12 Receitas de Moqueca de Peixe espetacular e saborosíssimo

  • Um dos pratos mais espetaculares da culinária brasileira agora feito em sua casa. Um sabor do mar que conquistará toda sua família.
Publicado em Peixes
12 Receitas de Moqueca de Peixe espetacular e saborosíssimo

Um dos pratos mais saborosos que pode provar e criamos uma lista perfeita de receita de moqueca de peixe para você se inspirar e escolher qual delícia irá cozinhar.

Muitos peixes e frutos do mar, temperos diversos e sabores indescritíveis. Veja também uma lista especial de peixe frito sequinho e crocante.

Receita de moqueca de peixe Simples e Fácil: Saiba Como fazer

É um cozido, geralmente de peixe, típico da culinária brasileira e da culinária angolana. No Brasil, é prato típico especialmente dos estados da Bahia, do Espírito Santo, Pará, Amazonas, Pernambuco e Ceará apresentando variações regionais significativas.

E na sua casa, mesmo que você não more em nenhum desses lugares, vai ficar uma delícia quando você aprendê-lo a fazer!

Tenha merluza sem espinhas, pimenta do reino, sal, alho, limão, cebola, pimentão verde, pimentão vermelho, pimentão amarelo, tomate, azeite de dendê, azeite de oliva, leite de coco, salsinha, cebolinha e coentro. Confira o modo de preparo acima.

Com camarão

Moqueca não seria completa se não tivesse um camarão. O camarão é um prato muito típico do nordeste do país como a própria moqueca.

E sua mistura resulta em um dos melhores pratos que você já viu. Basta ter em sua casa alguns ingredientes: leite de coco, camarão, óleo de dendê, pimentão verde, amarelo e vermelho, filé de peixe, páprica e sal. Veja também o passo a passo no vídeo.

Use arroz branco, prepare a panela e cozinhe.

Com leite de coco

O leite de coco dá cor, consistência e um sabor inigualável a qualquer outro prato. Na moqueca ele deixa o prato mais cremoso e saboroso, do jeito que todo mundo espera.

Para fazer esse prato, basta ter em sua casa ingredientes como cebola, tomate, pimentão, sal, óleo de dendê, leite de coco, azeite, alho, merluza ou qualquer outro tipo de postas de peixe, pimenta e salsinha. Veja o vídeo acima com mais orientações.

Baiana

Moqueca é um prato mais típico do nordeste do Brasil, principalmente na Bahia. Mas, a moqueca baiana, afim de se diferenciar, é uma das moquecas mais cheias de ingredientes e que deixa o prato rico e muito saboroso.

Só de sentir o cheirinho enquanto o prato é feito, hipnotiza qualquer um que passa por perto e deixa um saborzinho de quero mais.

Para fazê-lo em sua casa, morando na Bahia ou não, basta ter alguns ingredientes, surubim em postas sem pele, limão, sal, pimenta do reino, alho, cebola, pimenta dedo de moça, tomate, leite de coco, azeite de dendê, azeite de oliva extra virgem, coentro, cebolinha e salsinha. Sirva em uma panela de barro, é puro estilo no prato principal de frutos do mar.

De tilápia

A Tilápia é um peixe de escamas, com corpo um pouco alto e comprimido. Possui coloração verde-oliva prateada, com sobras verticais negras. A cor da nadadeira dorsal também é verde-oliva, com uma linha vermelha e branca até cinza-escuro com pontos oblíquos.

O peixinho no prato brasileiro é uma salvação, pois contém ácido DHA, oferece proteínas, protege a saúde cardiovascular, melhora a digestão, previne a anemia e ajuda a manter um peso saudável.

Para fazer este prato, basta ter o tilápia, camarão, alho, leite de coco, sal e pimenta do reino a gosto, pimentão vermelho e amarelo, cebola, mandioquinha-salsa, tomates, pimenta dedo de moça, cheiro verde, xícara (chá) de azeite de oliva, azeite de dendê e água.

Capixaba

Capixaba é aquele que nasceu no Espírito Santo e a versão de lá é tão divina quanto no resto do mundo!

Tudo o que vai precisar ter em sua casa é camarão, peixe tilápia ou cação, salsa, coentro, cebolinha, cebola e tomate.

Com batata

Peixe com batatas já é um prato querido por nós brasileiro e misturado a moqueca de peixe, fica mais querido ainda! Pois, seu sabor é único e ele consegue conquistar o coração de todos que o degustam.

Basta ter em sua casa ingredientes como tilápia, batata, alho, cebola, óleo, algumas colheres (sopa) de azeite de dendê e sal a gosto.

Leve ao fogo e refogue os temperos em uma panela em fogo médio e vá construindo o sabor e coloque os outros itens, tampe a panela e deixe cozinhar por alguns minutos ou até que o peixe esteja cozido.

De cação

Curiosamente, cação, na teoria, é sinônimo de tubarão. É um peixe com esqueleto de cartilagem, subclasse biológica que também inclui as raias. Cação é apenas o nome comercial do tubarão, pois, os tubarões pequenos são chamados de cação. 

E ele numa moqueca fica delicioso, um prato chique e rico em sabor especial. Basta ter ingredientes como cação, cebolas, tomates, pimentão verde e vermelho, leite de coco, colher (sopa) de azeite de dendê, alho e sal.

De pintado

Peixe pintado é um peixe de água doce que pertence a família dos Pimelodídios. Este faz bem ao coração humano, porque, além de todos os seus nutrientes, dá um sabor a moqueca que não vai querer saber de outra!

Esta receita precisa de peixe pintado, tempero caseiro, azeite, alho, cebola, colorau, molho de tomate, agua, pimenta bode, pimentão amarelo, creme de leite, azeite de dendê, cheiro verde, tomate e leite de coco.

Com creme de leite

Se o creme de leite já dá um sabor, textura e cor especial para todo o prato onde vai e o peixe aquele sabor gostoso que não tem outro igual, imagine esses dois juntos num prato só? E numa moqueca bem feitinha!

Para fazê-la, basta ter peixe, suco de limão, azeite de dende, cebola, pimentão, sal, pimenta do reino, tempero de peixe, molho de tomate, creme de leite, leite de coco, água e batata inglesa.

De corvina

O termo corvina é a designação comum, em língua portuguesa e espanhola, a várias espécies de peixes incluídos na infraclasse dos teleósteos, que vivem em água salgada, doce e salobra.

O Corvina é um peixe de água doce que habita poços, remansos e reservatórios.  É um peixe de carne branca, portanto tem menos lipídio, ou seja, é um peixe  leve, de digestão rápida.

Os peixes são ricos em proteínas de alta qualidade e possuem uma gordura poli-insaturada (ômega-3) essencial para o organismo.

E tendo 1 kg de corvina e batatas, cebola, alho, sal, azeite, dentes de alho, pimenta e curry, você monta o seu prato de corvina e faz sucesso no almoço do domingo de sua família! Confira o modo de preparo no vídeo.

Com banana da terra

Não se assuste ao misturar a banana da terra: fica divino demais! A banana da terra não vai deixar sua comida com gosto estranho, por mais que seja docinha e este prato seja salgado.

O gosto vai ficar bom e rico em sabor! Vai precisar ter peixe fresco (cação, pirarucu, robalo, saint peter), cebola, pimentão amarelo e vermelho, coentro, cebolinha, suco de limão, azeite de dendê, sal a gosto, limão e banana da terra.


Agora pode preparar essa prato espetacular a qualquer momento. Escolha sua opção e faça muito sucesso.

Gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Ao usar este site, você concorda com o uso de cookies. Usamos para criar uma ótima experiência para você.