17 Receitas de Ravióli para Ter uma Massa Incrível

Descubra formas variadas de preparar um ravióli de comer rezando!
Publicado em Massas
17 Receitas de Ravióli para Ter uma Massa Incrível

Quando você presenteia a família com aquele delicioso ravióli, você nem imagina que essa maravilha já encanta o paladar das pessoas há quatro séculos! E mais: a massa dobradinha marcou presença no nosso Ocidente e também no Oriente.

Porque aí vai a surpresa: parece que o ravióli não surgiu na Itália... Na verdade, ele teria sido trazido por Marco Pólo da China para o País da Bota!

Mas se o ravióli é originalmente italiano ou chinês não importa. Até porque foram os italianos que implementaram a massa. O que vale é descobrir dezenas de formas de preparar uma receita de ravióli como nas mais autênticas casas italianas.

Lembrando sempre que seu preparo pede massa especialíssima, afinal não se trata de “um macarrão qualquer”. E o mais importante aqui: veja os inúmeros recheios pra fazer da sua receita de ravioli um prato que é um show a cada dia!

poste no pinterest esta imagem

Receita de ravioli De Carne: Como fazer

Este é o ravióli mais tradicional e apreciado no Brasil. A massa e a carne ficam perfeitas juntas! Não há quem não adore um bom ravióli de carne!

A receita do vídeo traz algumas dicas interessantes. E aqui a gente destaca que para a massa caseira ficar no ponto – antes de tudo e independente do recheio – é preciso usar ovos bons e farinha de qualidade.

Outra dica: o preparo para a massa a ser recheada com carne, principalmente, tem que ser feito próximo à hora de servir; não pode ser feito muito tempo antes.

Com 4 queijos

Impossível uma receita mais italiana que essa massa com recheio 4 queijos. Para muitos, a combinação mais perfeita!

Bom, o Brasil é o país com maior número de imigrantes italianos: 30 milhões! Aqui esse prato é um clássico, pois não há nada com mais “cara de Itália” do que os quatro queijos criados por lá: muçarela, parmesão, gorgonzola e provolone.

E maior do que a tradição é o sabor! Mamma mia! Assista atentamente ao vídeo para o melhor preparo desse ravióli típico!

Com frango

Esse ravióli com frango, mesmo utilizando a massa comprada pronta, é mesmo de apetecer!...

No caso desta receitinha do vídeo, a gourmet optou por mesclar o molho de tomate tradicional com molho madeira...

O bom de trabalhar massas e recheios é isso: a possibilidade constante de inovar, sempre acrescentando molhos, incrementando recheios, misturando sabores... Faça essa receita e crie a sua também!

Com camarão

Esse apetitoso recheio é o que há de bom, não é mesmo? E as imagens deste vídeo quase deixam sentir o cheirinho do camarão na hora em que aparece o molho na telinha...

Bom, eu sou do fã-clube das delícias recheadas com camarão, queridinho absoluto dos chefs de cozinha. Não por acaso, frutos do mar são astros da culinária universal!

No caso dessa receita de ravióli, a massa também é estrela! Viu as dicas para fazer e congelar? Até por 2 meses! Confira o passo a passo no vídeo!

Com molho branco

Nada como um molho branco especial para sofisticar o sabor de um prato.

Principalmente o molho à Romanesca desta receita de ravióli! Depois de pronto, fica tão bom que parece até uma mágica italiana típica, não é mesmo? Mas é só combinar presunto picado + champignon + creme de leite + ervilhas + parmesão + alho + manteiga... e você terá um molho italiano como nas melhores casas do Bixiga, aposte nisso!

Ao Sugo

E se é para preparar uma massa italiana autêntica com aquele molho pra lá de tradicional – imagine aqui aquele sabor dos quitutes da Festa de Nossa Senhora Achiropita –, vamos agora a uma receita de ravióli ao sugo...

Prepare-se para esta festa dos sabores: faça um legítimo molho ao sugo com tomates pelados, cebola, alho e um bouquet garni (louro, manjerona, manjericão e salsa) e recheie os raviólis! Ficará mais divino que uma divindade romana, tenha certeza!

Frito

É claro que os preparos mais elaborados tornam mais saboroso um ravióli, seja ele de que recheio for e com os melhores molhos italianos, como acabamos de ver...

Porém, um bom mestre-cuca, uma boa gourmet (ou gourmande) pode sempre inventar formas novas de preparar um prato ou um petisco! É o que mostra o vídeo acima, em que a dona do canal conta como a consistência da massa do ravióli lhe deu a ideia de preparar deliciosos raviólis fritos!

Com recheio de ricota e na manteiga com ervas finas

Outro modo bem particular de elaborar e preparar uma receita de ravióli é usando manteiga e ervas finas na fritura... Saboriza de uma maneira única!... Uma verdadeira delícia!

Para o recheio? Ricota, como no exemplo da vez. Mas também pode ser com presunto cru, anchovas, sardinha etc. Experimente!

Crie recheios e modos de fazer que sejam só seus!

Caprese – com Shitake e Pesto

A receita agora é uma história à parte: ravióli com shitake e pesto. E quem se atentar para os detalhes deste preparo vai se sentir na terra de Cristóvão Colombo, na Ligúria, norte da Itália, pois é de lá que vem o molho pesto.

