8 Receitas de Moqueca de Peixe Com Camarão: Aprenda a Cozinhar Essa Delícia

Existem receitas que são a cara de um almoço de domingo em família. Simplesmente unem memória afetiva e sabor!
8 Receitas de Moqueca de Peixe Com Camarão: Aprenda a Cozinhar Essa Delícia
Avalie este item
(9 votos)

Para aprimorar o seu cardápio de pratos para ocasiões memoráveis e divertidas, aqui vai mais uma receita espetacular.

Você vai aprender de maneira bastante prática uma receita de moqueca de peixe com camarão. Confira abaixo os passos para fazer este clássico da gastronomia brasileira e, na sequência, outras formas variadas de preparo:

Receita de moqueca de peixe com camarão: Saiba Como Fazer

Rendimento
6 a 8 pessoas
Preparação
35 minutos
Dificuldade
Médio
Ingredientes
  • 3 cebolas roxas picadas
  • 500 gramas de peixe (namorado ou abadejo)
  • 500 gramas de camarões grandes e limpos
  • 3 dentes de alho
  • 800 gramas de mandioquinha crua ralada (grosso)
  • 1 litro e meio de leite de coco (ou natural)
  • 2 pimentas dedo de moça picadas sem sementes
  • 1 xícara de azeite de dendê
  • Coentro picado a gosto
  • Sal a gosto
  • Lascas de coco natural (opcional)

Modo de preparo

  • Para iniciar o processo, corte as postas de peixe em pedaços iguais. Nessa receita, é utilizado o abadejo e você pode temperar da forma que já estiver acostumado (a). Muitas pessoas temperam com sal, pimenta do reino e limão, por exemplo;
  • Coloque o camarão também já temperado e limpo e os pedaços de peixe para selar rapidamente em uma frigideira, apenas para deixá-los com a cor mais bonita. Além disso, você pode deixar alguns camarões com casca;
  • Em seguida, em uma frigideira grande e funda, coloque o azeite de dendê, as cebolas roxas picadas, o alho picado, a mandioquinha crua ralada, a pimenta dedo de moça bem picadinha e mexa;
  • Acrescente o leite de coco, misture bem e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos;
  • Na sequência, experimente para checar o nível de sal. Se necessário, coloque um pouco, a gosto;
  • Adicione o peixe e o camarão e misture com cuidado para garantir que eles fiquem inteiros;
  • Nesse momento, você pode colocar algumas lascas de coco natural, mas é opcional. Além de um sabor especial, ele também ficará com o aspecto mais crocante;
  • Acrescente o coentro a gosto. Se você não gostar, pode optar por salsinha;
  • Deixe cozinhar por mais 10 minutos;
  • Para finalizar, acrescente mais coentro no topo e lascas de coco para decorar. Além de muito saborosa, a sua moqueca ficará muito apetitosa! Desligue o fogo e hora de servir!
Dicas importantes:
  • Quer um acompanhamento prático e ideal para esta receita de moqueca? Sirva com arroz branco bem soltinho e fresco;
  • Se você não gostar muito de azeite de dendê, pode substituí-lo por um azeite de oliva de qualidade.

2º. E pirão

autor: ROBERTO LEAL NA ESTRADA

O pirão é uma excelente sugestão de acompanhamento para comer com a moqueca. Primeiro, você precisará preparar a moqueca por completo, pois o caldo formado dela será usado nos primeiros passos da receita do pirão.

A dica principal aqui é deixar esse caldo esfriar antes de dar continuidade ao processo. Adicione a farinha de mandioca aos poucos, vá mexendo no fogo baixo e acrescente os temperos do seu gosto. Essa receita é bem simples, não é?

3º. E lula

autor: Pasta and Roll

Quer mais receitas com ingrediente do mar? Tem aqui! Uma ótima alternativa que pode ser utilizada é a lula!

Um dos segredos desta receita é espremer um pouco do suco de limão na lula previamente, pois isso fará com que ela já cozinhe um pouco e não fique borrachuda, o receio que muitas pessoas têm ao prepará-la. Tenha atenção, também, ao seu tempo de cozimento. O resultado é sensacional!

4º. Baiana

autor: CULINÁRIA TIA SUSY EM LONDRES

Quem é fã da gastronomia da Bahia certamente é fã das características de como fazer moqueca baiana de peixe.

Para fazê-la é necessário ter atenção aos ingredientes. Alguns são imprescindíveis para alcançar o desejado sabor baiano, como, por exemplo, o azeite de dendê, pimentão verde, pimentão vermelho, pimentas e coentro. Uma delícia!

5º. Capixaba

autor: Bora de receita

Já aos que preferem uma versão mais leve, o melhor é preparar a verdadeira moqueca capixaba. Isso porque, no Espírito Santo, este prato é feito sem azeite de dendê, pimentão e leite de coco, por exemplo, deixando o sabor mais suave e menos picante.

Em contrapartida, serão utilizados tomates e, em alguns momentos da receita, será necessário colocar água para que o caldo não seque. Afinal, ele é uma das melhores partes do prato.

6º. Na panela de barro

autor: Culinárias e Momentos da Jô

Quer seguir todos os passos tradicionais mesmo? Então você precisa preparar esta receita na panela de barro. Caso ainda não a tenha, aproveite a oportunidade para providenciar e fazer moqueca de maneira tradicional.

Os cuidados que precisam ser tomados aqui são dois: colocar cerca de 5 colheres de sopa de azeite na panela, como se fosse untá-la, inclusive em suas laterais; e manter o fogo baixo ao longo de todo passo a passo, para não correr o risco de rachá-la. De resto, prepare a sua moqueca despreocupado (a)!

7º. E polvo

autor: Canal Prato Fácil

Um polvo muito bem preparado também pode ser uma opção para compor o seu prato com peixe e camarão. Ao contrário do peixe e do camarão, que ficam prontos muito rápido, o polvo precisa de mais tempo.

Por isso, o conselho é começar por ele e deixá-lo cozinhar por alguns minutinhos na panela de pressão junto com sal, cebola, duas folhas de louro e água. Com o polvo pronto, bastará seguir os passos normais da moqueca. Vale a pena experimentar esse combo de peixes e frutos do mar!

8º. E farofa

autor: Documento de Receitas

Assim como fazer uma moqueca, a farofa também é bastante versátil, podendo ser feita de várias formas. Nessa receita, o acompanhamento é feito com três bananas da terra maduras.

Corte a banana da terra em cubinhos, coloque em uma panela com manteiga, um fio de óleo e acrescente a farinha. Receitas fáceis são sempre bem-vindas e o melhor: o resultado é uma verdadeira explosão de sabor!

É de dar água na boca! Aproveite todas as dicas e coloque em prática na próxima oportunidade que tiver de cozinhar para a família. Será um absoluto sucesso!

poste no pinterest esta imagem de receita de moqueca-de-peixe-com-camarao

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.