17 Receitas de Nhoque de Mandioca para o almoço em família

Um prato italiano com toque brasileiro perfeito para sua dieta!
Publicado em Massas
17 Receitas de Nhoque  de Mandioca  para o almoço em família

Todo mundo gosta de massa, não é mesmo? O nhoque é uma massa que normalmente é feita com batata, mas hoje trouxemos 17 receitas de como preparar um nhoque de mandioca simples, fácil e gostoso.

A mandioca, também conhecida como aipim ou macaxeira, vai dar um toque brasileiro para esse prato tradicional da Itália. É uma comida que pode ser servida com diversos tipos de acompanhamentos e é perfeita para o almoço do final de semana com toda a família.

Não tem erro porque o sabor é sensacional e fácil: coloque os nhoques na água e quando começar a subir é só retirar porque está cozido. Faça em casa e surpreenda seus convidados com uma refeição especial.

poste no pinterest esta imagem

Receita de Nhoque de Mandioca De forno Simples: Como Fazer

Almoço deste domingo na área! Nhoque de mandioca com queijo e carne moída por dentro, quentinho e assado no forno.

Refogue a carne moída e deixe temperadinha. Depois de preparar a massa, modele uma bolinha generosa, recheie com a carne e um cubinho de mussarela e modele direito para fechar.

Numa assadeira untada com manteiga, coloque molho vermelho misturado com creme de leite para transformá-lo em rosé. Ponha bastante para que ele auxilie no cozimento da massa no forno preaquecido. Seu nhoque de mandioca com carne fica pronto depois de 20 minutos no forno.

Básico e simples

Simples e saborosa, confira!

Com a mandioca cozinhada e quentinha, passe a mandioca pelo amassador para formar um purê de mandioca e adicione uma gema de ovo e manteiga.

Depois de misturar, adicione uma colher de sopa de queijo parmesão ralado na hora e meia colher de chá de sal. Siga adicionando farinha de trigo. Quando estiver desgrudando das mãos, estará pronta. Sob uma superfície plana enfarinhada, faça rolinhos de massa e corte em quadradinhos pequenos.

A receita desta massa rende 4 porções, perfeito para o almoço em família!

Que não precisa cozinhar na água

Você deve estar imaginando como é possível fazer nhoque que não vai na água quente, pois aqui te explicaremos:

Você vai precisar de 1kg de mandioca cozida e espremida, 150g de farinha de trigo, 50g de amido de milho, 2 colheres de sopa de cebola ralada, alho picado a gosto, 3 gemas de ovo e 3 colheres de sopa de margarina.

Depois de refogar o alho e cebola na margarina, junte a mandioca na panela e misture um pouco antes de colocar as gemas. No fogo baixo, acrescente a farinha e a maizena e mexa até ficar no ponto. Depois é só enrolar e cortar em pequenos cubinhos.

Para congelar

Depois de cozinhar a mandioca na água com sal, amasse bem como purê de mandioca e adicione uma gema de ovo. Pode usar espremedor de batatas para amassar.

Misture com as mãos para juntar direito com a farinha de trigo. Siga sovando delicadamente numa superfície plana para ter o ponto de desgrude das mãos.

Faça rolinhos e corte no formato. Deixe os nhoques em uma assadeira enfarinhada para evitar que eles grudem.

Para congelar, você pode pré-cozinhar na água e depois deixar esfriar em choque térmico. Basta colocar numa vasilha dentro de pote grande com gelos. Depois que esfriar, deixe no freezer e tenha uma comida rápida para as suas refeições da semana.

Com 3 ingredientes e sem ovo

Esta receita é uma delícia e leva apenas três ingredientes: aipim, margarina e farinha de trigo.

Amasse todo o aipim quente e retire os fiapos. Para temperar, ponha três colheres de parmesão, prove e se achar necessário adicione uma pitada de sal. Junte todos os ingredientes e amasse.

Siga colocando a xícara de chá de farinha aos poucos para dar liga e ficar fácil de enrolar e cortar.

Cozinhe na água fervente até que os nhoques subam para a superfície da panela. Faça o acompanhamento da tua preferência e aproveite!

Com ragu à toscana

Para um ragu de linguiça toscana, separe os seguintes ingredientes: 500g de coxão duro cozido e desfiado, 3 colheres de sopa de azeite de oliva, 400g de linguiça fresca sem pele, 1 cebola picada, 3 dentes de alho, parmesão ralado, sal e pimenta a gosto, 700 ml de molho de tomate de boa qualidade, 1 xícara de chá de leite, meia xícara de chá de cenoura ralada e meia xícara de chá de vinho seco.

Faça um refogado de linguiça com a carne e depois adicione a cenoura ralada, o molho de tomates e o vinho tinto. Adicione o leite que dará cremosidade e deixe 10 minutos no fogo.

Depois é só usar o molho no nhoque cozido. Polvilhe queijo ralado, fica muito mais gostoso!

Com óleo de coco

Surpreendente!! Essa receita de massa de nhoque tem o modo de preparo mais simples de todos e é feita apenas com a mandioca, sal a gosto e óleo de coco!

Descasque a mandioca, deixe-a em pedaços menores e cozinhe a mandioca. Assim que estiver bem mole, escorra e amasse com amassador de batatas e coloque o óleo e o sal. Siga modelando até ficar homogênea e dar o ponto.

