amarelo e vermelho picados e, também, os dois tomates picadinhos;
  • Com tudo refogado, adicione o leite de coco e tempere tudo com sal;
  • Acrescente ao caldo formado as batatas cortadas em rodelas finas e os filés de tilápia anteriormente cortados e temperados;
  • Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos com a frigideira tampada para ajudar com o seu vapor;
  • E, para melhorar sua receita e finalizá-la, coloque cheiro verde ou coentro a gosto por cima, o que preferir, e sirva. Bom apetite!
Dica importante:
  • Esta receita é feita em uma frigideira, mas você também pode prepará-la de forma tradicional, utilizando panela de barro;
  • Também é possível utilizar pimentão verde, escolha o de sua preferência.

2º. Logo abaixo é possível ver mais receitas relacionadas e opções de preparo:

3º. Com camarão

autor: MARANGE FAMILY

Sentiu falta de um camarão na moqueca? A boa notícia é que o queridinho dentre os frutos do mar faz parte de vários tipos de receita.

Nesse caso, foi utilizado tilápia em postas e camarão cinza. Capriche no tempero de ambos, da maneira que preferir e já estiver acostumado (a), para garantir bastante sabor ao seu prato.

4º. Light

autor: Tamara Justen

É sempre bom ter a versão light das nossas receitas preferidas. Por aqui não poderia ser diferente. Como uma alternativa mais saudável e nutritiva, utilize batatas doces na receita e temperos naturais no lugar dos industrializados.

E fique tranquilo (a), pois a própria tilápia é um peixe magro, suave e que já torna o prato mais leve. Coma a sua moqueca de peixe de forma moderada, sem se preocupar com a balança e, para melhorar, ajudando a sua saúde.

5º. Com pirão

autor: Sabores da Cris

Uma excelente opção para comer com a moqueca de tilápia é fazer um outro clássico da culinária: o pirão.

Coloque os ingredientes tradicionais da moqueca na panela e deixe cozinhar. O caldo formado quando o peixe já estiver cozido será utilizado para iniciar o processo do pirão. Leve, junto do caldo, um pouco dos temperos, como pimentões e cebola. Fica uma delícia!

6º. A baiana com camarão

autor: Easy and Delish Fácil e Gostoso

As moquecas baiana e capixaba são bem famosas, sendo pratos muito típicos em seus respectivos estados, Bahia e Espírito Santo.

Nesta receita, você poderá conhecer sobre o modo de preparo da moqueca baiana com camarão. Nela, são usados temperos como cominho, pimenta malagueta e pimenta preta moída. Vale super a pena experimentar, mas cuidado com as pimentas caso não seja muito fã de comidas picantes.

7º. Capixaba

autor: Amorim Gourmet

Agora é a vez da versão capixaba. Nela, são utilizados menos ingredientes, sendo uma opção mais simples e rápida de ser feita. Além da tilápia, outro peixe muito usado é o cação. E vale acrescentar, também, camarão, salsa e cebolinha a gosto.

Uma grande diferença entre as versões dos estados é que a moqueca capixaba não leva azeite de dendê, leite de coco e os diversos pimentões, ficando, por isso, mais leve e suave.

8º. Arroz

autor: BBQ Em Casa – Receitas de Churrasco

Ainda fica se perguntando sobre o que fazer para acompanhar uma deliciosa moqueca? A resposta é mais simples do que imagina: sirva com arroz branco! Um arroz bem soltinho e feito na hora pode ser o acompanhamento ideal para o seu prato principal.

Sem mistérios e trabalho na cozinha, ele será seu aliado ao preparar essa receita!

9º. Com banana da terra

autor: Edson-Receitas Aqui

Outro clássico que você pode colocar na receita é a banana da terra. No início do processo, ao formar um pouco de caldo, acrescente três bananas da terra cruas cortadas em rodelas para cozinhar junto com a tilápia.

Nesta receita, também são adicionados ovos mais para a reta final do processo, mas é opcional. Faça do jeito que preferir e aproveite a explosão de sabor!

10º. Com batata no forno

autor: Kulinarte Fit

Tem forma de preparo diferenciada por aqui também: em vez de preparar a sua moqueca com batata em uma panela ou frigideira grande, prepare no forno. Incrível, não é?

Bastará colocar em uma travessa, pouco a pouco, todos os insumos tradicionais em camadas e levar ao forno. No fim, será um peixe assado suculento e uma moqueca diferenciada para saborear.

Aproveite todas essas dicas e opções de preparo para colocar em prática na cozinha! Todos vão amar o resultado!

poste no pinterest esta imagem de receita de moqueca-de-tilapia

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.