12 Receitas de Bacalhau Assado No Forno + Incontáveis Opções Variadas E Saborosas

Conheça o bacalhau: um peixe nutritivo, apetitoso e que apresenta diversos benefícios para a sua saúde.
12 Receitas de Bacalhau Assado No Forno + Incontáveis Opções Variadas E Saborosas
Avalie este item
(9 votos)

O bacalhau possui baixas taxas de colesterol, é rico em minerais e vitaminas e possui a fama de ser imensamente saboroso, facilitando a sua adequação à culinária brasileira. Por esses motivos e para melhorar a sua saúde e bem-estar, coloque esse alimento na sua dieta seguindo esse incrível passo a passo de receita de bacalhau de forno!

  Depois desta delícia, confira outras 11 receitas sensacionais que levam esse peixe de formas especialmente únicas!

Receita de bacalhau de forno com batatas: Aprenda Como Fazer

Rendimento
6 porções
Preparação
50 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 2 folhas de louro
  • 500g de bacalhau dessalgado
  • 3 ovos cozidos
  • 1 pimentão vermelho
  • 1 cebola
  • 1 pimentão amarelo
  • 3 dentes de alho
  • azeite de oliva
  • azeitonas pretas, verdes e tomate cereja
  • 3 batatas

Modo de preparo

  • Comece dessalgando o bacalhau. Para isso, basta deixá-lo na água, dentro da geladeira, e, a cada 4 horas, ir trocando a água. Conforme você vai trocando, experimente um pouco para saber se já está bom ou não. Faça isso constantemente por cerca de 2 dias.
  • Depois, corte o bacalhau em pedaços pequenos e coloque-os dentro de uma panela com água para ferver. Acrescente folhas de louro e 3 dentes de alho.
  • Quando levantar fervura, conte 5 minutos e retire o peixe.
  • Em uma frigideira, coloque azeite e frite a cebola e os pimentões cortados em rodelas. Faça isso até que eles murchem um pouco. Acrescente uma pitada de sal. Desligue o fogo e reserve.
  • Depois de retirar o peixe, corte as batatas em rodelas com cerca de 1cm de espessura e coloque-as para cozinhar durante 4 minutos. Aproveite para colocar os ovos para cozinhar por 5 minutos. Depois de cozidos, descasque cada um deles e reserve.
  • Para montar, use uma travessa. Primeiramente, despeje azeite sobre ela e espalhe as batatas. Salpique um pouco de sal e acrescente um pouco mais de azeite. Coloque os pedaços de bacalhau sobre as batatas e regue com mais azeite.
  • Adicione os pimentões e a cebola. Para finalizar, acrescente alguns tomates cereja para decorar, os ovos cozidos e azeitonas pretas e verdes. Use mais um pouco de azeite de oliva e, se precisar, sal.
  • Leve ao forno, preaquecido, a 180°C por 30 minutos.
  •  Retire do forno e sirva à vontade!
Dica:

Para dar ainda mais sabor ao seu prato, você pode adicionar cebolinha e salsinha por cima. Ah! E, caso seja de sua preferência, deixe de usar os pimentões na sua receita!

2º. com batatas e creme de leite

autor: Vovó 180 Graus

Aprenda a fazer este sensacional bacalhau com batata e com o ingrediente que faz desse um preparo muito cremoso: creme de leite.

Basta cozinhar o peixe e as batatas, preparar as cebolas com azeite até dourar e retirar as espinhas do pescado. Misture ele com azeitona e coloque por cima das batatas na tigela. As cebolas? Elas devem ser espalhadas acima do peixe e embaixo do creme de leite. Leve ao forno por alguns minutos e pronto!

3º. com creme de leite

autor: TudoReceitas

O bacalhau é um peixe que passa por um processo de cura, em que ele é seco, retirando-se a umidade, e salgado, métodos que proporcionam a sua conservação e acentuação do sabor.

