14 Receitas de Filé de Peixe mega saboroso para almoço e jantar

  • Você não vai achar tanto sabor quanto nessas receitas. Opções incríveis para refeições perfeitas.
Publicado em Peixes
14 Receitas de Filé de Peixe mega saboroso para almoço e jantar

Quem tem o costume de comer peixe sabe, ele é uma grande fonte de proteínas, auxilia no alívio de dores e, inclusive, previne doenças no coração. Não é pouca coisa, minha gente!

Pensando nisso, o Sabor na Mesa trouxe exclusivamente aquela receita de filé de peixe com muita variedade, todas simples e fáceis de preparar. São possibilidades de variação do cardápio rotineiro que tem em casa. Das crianças aos idosos, todos vão amar. Confira abaixo.

poste no pinterest está imagem

Receitas de Filé de Peixe Simples e Fácil Frito empanado com farinha: Como fazer

Quer mais moleza que isso, então se senta no pudim! O filé de peixe frito e empanado com farinha é delicioso, crocante e mega simples de fazer.

Tempere os filés com pimenta-do-reino e suco de limão. Deixe marinar para acentuar os temperos. Na hora de empanar use farinha de trigo, de rosca e colorau para dar uma corzinha ao prato, finalize com sal e pimenta do reino à gosto.

Assado no forno com legumes

Investir em refeições saudáveis é estimular a saúde por meio de vitaminas e minerais, como no caso do peixe assado com legumes. Ele se transforma numa bomba nutritiva.

Conheça os protagonistas desse show: batatas, cenouras, brócolis, tomate, cebola, pimentão e finíssimos filés frescos.

Cozinhe os legumes mais duros no fogão. Depois os adicione à forma com os temperos e demais itens. Não esqueça da colher (sopa) de azeite. 30 minutos e pronto!

À milanesa

Sequinho por fora e molinho por dentro, o filé de peixe frito à milanesa é ótimo como acompanhamento do almoço de domingo, ele arrasa em conjunto com arroz soltinho e salada.

Deixá-lo descansar no limão e no sal manterá o sabor refinado. Após 15 minutos, ele é essencialmente mergulhado na farinha de trigo, no ovo e na farinha de rosca.

O restante você confere no vídeo acima. Não perca essa oportunidade!

Grelhado com alcaparras

À prova de gorduras e da desagradável bagunça na cozinha, essa versão de peixe grelhado vai encantar a família inteira e, de quebra, os agregados do jantar de sábado.

Devido ao modo de preparo e ao tipo de carne, ele possui pouquíssimas calorias e pode ser incluso na relação de comidas saudáveis.

A sugestão é adicionar cogumelo, cebolinha e alcaparras, eles dão o toque especial.

Ao molho branco com merluza

Se equivoca quem pensa que o molho branco serve apenas para pratos mais convencionais, semelhantes ao macarrão. Aqui, no Sabor na Mesa, ele também incrementa carnes brancas como a do peixe.

Delicioso e super cremoso, ele pode ser mesclado ao filé de merluza. A iguaria deve ser bem temperada com sal, ervas finas e mostarda.

Já o molho leva cebola, farinha de trigo, leite frio e creme de leite.

Tilápia À parmegiana

O filé de tilápia cortado em finas, acrescida de queijo mussarela e colher de sopa de molho simples de tomate com cebola por cima, alho, sal, pimenta-do-reino e salsinha é, com certeza, de outro mundo.

Não tem diferença das parmegianas que se conhece por aí, é só levar o peixe ao forno de 180º montado delicadamente com queijo ralado e orégano, aguardar aproximadamente 15 minutos e bom apetite!

Ao molho de tomate

Mamma Mia! O molho de tomate está mais delicioso, ou será que é o acompanhamento? Nessa opção são os dois!

Dique despreocupada, não há influência do molho vermelho no sabor no peixe, aqui eles se complementam com harmonia e cumplicidade.

