Autêntico Pierogi + Diversas Variações Desse Mesmo Cozido

Esse é um pastel cozido muito saboroso, típico da Polônia e Ucrânia.
Publicado em Massas
Autêntico Pierogi + Diversas Variações Desse Mesmo Cozido olepeshkina / Shutterstock.com

Hoje, selecionamos uma deliciosa receita de pierogi recheada e com muito sabor, que pode ser tanto comida na hora quanto congelada para depois. Esta receita é bela, apetitosa e uma tradição na culinária polonesa. E, por isso, você precisa preparar e chamar a todos para provar!

Se você acha que essa é a única iguaria do dia, está enganado! Depois deste passo a passo, você pode conferir outras receitas excelentes e que vão contribuir (e muito!) no seu bem-estar.

poste no pinterest esta imagem de receita de receita-de-pierogi

Receita de pierogi tradicional de batata com molho: Saiba Como Fazer

Rendimento
10 porções
Preparação
60 minutos
Dificuldade
Fácil
Referência de Medida: Copo de 190ml
Ingredientes

Para a massa

  • 1kg de farinha de trigo sem fermento
  • 1 ovo
  • 2 colheres (sopa) de margarina com sal
  • 3 copos de água fria

Para o recheio

  • 4 batatas cozidas picadas
  • requeijão ou ricota
  • cebolinha a gosto
  • salsinha a gosto

Para os molhos

  • 2 colheres (sopa) de nata
  • cebolinha a gosto
  • bacon a gosto
  • manteiga

Modo de preparo

Massa

  • Comece colocando a farinha em uma bacia grande. Depois, adicione o ovo e a margarina e mexa com uma colher. Vá adicionando a água aos poucos e mexendo sempre.

  • Quando a massa começar a pegar consistência, abandone a colher e coloque as mãos para trabalhar. Vá misturando com uma mão e adicione mais água se precisar.

  • Tente fazer uma bola com a massa. Se ela ficar nesse formato por, pelo menos, alguns segundos, retire da bacia e leve para uma superfície lisa untada com trigo. Sove bem a massa até que fique uniforme e pare de grudar nas mãos.

  • Coloque em um saco plástico e deixe descansar por 45 minutos na geladeira, se estiver com pressa, ou de um dia para o outro.

Recheio

  • Primeiramente, separe uma bacia menor. Comece amassando as batatas e o requeijão (ou ricota) com um garfo. Adicione a salsinha e a cebolinha e mexa tudo muito bem. Reserve.

Montagem

  • Retire a base da geladeira e unte uma superfície lisa com farinha de trigo para não grudar. Em seguida, abra a massa com um rolo ou cilindro. Capriche bastante nesse processo, para que não fique grossa.

  • Feito isso, use uma caneca ou forma (em formato circular) para marcar o tamanho de cada pierogi e realizar o corte dos discos. Para montar, pegue cada disco e coloque meia colher de recheio no centro da massa. Una as duas pontas, em formato de meia lua, e amasse as bordas com os dedos.

Cozimento

  • Para cozinhá-los, coloque uma panela, quase cheia com água, em fogo médio. Com a água fervente, tempere com sal e óleo e vá adicionando os pierogis.

  • Quando subirem para a borda da panela, significa que estão prontos! Retire-os e coloque em um prato. Faça isso com todos.

Molho

  • Misture a nata e a cebolinha, em uma frigideira, até que a nata derreta. Despeje esse primeiro molho na metade dos cozidos.

  • Para o segundo acompanhamento, basta fritar o bacon com manteiga e despejar na outra metade dos pierogi.

  • Deguste à vontade!

Continue lendo para conferir as outras 13 receitas super especiais e deliciosas de pierogi:

caseiro com carne moída

Essa receita leva, somente, 4 itens. Ela fica firme e possibilita o preenchimento com diversos recheios, como feijão preto, repolho ou batatas.

Porém, hoje, você aprenderá o melhor: recheio de arroz com queijo!

Depois de rechear, leve para cozinhar e cubra com o delicioso preparo de carne moída. Essa combinação fica excelente!

com massa de pastel pronta

Essa inusitada receita é perfeita para você que não sabe como fazer a tradicional base de pierogi, mas almeja preparar caseiramente esse delicioso prato.

Nesse vídeo, a base de pastel é preenchida com um delicioso recheio de batatas, orégano, salsinha, manjerona, muçarela e cebolinha.

Se quiser, troque a muçarela da sua receita por requeijão.

molho branco

O molho branco é perfeito para o acompanhamento de massas, como macarrão, lasanha e, é claro, pierogi.

Portanto, pegue os seguintes itens para o bechamel: cebola, margarina, farinha, leite, noz moscada, sal a gosto e pimenta-do-reino.

com ricota

Essa receita garantirá sucesso total nas suas vendas, principalmente, por se tratar de massas recheadas.

Misture a ricota com as cebolas picadas, as batatas amassadas e cheiro verde.

doce

Caso a sua área de proficiência seja a de doces e sobremesas, esse passo a passo irá parar direto na sua lista de receitas!

Coloque o recheio (a melhor parte) usando requeijão, gemas, açúcar e canela.

frito com massa de batata

Se você quer sair um pouco da caixinha, fritando o seu “pastelzinho” e impressionando na hora do almoço, essa receita é a ideal!

O modo de preparo é o mesmo do cozido, sendo o processo de fritura, a única diferença entre os dois.

com linguiça

Experimente esse delicioso acompanhamento com linguiça, perfeito para o pierogi e muito simples de fazer.

São necessários poucos ingredientes: cebolas, alho, linguiça, tomates, manjericão, azeite de oliva, sal e pimenta. Uma delícia!

vegano

Essa requintada receita não leva nenhum tipo de produto de origem animal e é livre de glúten em sua composição!

Sem farinha, sem leite e sem ovos, a base, além de ficar macia, fica mais leve do que a original!

acompanhado de sopa de beterraba

Faça este caldo de beterraba para acompanhar a base do pierogi.

Para servir, coloque cerca de 8 rolinhos em uma tigela e cubra com o caldo pronto. O mais interessante é que você pode fazer o recheio que preferir!

com frango caipira

O pierogi veio, diretamente do Oriente, para o Brasil por meio de Marco Polo. Essa receita é considerada uma tradição do campo, porém já se espalhou por ruas e avenidas do mundo inteiro.

Nesta variação, o toque brasileiro está presente no amor colocado no preparo, bem como no delicioso frango caipira ensopado que o compõe.

com bacon

O bacon está presente em diversas receitas da gastronomia brasileira, como, por exemplo, na farofa, no tropeiro, no macarrão com bacon, no molho branco, na lasanha...A lista é imensa!

Nesse sentido, essa receita une a leveza do cozido com a deliciosa carne do bacon. Não deixe de provar!

com molho de repolho

O pierogi, típico da Polônia, era considerado um prato essencial na dieta diária dos habitantes desse país. Assim, foram criadas inúmeras versões dessa iguaria, com diversas opções de recheios e molhos.

Neste passo a passo, você aprenderá a preparar um delicioso recheio de repolho com pouquíssimos ingredientes. Não se esqueça de mexer até dourar!

com frango com catupiry

O pierogi mais conhecido é o de recheio de batatas e ricota. Realmente, ele é muito saboroso, entretanto, a massa com recheio de frango com catupiry certamente não ficará para trás depois que você provar!

Essa lista está recheada de boas receitas e muitas dicas para facilitar a composição do seu prato. Então, quando fizer o pierogi escolhido, nos conte o que achou e qual foi o tipo de recheio e/ou molho selecionados. Bom apetite!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.