Você sabe de que ele é feito? Quer aprender a preparar? Pois eu conto e ensino: de folhas de manjericão, sal, alho, pecorino ou parmesão ralados... Tempere com pimenta preta e regue generosamente no azeite. Pronto!

Quanto ao shitake para o recheio, as dicas são simples: hidrate-o com água quente por exatos 10 minutos; depois, é só fritá-lo na manteiga com muita cebola!

De muçarela de búfala com tomate seco

Passando para os raviólis de recheio bem natural – algo vegetariano –, apostamos agora em muito manjericão e molho de tomate caseiro para essa receita de ravióli com recheio de muçarela de búfala e tomate seco. Fica divino!

E aquela dica de ouro: como mostra o vídeo, se você preparar a massa em casa, aí é que o ravióli ficará irresistível! Aprenda e invista!

De abobrinha com frango

Mais natural do que esta receita, impossível! Ravióli com massa de abobrinha e recheio de frango? Essa é a medida do alimento saudável e saboroso ao mesmo tempo.

A dica de preparo é única e simples: corte – no próprio formato do legume – folhas de abobrinha e, em seguida, junte as tiras finas formando uma trouxinha, que lembrará o ravióli convencional. E aí ponha o recheio: frango desfiado cremoso... Hummm!

Para apimentar o sabor, não deixe de fora de seu preparo a poderosa páprica defumada!

Com massa verde de espinafre

Para você ficar com uma silhueta fininha,podetrocar a tradicional massa italiana por uma massa feita com espinafre sem perder o sabor do prato. Garantimos!

Preste atenção a essa mistura de ingredientes – espinafre refogado, tomate seco, queijo parmesão, ricota amassada, ovos, pimenta do reino, sal + farinha (quase tudo natural!), assista ao vídeo com todos os detalhes e faça para a família esse ravióli verde!

Vegano

Um receita de ravióli vegano... Como? Massa caseira, recheio e molho supernaturais! Detalhando: massa feita com suco de temperos verdes, o queijo de... castanha! Só não muda o molho de tomate, viu?

Assista ao vídeo para se inteirar do modo completo de fazer, mas adiantamos aqui os ingredientes que vão fabricar esse ravióli ultradiferente e que fala a linguagem vegana desses tempos:

MASSA = temperinhos verdes + água filtrada + farinha de trigo integral + azeite + sal

QUEIJO DE CASTANHAS = castanhas colocadas de molho + água quente + tapioca + nutritional veast + pimenta branca + alho + cebola + cúrcuma + páprica.

De abóbora

Aqui nesta receitinha – ultra, mega, hipernatural – tudo começa com um preparo caseiro de massa de abóbora (massa integral!) para ravióli. Tempos atuais, receitas modernas, mas aquela dinâmica de boa e velha cozinha com rolo de macarrão e estilete para cortar massa!...

Visualizou aí na sua mente?... Mas também temos o vídeo para você conferir com olhos reais e detalhes.

E, ao final, prepare-se: você vai se deparar com um belíssimo prato: ravióli de abóbora com presunto no recheio e tâmaras saborizando e decorando o prato, produzido com farinha de centeio naturalíssima!

De queijo e presunto

Depois das seções acima de receitinhas naturais, voltamos à Itália tradicional! E nada mais napolitano do que um ravióli de queijo e presunto com massa típica e feita em casa com o apuro clássico do prato.

Miscelânea da produção: farinha de trigo + muçarela + presunto + azeite + sal + salsa + orégano.

Doce, com recheio de banana

Que tal uma receita de ravióli doce? Ravióli de banana! Já pensou que luxo de sedução do paladar?

Continuando aqui com a recomendação (para quase todas as fórmulas variadas do prato) de massa caseira fresca... No caso, o mesmo modus operandi, sendo que desta vez o recheio será doce: de banana da terra!

Dicas finais: massa bem fina e temperada originalmente com pimenta e noz-moscada.

De chocolate

Mais um ravióli doce! Sim, o formato e a massa tradicionais, só que com cacau! É isso aí: fechamos essas receitas com chave de ouro!

A massa é feita daquela equação básica: receita tradicional da massa de macarrão/ravióli, ou seja, para cada 100g de farinha de trigo, um ovo.

No vídeo, a culinarista explica que, em vez de 300g de farinha (usados normalmente), ela colocou 50 gramas de cacau. O resultado são os inovadores e deliciosos raviólis de chocolate!

Sugestão para a cobertura: Coulis de morango – uma deliciosa calda feita com morangos (ou outras frutas vermelhas) + açúcar + limão. Além de deliciosa, a sobremesa fica linda!


Bem, você viu aqui como fazer ravióli – de diversas formas, com variadíssimos recheios e até para servir como sobremesa! Além de tudo, seu formato e seu preparo original se adaptam até mesmo a esses tempos veganos, com esses novos raviólis de massas de vegetais.

Agora, só você pode decidir se quer um ravióli vegetariano ou um de massa italiana legítima, com molhos e recheios típicos, picantes e bem apimentados!... A escolha é sua!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.