Entretanto, por possuir uma grande quantidade de sal, deve-se dessalgá-lo, o que mantém o seu sabor e possibilita o seu uso culinário! Confira como prepará-lo em casa e de forma cremosa - com creme de leite e queijo.

4º. cremoso com purê de batatas

autor: Dicas Para seu dia a dia

Não sabe o que fazer para o seu almoço de domingo? Surpreenda a todos com esse delicioso prato assado preparado com bacalhau dessalgado, cebola, alho, cheiro verde, tomate, requeijão, pimenta de cheiro e azeitonas.

Essa mistura será o recheio da receita, uma vez que ele fica entre duas camadas de purê na travessa! Lembre-se de finalizar com queijo e levar para gratinar.

5º. simples

autor: Simony Paula

Faça este delicioso preparo rapidamente, perfeito para um almoço especial!

Os ingredientes são todos comuns na cozinha da maior parte dos brasileiros. Sendo assim, aproveite para montar essa travessa com os itens que mais lhe agradarem. Não se esqueça das verduras, pois elas dão uma aparência especial para a receita!

6º. com leite de coco

autor: Essa Receita Funciona

Para preparar, dessalgue o bacalhau e cozinhe por 20 minutos. Faça a batata e monte camadas no seu refratário na ordem instruída. Por último, acrescente o leite de coco, tampe com papel alumínio e coloque para assar.

Essa delícia possui uma beleza que torna impossível não querer provar!

7º. com legumes, batatas assadas e azeite

autor:  Cantinho da Ester Guarujá

Esse especialíssimo alimento leva batatas, cenouras, tomates, pimentões, cebola, cheiro verde e azeitonas sem caroço, legumes que fazem desse um preparo sem igual.

O bacalhau já é um peixe saudável, mas, imagina, então, com todos esses ingredientes? Aproveite para prepará-lo em festividades, como ano novo e páscoa!

8º. com migas

autor: A Pitada do Pai

Esse tradicional assado pode ser feito por qualquer aspirante a chef de cozinha, inclusive por você. Basta seguir as instruções e fazer essa deliciosa miga de broa para acompanhar!

Esses são todos os ingredientes da miga: azeite, alho laminado, farelos de broa e caldo verde – preparado com couve. Não vai perder essa, hein?!

9º. com arroz branco de forno e requeijão

autor: Dupla Gourmet

Depois de ver nesse vídeo como fazer, duvido que você não testará essa receita!

A cremosidade e o sabor envolvido nessa especialidade são capazes de chamar a atenção de qualquer pessoa! Se quiser um acompanhamento para melhorar essa especialidade, prepare uma salada com alface e tomate.

10º. com broa de milho no forno

autor: Vovó Maria na Europa

Esse prato tipicamente português, o bacalhau com batatas, pode ser feito por você sem maiores dificuldades. Utilize 400 gramas dessa carne, 300 gramas de broa, 100ml de azeite, couve cozida, 2 cebolas e 200 gramas de batatas.

A couve e a broa, outros ingredientes essenciais nessa receita, se harmonizam perfeitamente, dando origem a essa maravilha!

11º. com molho branco

autor: Receitas da Mi

Para você fazer a receita, comece derretendo a manteiga para a base do molho. Utilize farinha, leite e sal para construir o sabor.

Depois de dessalgar e limpar o peixe, refogue-o com alho e cebola e, por último, acrescente o molho branco com queijo parmesão ralado. Asse, coloque na mesa para servir e deguste bem.

12º. desfiado com creme de leite

autor: TudoReceitas

Quer saber as principais dicas para fazer uma receita super cremosa, porém leve e suave?

Confira esse delicioso passo a passo com bacalhau desfiado e muito sabor envolvido!

Esperamos que essa lista de receitas contribua para os seus preparos com esse peixe incrível. Agradecemos a atenção e desejamos uma ótima experiência!

poste no pinterest esta imagem de receita de bacalhau-de-forno

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.