Bacalhau Ao Forno + Variações Para Toda A Família Aproveitar Cada Pedaço

Um prato maravilhosos para ser feito não apenas na Páscoa, mas em qualquer ocasião.
Publicado em Peixes
Bacalhau Ao Forno + Variações Para Toda A Família Aproveitar Cada Pedaço Vincenzo De Bernardo / Shutterstock.com

Bacalhau é um peixe que é comumente consumido no Brasil na época da Páscoa. E com essa época chegando, vamos ver a Receita de bacalhau ao forno simples.

Mas por que é tão consumido justamente nessa época? Isso porque na Semana Santa não se come carne vermelha, apenas a carne branca e peixes. Além disso, o bacalhau tem tantos benefícios que fica difícil não querer comer.

Benefícios como redução de colesterol, redução de estresse e o alimento também é extremamente rico em ômega 3.

Para começar, vamos ver uma receita bem simples e tradicional, mas se essa não é a sua praia, confira todas as outras variações que temos para você também.

poste no pinterest esta imagem de receita de receita-de-bacalhau-ao-forno

Receita de bacalhau ao forno com batata simples e fácil: saiba como fazer

Rendimento
1 bacalhoada
Preparação
1 hora
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 1,5kg a 2kg de bacalhau sem espinhas (limpo);
  • Dentes de alho a gosto;
  • Sal e pimenta a gosto;
  • 2 tomates;
  • Salsinha e cebolinha a gosto;
  • 1 cebola pequena;
  • 1 xícara de azeitonas verdes;
  • 1 ½ pimentão vermelho picado;
  • 1 1/2 pimentão amarelo picado;
  • 1 1/2 pimentão verde picado
  • 1 xícara de azeitona preta sem caroço;
  • 6 batatas cortadas em rodelas finas e pré cozidas.

Modo de preparo

  • Pegue o bacalhau dessalgado e limpe bem, lembre-se de pré cozinhar também as suas batatas;

  • Em uma panela grande e com água, coloque o seu bacalhau no fogo até começar a desmanchar;

  • Leve ao fogo outra panela com um pouco de azeite de oliva, pode caprichar, um pouco de alho e comece a acrescentar os pimentões verdes, amarelos e vermelhos para refogar por 10 ou 15 minutos;

  • Depois que refogar, coloque as cebolas e deixe cozinhar mais um pouquinho;

  • Quando o seu bacalhau começar a desmanchar, escorra a água e desligue o fogo e vá tirando os espinhos sem despedaçar muito;

  • Em uma assadeira, coloque azeite e posicione as batatas cozidas como uma cama, em seguida o bacalhau, depois o pimentão por cima;

  • Coloque as azeitonas pretas, verdes e o tomate por cima de tudo e coloque azeite por cima;

  • Repita novamente as camadas e finalize com azeitona, tomates e o azeite;

  • Pré-aqueça o forno a 180° graus ou temperatura média por cerca de 20 a 25 minutos e coloque o seu refratário grande. Depois retire do forno e estará pronto.

Você ainda pode temperar com sal, pimenta do reino, folhas de louro, noz moscada, ovos cozidos, temperos especiais e acompanhe com arroz e uma salada.

Confira muitas outras variações de como preparar o seu bacalhau.

A portuguesa

O bacalhau é um peixe que foi trazido pela corte portuguesa alguns séculos atrás. E apesar de ser um ingrediente comumente consumido na semana santa, ele é a base da alimentação portuguesa.

Não deixe de preparar para o almoço de Páscoa ou até mesmo ano novo.

Cremoso

O bacalhau é uma receita feita todo ano então por que não fazer de diferentes formas? Essa cremosa vai dominar o paladar de todas as pessoas presentes na sua festa, almoço ou jantar.

Temos certeza de que vai conquistar todos pelo estômago!

Com cebola e pimentão

E para quem ama cebola na comida e um prato super temperado e recheado de delícias, vai adorar essa receita.

Capricha na cebola, no pimentão e nos temperos para se deliciar e deixar todos com água na boca.

Com brócolis

Adicionar os brócolis em uma receita tão saborosa quanto essa vai fazer com até quem não curte esse arbusto verdinho fique caidinho de amores pelo prato.

Não deixe para fazer apenas em ocasiões especiais e passar vontade.

Com purê de batata

Essa receita vai fazer o seu estômago roncar com certeza. É praticamente um escondidinho de bacalhau ao forno, isso porque é feito com purê de batata e queijo gratinado.

Uma delícia, não acha?

Desfiado

Diferentemente da primeira receita, essa aqui tem o intuito de desfiar sim o bacalhau. Inclusive é uma forma de fazer com que as crianças comam sem se machucar com os espinhos que podem encontrar.

Não que os espinhos sejam difíceis de serem notados, eles são enormes, mas muitas vezes podemos nos esquecer de olhar alguma parte ou deixar passar algo. Então para não acontecer isso, sugiro que desfie para as crianças.

Com bacon

Não dá para faltar uma opção sem o tão amado bacon, ele que faz sucesso no mundo inteiro e conquista o coração de todos.

Mas também não vamos exagerar na dose porque apesar de muito gostoso, é uma comida extremamente gordurosa.

Com broa

Já pensou em comer bacalhau com broa de milho? Por incrível que pareça é uma combinação que dá super certo e fica, olha, uma maravilha.

E esse ingrediente é outro que foi trazido para o Brasil por Portugal, então esse prato é quase uma herança da coroa portuguesa.

Com leite de coco

Sempre podemos esperar qualidade de um prato com leite de coco, isso porque além de delicioso é um alimento rico em gordura boa e muitos outros benefícios.

Tais como, a rápida digestão transformando em energia o que foi consumido e a reposição de importantes nutrientes e vitaminas.

De cebolada

Para quem não tem medo de ficar com um bafinho de cebola quando for encontrar o ‘crush’ também temos essa opção de bacalhoada + cebolada deliciosa.

Basta escovar os dentes que você não vai precisar se privar de comer essa delícia.

Com legumes

Como pais, estamos sempre tentando encontrar um jeito de inserir os legumes na alimentação diária dos seus pequenos. E uma dica para isso é fazer com que eles tentem comer mais com receitas e sabores diferentes.

Com molho branco

Uma receita com raízes portuguesas e francesas, quer coisa mais chique que isso? Isso porque o bacalhau é um peixe trazido como herança portuguesa para os brasileiros e o molho branco tem origem francesa.

É super simples de fazer e fica uma delícia.

Com batatas ao murro

Batatas ao murro pode ser um nome um tanto estranho para nós, mas o que realmente significa?

É uma receita tradicionalmente portuguesa em que as batatas são cozidas com casaca e depois levadas para a pressão até abrirem. Para então serem assadas no forno.

Com batata doce

E para quem busca uma opção mais fit, digamos assim, essa receita com batata doce é ótima para você que busca uma opção mais saudável ou apenas diferente.

Além disso, a batata doce reduz o risco de diversas doenças crônicas, além de ser rico em ferro e trazer benefícios para as mulheres que perdem muito desse nutriente no período da menstruação.

Com todas essas opções como podemos não gostar ou não cozinhar o bacalhau? Ele é um peixe cheio de benefícios para a nossa saúde, como a redução de estresse, riscos de câncer de colón e ainda ajuda a proteger a pele.

Já escolheu a sua receita favorita?

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.