9 Receitas de Bacalhau A Lagareiro E Outras Versões para Se Sentir Em Portugal

Um prato perfeito para as ocasiões especiais do dia a dia.
9 Receitas de Bacalhau A Lagareiro E Outras Versões para Se Sentir Em Portugal
Avalie este item
(13 votos)

Você já ouviu falar em bacalhau à lagareiro? Esse prato de origem portuguesa é perfeito para quem está querendo uma comidinha leve e requintada para os feriados religiosos ou para impressionar a família e os amigos em uma ocasião especial!

A receita de bacalhau à lagareiro não é específica, o que a caracteriza são os preparos. Para ser considerado a lagareiro ele precisa vir acompanhado de belas batatas assadas ou cozidas e em seguida amassadas de maneira sutil, cebola, ervas frescas e é claro muto azeite.

Logo após conhecer a nossa receita em destaque, continue rolando para baixo e descubra mais preparos para se inspirar.

Receita de bacalhau a lagareiro: Saiba como fazer

Rendimento
Serve até 6 pessoas
Preparação
60 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 4 lombos de bacalhau
  • 1 cebola grande cortada em rodelas meia-lua
  • 4 folhas de louro
  • 650 g de batatinhas com casca
  • Sal e pimenta a gosto
  • 250 ml de azeite
  • Coentro fresco picado
  • 8 dentes de alho laminados
  • 200g tomatinhos cereja (opcional)
  • Aspargos a gosto (opcional)

Modo de preparo

  • Em uma assadeira adicione um fio de azeite, espalhe bem ao fundo e então disponha as batatas.
  • Logo depois tempere com sal e pimenta, misture bem para que o tempero pegue em toda a batata por igual.
  • Nesse ponto leve ao forno preaquecido a 200° por cerca de 30 minutos ou até as batatas amolecerem levemente.
  • Enquanto isso, em uma panela acrescente o restante do azeite seguido por cebola e louro, refogue até que a cebola fique translúcida, nesse ponto acrescente o alho e deixe dourar. Reserve.
  • Passado o tempo retire as batatas do forno e então com auxílio de um garfo amasse as batatas levemente.
  • Logo em seguida disponha elas na assadeira deixando um espaço no centro.
  • Acrescente 1/3 do refogado e então os aspargos, logo em seguida adicione o lombo, regue com mais azeite e tempere com pimenta.
  • Coloque os tomatinhos e então leve tudo ao forno preaquecido a 180° por mais 25 minutos ou até que o frango esteja molinho.
  • Passado o tempo retire finalize com coentro e sirva.

2º. Com batatas ao murro

Autor: Receitas

Se você está procurando uma receita fácil, saborosa e tradicional para surpreender a sua família ou os seus convidados, não precisa procurar mais. O bacalhau a lagareiro é uma ótima opção para qualquer ocasião, seja um almoço de domingo, um jantar especial ou uma festa de fim de ano.

O bacalhau é cozido no forno com bastante azeite, alho e ervas aromáticas, ficando macio e suculento. As batatas ao murro são o acompanhamento perfeito, pois absorvem o sabor do azeite e do alho e ficam com uma casca dourada e uma polpa macia. Não perca tempo e experimente esta receita. Você não vai se arrepender!

3º. No forno

Autor: Temperos e Sabores

Não tem como não se apaixonar por essa versão maravilhosa do bacalhau que além de simples dispensa os passos no fogão e pode ficar pronta em poucos minutos no forno.

A receita é simples, leva poucos itens e é ideal para quem prefere a simplicidade de poucos ingredientes com um sabor inesquecível. Com certeza vale a pena experimentar, você com certeza vai se apaixonar por todo esse sabor.

4º. Tradicional

Autor: Tuga na Cozinha

Prefere os pratos tradicionais? O alimento pelo que é sem país de origem? Se sim, você precisa conferir esse passo a passo sensacional que vai te ensinar os passos para o prato perfeito e idêntico ao que encontramos em Portugal.

A receita é simples e os ingredientes bastante acessíveis, com certeza vale muito a pena experimentar, você com certeza vai se apaixonar pelos tons e riqueza dos sabores desse prato.

5º. À minhota

Autor: DOMINGOS COM MAIS SABOR by Ricardo Ferreira

Se você está procurando uma receita de bacalhau diferente e deliciosa, que tal experimentar o bacalhau lagareiro à minhota? Esse prato típico da região do Minho, em Portugal, é ideal para quem adora fugir do óbvio e está querendo um prato que misture muitos sabores sem fazer festa ou virar uma bagunça.

O bacalhau é cozido e depois assado no forno com batatas, cebolas, alhos e azeite. Mas a principal diferença é o refogado reforçado que leva tomates, pimentões, louro, azeitonas e vinho branco. Esse molho tem uma cor apaixonante e um sabor irresistível que combina perfeitamente com o bacalhau. O resultado é um prato suculento, aromático e muito saboroso, que vai deixar todos com água na boca. Não perca tempo e experimente essa receita!

6º. Polvo

Autor: Bernardino Receitas

Você já experimentou polvo a lagareiro? Se não, você está perdendo uma das receitas mais saborosas e fáceis de fazer com esses frutos do mar. O polvo a lagareiro é uma forma de preparar o polvo que o deixa macio, suculento e com um sabor incrível. Ele é cozido em água e sal, depois assado no forno com bastante azeite, alho e louro.

O resultado é um polvo que se desfaz na boca e que combina perfeitamente com batatas ao murro e uma salada verde. Se você gosta de bacalhau, vai adorar o polvo a lagareiro, pois ele tem um sabor semelhante e um preparo idêntico, você só precisa de um bom polvo fresco ou congelado, alguns ingredientes simples e um forno bem quente. Então, não perca tempo e experimente hoje mesmo essa receita maravilhosa.

7º. Com ovo

Autor: Amoraogosto um Casal na Cozinha

Se você é um amante da culinária portuguesa, não pode deixar de experimentar um delicioso bacalhau a lagareiro com ovos cozidos. Essa receita é simples, mas muito saborosa e nutritiva.

Você vai surpreender seus familiares com essa combinação de sabores que é típica da cozinha portuguesa. Não perca tempo e prepare hoje mesmo esse delicioso bacalhau a lagareiro com ovos cozidos. Você vai se apaixonar por essa receita!

8º. Com brócolis

Autor: VEJA SÃO PAULO

Você está procurando uma receita fácil e saborosa para o seu almoço ou jantar? Que tal preparar um delicioso bacalhau a lagareiro que combina toda a potência do peixe com a textura e os nutrientes do brócolis?

É uma refeição completa, saudável e muito aromática, que vai surpreender o seu paladar e o dos seus convidados. Não perca tempo e veja o passo a passo desta receita de bacalhau a lagareiro com brócolis que vamos ensinar a seguir. Você vai ver como é fácil e rápido de fazer, e como fica delicioso!

9º. Com legumes

Autor: necasdevaladares - receitas caseiras

Você está procurando uma receita fácil e deliciosa para surpreender a sua família ou os seus amigos? Então você precisa conhecer o bacalhau a lagareiro, um prato típico português que combina toda a potência do peixe com um mix de legumes saboroso que vai conquistar por sua leveza e simplicidade de preparo.

Não perca tempo e aprenda a preparar essa delícia hoje mesmo. Você vai se surpreender com o resultado e os seus familiares vão ficar com água na boca!

Gostou desses pratos simples e saborosos? Aprenda outras receitas com bacalhau por aqui! Você com certeza vai se apaixonar pela nossa variedade.

poste no pinterest esta imagem de receita de bacalhau-a-lagareiro

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.