Bacalhoada de Forno Com Versões Incríveis Para Seu Próximo Final de Semana

Um prato tradicional português que faz parte do dia a dia do brasileiro.
Publicado em Peixes
Bacalhoada de Forno Com Versões Incríveis Para Seu Próximo Final de Semana Mauricio Sanches do Prado / Shutterstock.com

Extremamente comum em época de Páscoa, a receita de bacalhoada ao forno é uma das várias heranças gastronômicas que herdamos dos portugueses. A receita é tradicionalmente preparada com batatas e bacalhau, porém atualmente existem diversas versões, sendo que algumas inclusive nem sequer levam o bacalhau!

No artigo de hoje, aprenda a fazer uma bacalhoada simples, perfeita para servir uma família pequena em um dia preguiçoso.

Continue com a gente até o fim e descubra muito mais receitas de bacalhoada para aumentar ainda mais o repertório.

poste no pinterest esta imagem de receita de bacalhoada-de-forno

Receita de bacalhoada de forno simples: Saiba como fazer

Rendimento
10 porções
Preparação
40 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • Azeite de oliva a gosto
  • 1 kg de bacalhau
  • 3 batatas grandes
  • 1 cebola grande
  • Salsa e coentro a gosto
  • 2 tomates
  • ½ de chá de azeitonas pretas
  • 1 pimentão de cada cor
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 5 ovos

Modo de preparo

  • Em uma panela, coloque o bacalhau e cubra com água, ligue o fogo em temperatura média e espere ferver, quando ferver despeje a água e substitua por uma nova, aguarde ferver e repita o processo mais uma vez.

  • Enquanto o bacalhau ferve, em outra panela, adicione os ovos, cubra tudo com água e leve para cozinhar com um pouco de sal por cerca de 10 minutos.

  • Descasque a batata e corte em rodelas com mais ou menos, um dedo de espessura, coloque-as em uma terceira panela e cozinhe as batatas, utilizando a primeira água do bacalhau, note que a batata não deve ser cozinhada até amolecer, apenas pré-cozer.

  • Enquanto os elementos cozinham, corte a sua cebola em rodelas e reserve.

  • Em seguida corte a tomate, também em rodelas e reserve.

  • Por fim, corte os pimentões em rodelas finas e reserve.

  • Passado o tempo necessário para o cozimento dos ovos, retire do fogo, espere esfriar e descasque.

  • Quando notar que a batata está ao dente, retire do fogo, escorra toda a água quente, dê um choque térmico com água fria e guarde.

  • Em um refratário, adicione azeite de oliva, em seguida acrescente as batatas, logo acima adicione cebolas, seguido pelo bacalhau, pimentão e tomate.

  • Por último acrescente a azeitona ovos, tempere tudo com coentro, sal, pimenta e um pouco mais de azeite.

  • Cubra o bacalhau com papel alumínio e leve tudo ao forno preaquecido a 180° por 10 minutos.

  • Passado o tempo, retire o papel e deixe cozinhar por mais 10 minutos ou até dourar. Sirva logo em seguida.

Agora, veja mais 10 variações dessa delícia para comer rezando!

Com açafrão

autor: Divinas Receitas

O segredo dessa receita de bacalhoada ao forno não está no modo que iremos cozinhar e nem mesmo no tipo de bacalhau utilizado, a maior diferença nos modos de preparo é o tempero.

Diferente de outras versões, aqui temos um prato mais temperado, com sabores mais fortes e aromas mais marcantes.

É uma delícia, super fácil de fazer e que com certeza vai surpreender absolutamente todos que você ama.

Portuguesa

autor: Karina Prado

Nessa receita veja como preparar a bacalhoada ao estilo português, de maneira rápida e prática. Todos os ingredientes são fáceis de encontrar em qualquer mercado e o modo de preparo é fácil de compreender, não deixando nenhuma brecha para erros.

O sabor é maravilhoso, e com certeza quem provar vai se apaixonar.

Com molho branco

autor: CucaChef

Se você gosta de pratos cremosos, cheios de molho e sabor, essa receita é para você! Aqui, veja como usar o molho bechamel para enriquecer o sabor e dar uma roupagem nova para o prato tradicional.

A receita usa poucos ingredientes, e possui um passo a passo didático que vai ensinar todos os itens do preparo, até mesmo o molho. Com certeza vale a pena dá uma conferida.

Com leite de coco

autor: Delícias da Tia Tatá

Nessa versão diferente e abrasileirada da bacalhoada, veja como utilizar o leite de coco para dar uma cara nova ao prato!

Ela não é complicada de fazer e é extremamente saborosa, uma delícia ideal para quem adora sabores brasileiros e deseja inovar e transformar e impressionar com a comida do dia a dia. Experimente.

Com azeitonas

autor: Weder Silva

Essa versão da bacalhoada é especial para aquela pessoa que adora uma azeitona e que nunca dispensa os pedacinhos de cima da pizza.

Aqui, vamos ver como fazer um prato gostoso, simples e extremamente rápido usando ingredientes tradicionais e enriquecendo os sabores com o azeite e com a própria azeitona.

Fica muito saboroso, eu particularmente adorei.

Sem bacalhau

autor:cozinha simples

Você já ouviu falar em bacalhoada sem bacalhau? Sim, é totalmente possível! E você nem precisa usar um peixinho específico, qualquer peixe com a carne clara, na verdade, é válido!

A receita é extremamente fácil e pode ser feita com facilidade, em qualquer época do ano, já que utiliza apenas ingredientes simples e de fácil acesso. Com certeza é uma boa experimentar.

Com merluza

autor: Trem de Cumê

Na falta do bacalhau, também podemos usar a merluza e é exatamente isso que vamos ver nessa receita!

Aqui, aprenda a preparar uma falsa bacalhoada, que como já citamos, leva merluza em vez do peixe tradicional português. O sabor é sensacional e com certeza vale a pena experimentar!

Com bacalhau dessalgado

autor: receitas cozinha fácil

O bacalhau salgado é o que encontramos mais facilmente nos mercados brasileiros, por isso, receitas que indicam exatamente como dessalgar e usar esse tipo de proteína são extremamente úteis e maravilhosas, principalmente para quem está dando seus primeiros passos na cozinha.

Aqui, veja como preparar um delicioso bacalhau ao forno, simples e delicioso, usando apenas itens básicos da cozinha, com certeza vale a pena experimentar.

Bacalhoada vegana

autor: Larica Vegana

Vegano também pode comer bacalhoada, e essa receita é a maior prova disso!

A receita em si não é complexa e você provavelmente não vai ter dificuldades, já que o passo a passo é extremamente educativo.

O sabor é sensacional, as alcaparras utilizadas trazem aquele sabor de mar e dão um fundo delicioso, que até quem não é vegano vai adorar.

Gourmet

autor: Lu Ferreira

Sabe aquelas bacalhoadas bonitas e delicadas com batatas e cebolas inteiras, porém totalmente minúsculas? Esse é exatamente esse tipo de prato!

O modo de preparo é simples, e consiste basicamente em jogar os legumes inteiros no forno para assar e depois adicionar o bacalhau, porém apesar disso a construção de sabores é sensacional!

Sem falar na finesse do prato depois de montado! Experimente.

Gostou de nossas sugestões? Continue navegando e descubra muito mais!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.