Junte tudo e ferva numa panela tomate italiano em lata, salsinha, limão, azeite, resíduos de aliche (peixe pequenos) e os filés. Sirva essa suculência que é de dar água na boca!

Na Air Fryer

Ter uma fritadeira elétrica em casa pode ser uma mão na roda, nela é possível preparar carnes grelhadas e fritas. Melhor ainda, o óleo é totalmente dispensável.

Nesse caso, o prato fica ainda mais saboroso. A páprica, o colorau e a pimenta-do-reino são os principais temperos usados. Lembre-se de pré-aquecer a Air Fryer em 200ºC por uma média de 5 minutos.

Veja também um lista de receitas de salmão simples e fácil.

Ao molho de camarão

Camarão que dorme a onda leva! Por isso, nada de ficar parado (a). Corre para a cozinha, faça esse molho rose e sirva aos seus convidados na sexta à noite.

A dica é condimentar esta receita de filé de peixe com suco de limão, a acidez ajuda a fritar a carne de forma rápida. Limpe bem o camarão e refogue-o com trigo e cebola.

É uma combinação marítima gostosa e repleta de sabores!

À dorê

A gastronomia é um ramo de inovações e o Sabor na Mesa não fica para trás. Essa é uma das opções apetitosas e renovadoras, que possui ingredientes diferenciados.

A cerveja mesclada à farinha e aos ovos formam um creme espetacular. A sugestão é passar os filés nele e fritá-los em óleo quente até criar a casquinha crocante e dourada.

Moqueca com leite de coco

O famoso ensopado ou conhecido como moqueca de peixe em muitas regiões brasileiras, sudeste, norte e nordeste –, é sua a refeição perfeita para apresentar em um jantar a dois ou naquela reunião com os amigos.

Tradicionalmente ele é feito com tomate, pimentão, cebola, leite de coco, óleo de dendê e algumas ervas finas. O preparo é prático, pois utiliza apenas uma panela, o que evita sujeira. Veja no link a popularidade em forma de comida!

Cozido Com batata

Batatinha quando nasce se esparrama pelo chão, esse prato é tão gostoso que serve a mãe, o pai e o filhão! Gostou do versinho? Aposto que vai amar o filé cozido com batata!

Feito unicamente no fogão, ele é cozinhado com folha de louro, tomate picado, alho, cebola fatiada, salsinha, cebolinha, azeite a gosto e, claro, pequenas batatas cortadas em rodelas.

Finalize da maneira que preferir, pode deixá-lo ao ponto de derreter na boca ou mais firme. Logo, fique atento (a) ao tempo!

Veja ainda a sardinha na panela de pressão, é rápido e tem ums abor incrível.

À portuguesa

Fatie os ingredientes em rodelas, o pimentão e cebola. Adicione ovos cozidos, colheres (sopa) de azeite, azeitonas e batatas (pré-cozinhar com sal) em uma travessa e monte a refeição com os filés de peixe merluza, tempere com sal de ainda precisar.

Leve ao forno por cerca de 20 minutos, tire do forno e coloque orégano. Esse modo de fazer é inconfundível e vai deixar a galera de queixo caído. Ele é surpreendentemente bonito e saboroso e leve.

À belle meunière

Para quem não conhece, há dois significados para a expressão belle meunière; o primeiro se refere ao molho e o segundo é relacionado ao modo de preparo do peixe, revestindo-o na farinha.

Direto de Paris, esse tipo é característico pelo acréscimo de: champignon, alcaparras, manteiga, camarão e pimenta-do-reino. Bateu a curiosidade? Acessa o link e saiba mais.


Sem mais desculpa, em? Faça um filézinho de peixe no capricho e conquiste a todos em casa. Consigo ouvir os elogios daqui!

Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Ao usar este site, você concorda com o uso de cookies. Usamos para criar uma ótima experiência para você.