Panqueca Americana – Pancakes Massa Doce e Salgada pra se deliciar

  • Um sabor suave para fazer combinações perfeitas de todo tipo de sabor. As crianças e os adultos adoram essa maravilha.
Publicado em Massas
Panqueca Americana – Pancakes Massa Doce e Salgada pra se deliciar

A panqueca americana é conhecida por diversos outros nomes nas diferentes regiões do Brasil, o que há em comum entre todos que já provaram esse prato é a satisfação.

Além de ser deliciosa, ela é também prática e acessível, pois reúne ingredientes muito comuns, é bem provável que você tenha todos eles aí na sua casa. Não existe nada melhor para aqueles dias em que tem pouca coisa no armário e menos ainda na geladeira.

Não perca tempo, aprenda o como fazer a Receita de panqueca americana ou Pancakes Simples e Fácil maravilhosa e tenha um lanche pronto em poucos minutos a qualquer hora do dia, principalmente para o café da manhã.

Vamos começar o passo a passo!

poste no pinterest esta imagem

Receita de Panqueca Americana – Pancakes Massa Doce e Salgada: Como fazer

Quantidade
3 panquecas pequenas
Preparação
12 minutos
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

1 e ½
xícara de farinha de trigo
1
colher (chá) de sal
1
colher (sopa) de açúcar
3
colheres (chá) de fermento químico
1
ovo
1
e ¼ de xícaras (chá) de leite
3
colheres (sopa) de manteiga derretida

Modo de preparo

1

Preparando a base

  1. Em uma tigela coloque a farinha de trigo, o fermento químico, a pitada de sal, o açúcar, o leite, o ovo e a manteiga derretida.
  2. Agora misture tudo muito bem, raspando as laterais do recipiente que utilizar, pode usar um batedor fuê ou um garfo para realizar esta etapa.
  3. Mexa até que consiga obter uma mistura homogênea. Não se preocupe se sua massa não ficar consistente, o ponto desejado aqui é líquido. É na panela que ela vai ganhar a firmeza necessária.

Dicas:

  • Essa panqueca tem um sabor neutro, ela não é salgadinha, mas também não é docinha. Isso ajuda no momento de adicionar coberturas e acompanhamentos. Entretanto, se quiser que a sua fique salgadinha é só excluir o açúcar do preparo.
  • Você pode adicionar sabores a massa, como, por exemplo, cacau em pó, raspas de chocolate, uvas passas ou mesmo queijo ralado.
2

Hora de assar!

  1. Escolha uma frigideira antiaderente de sua preferência, será necessário acrescentar pouquíssimo.
  2. Leve a panela ao fogo e adicione a manteiga para que derreta.
  3. Em seguida, pode colocar a massa. Pode escolher fazê-la tomando todo tamanho da frigideira ou acrescentar pequenos montinhos de massa de tamanho menor. Isso vai depender do tamanho da sua frigideira.
  4. Agora precisará virar as panquecas do outro lado, para saber qual o é o momento ideal de fazer isso, observe se já é possível observar bolhas de ar se formando na parte de cima da massa. Se a resposta for sim, pode virar. Depois é só retirar do fogo e pronto!

Veja também uma boa lista de massa de panqueca doce simples e fácil, massa de panqueca de todos os tipos. Além de de uma seleção de panqueca simples extraordinária.

Dicas:

  • Se precisar usar a panela para preparar mais de uma panqueca, então, limpe-a com papel toalha ou guardanapo antes de começar a próxima. Isto porque os resquícios de manteiga queimada podem acabar modificando a tonalidade da próxima porção de massa.
  • Você pode jogar um pouco de açúcar na sua panqueca antes de virá-la, assim é possível adocicar um pouco mais a massa e criar uma camadinha fina e deliciosa.

Que coberturas e acompanhamentos posso usar para esse prato?

Uma das vantagens com essas panquecas é que existe uma série de coisas que combinam perfeitamente com elas e ainda adicionam um sabor especial. Vamos às sugestões:

Nas doces, pode jogar mel por cima, essa opção dá uma aparência mais tradicional; usar creme de avelã também é uma boa pedida, o sabor fica espetacular; o bom e velho chocolate fica delicioso aqui; assim como o doce de leite, que pode ser adicionado puro ou com bananas fritas. Vale a pena acompanhá-la de castanhas e de frutas e geleias diversas.

As coberturas salgadas também são vastas em possibilidades. Cito algumas delas: o frango cozido e desfiado é o tipo de opção que é sem erro, basta temperá-lo a seu gosto, deixando sempre um molhinho; o peito de peru pode ser colocado sem medo, combina perfeitamente; o presunto e o queijo também ficam excelentes, pode adicionar bacon ao preparo para deixar ainda melhor.

E só para provar que são mesmo infinitas as possibilidades vou lhe dar mais uma indicação: experimente preparar molhos de legumes, pode colocar palmito, tomate, rúcula, brócolis, etc. Solte a imaginação, jamais irá se arrepender!

Por que minha panqueca não ficou fofinha?

Esse tipo de problema nem é muito recorrente. Entretanto, se aconteceu, o principal motivo pode ser a qualidade do seu fermento, se ele estiver muito velho, então estará inativo. Teste-o colocando uma colher (chá) dele em um recipiente e jogando ½ xícara de água fervente, se começarem a aparecer bolhas na água, então pode usar.

Por que minhas panquecas ficaram com a aparência de queimadas na parte de cima?

É natural que ela fique dourada, mas é importante impedir passar do ponto. Se quiser pode substituir a manteiga por óleo de soja, que queima menos. Outra dica é usar o fogo baixo durante todo o processo, assim fica mais fácil acompanhar enquanto assam.

Qual a validade?

Para esta receita, se armazenadas na geladeira elas se mantêm apropriadas para o consumo por até 3 dias. O ideal é cobrir bem com papel filme.

Dá para congelar?

Dá sim e é um ótimo método para ter panquecas americanas por muitos dias. Para realizar isso, coloque-as uma sobre as outras, mas evite que se toquem. Separe-as com papel manteiga, assim evita que elas grudem. Em seguida cubra com papel filme. Também é possível cobri-las uma a uma, fica a seu critério.

O próximo e último passo é etiquetar a embalagem com a data de fabricação. Agora sim, pode levar todas para o freezer e mantê-las lá por até 30 dias.

Se seu desejo é congelá-las com o recheio então o prazo de validade diminui bastante. Procure consumir no período de 1 mês.

Dica:

  • Evite descongelar panqueca americana ou pancakes diretamente no forno, na frigideira ou no micro-ondas, o ideal é deixá-la em temperatura ambiente por, no mínimo, 1h 30min antes de voltar a aquecer. Isso ajuda a preservar a textura.

Gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Ao usar este site, você concorda com o uso de cookies. Usamos para criar uma ótima experiência para você.