Depois de enrolar e cortar, leve ao fogo em uma panela com água, um fio de óleo e um pitada de sal. Espere que os quadradinhos bóiem para retirar e colocar numa travessa. Prepare um acompanhamento da sua escolha e bom apetite!

Com camarão

O camarão vai ficar perfeito com nhoque, confira o jeito de preparar essa receita!

Primeiro será preciso preparar um molho de tomate caseiro, depois refogue os camarões sem pele no azeite com cebola e alho picados. Adicione duas xícaras do molho de tomate e deixe começar a subir a fervura.

Tempere com sal e pimenta do reino moída na hora, acrescente leite de coco, salsinha e cebolinha e deixe ferver mais um pouco. Ponha no prato junto com o nhoque e aproveite!

Sem Glúten e salteados

O segredo dessa receita é deixar o purê de mandioca em uma tigela grande coberta por plástico filme na geladeira de um dia pro outro ou por apenas duas horas. Mas primeiro não esqueça de temperá-la com sal, pimenta e noz moscada.

Com a massa gelada, modele bolinhas com as mãos untadas de azeite. Depois deixe-as salteando na frigideira em fogo baixo aquecida com manteiga e sálvia que dará um toque especial. Sirva com um molho da sua preferência.

Ao molho branco

Que tal fazer um molho branco gostoso para acompanhar?

É muito fácil e fica super delicioso, confira a lista de ingredientes: 1 colher de sopa de manteiga, 1 cebola pequena picada, 3 colheres de farinha de trigo, 400ml de leite, 1 pitada de noz moscada, 1 caixa de creme de leite e queijo mussarela ralado.

Não esqueça de temperar a gosto com a pitada de sal e a pimenta do reino e de misturar até não ter grumos de farinha.

Após preparar a massa fresca, jogue o molhinho sobre ela diretamente no prato e manda ver

Ao molho de carne seca

A carne seca é um acompanhamento clássico do aipim, não podia ficar de fora da receita de nhoque.

O truque de mestre é usar tomates sem pele no junto com molho de tomates, vai garantir um gosto fresquinho e saboroso. Junte o pimentão verde picado e a carne seca dessalgada e desfiada.

Refogue e deixe cozinhar, acerte o tempero e finalize com salsinha picada. Boa sorte!

De micro-ondas

Agora outra versão simplíssima para fazer nhoque de mandioca, sem complicações para você que quer facilidade na cozinha.

Em uma panela grande, coloque a mandioca para cozinhar e tempere com cheiro-verde, pimenta e sal. Modele bolinhas de massa sobre a mesa, coloque em uma travessa e jogue molho de sua preferência e queijo ralado por cima. Leve ao microondas por cerca de 5 minutos para finalizar.

Com presunto parma

O acompanhamento dessa massa é super fácil de fazer e leva apenas manteiga e presunto parma.

Basta derreter a manteiga e adicionar o presunto picado. Em seguida, leve ao fogo os nhoques cozidos para saltear e se juntar ao presunto. Fica sofisticado e delicioso, faça na sua cozinha e impressione sua família no jantar de hoje!

Com ragu de costela

O ragu deve ser sempre com algum tipo de carne.

Para preparar este você deverá selar a carne temperada com pimenta e sal no fio de óleo. Cozinhe por 40 minutos com tomates e cebolas para ficar com bastante sabor.

Desfie a carne assim que estiver cozida e junte com molho vermelho de tomates e cogumelos. Que delícia!

Com sementes de linhaça

O uso da semente de linhaça é para substituir os ovos. Ela vai garantir que a mistura fique com liga e seja vegana. Adicione 50ml de água em duas colheres de linhaça dourada, misture bem e deixe hidratando por uns minutos.

Na água fervida com sal, coloque os nhoques aos poucos até começar a subirem à superfície retire com uma escumadeira. Prepare um molhinho vermelho e adicione manjericão, dê um toque italiano ao seu prato!

Com atum

Olha que interessante a ideia desta receita!

Depois de cozinhar e amassar a mandioca pelo amassador de batata, deixe esfriar. Em uma tigela grande, coloque a massa com 1 lata de atum e ovo. Misture com as mãos e se precisar bote um pouquinho de farinha de trigo para que comece a desgrudar.

Coloque um pouquinho de farinha na mesa, modele em rolinhos, corte os pedaços e leve ao cozimento.

Também pode fazer um acompanhamento de atum, o sabor do peixe dá um toque especial, faça na sua cozinha e confira!

Com polvilho doce

Para quem quer evitar o glúten, usar polvilho doce é uma opção ótima para fazer nhoque de aipim.

Essa receita ainda é sem ovo, então é necessário colocar azeite extravirgem na massa até dar o ponto.

Ponha a mistura homogênea em uma superfície plana, enrole e corte os nhoques em pequenos quadrados. Ponha o nhoque para cozer em água quente, espere até subirem para o topo e poder retirar da panela. Depois de cozido, ponha um molho pesto.


Bom, agora você precisa ir lá na cozinha preparar uma receita de nhoque de mandioca fácil e deliciosa da nossa lista para uma boa refeição em família! Incremente como quiser e aproveite!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.