Lasanha de Carne Moída Tradicional

  • Um gosto marcante e saboroso que vale cada segundo de preparo. Descubra os segredos dessa famosos prato que todos amam.
Publicado em Massas
Lasanha de Carne Moída Tradicional

Esse prato, que chegou ao Brasil no século XIX, conquistou a mesa dos brasileiros e já se tornou obrigatório em ocasiões especiais.

De preparação extremamente prática ele pode ser feito tanto por quem já está familiarizado com a arte de cozinhar quanto pelos amadores, sem perder o sabor inconfundível.

A Receita de Lasanha de Carne Moída Tradicional Simples e Fácil é perfeita para um almoço com a família, amigos ou para aquele jantar à dois.

poste no pinterest esta imagem

Receita de Lasanha de Carne Moída Tradicional

Quantidade
5 Porções
Preparação
60 minutos
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

500g
de carne moída
1
caldo de carne
1
cebola grande
3
tomates
300g
de queijo ralado muçarela
300g
de presunto ou apresuntado
Pimenta
do reino a gosto
Sal
a gosto
1
massa de lasanha pré-cozida
5
colheres de molho de tomate
500ml
de água quente
Colorau
a gosto

Modo de preparo

1

Deixando o molho pronto

  1. Primeiro, escolha uma panela grande e funda para utilizar, isso vai impedir que, ao borbulhar, o molho espirre por todo o seu fogão. Aqueça antes de jogar o óleo.
  2. Adicione a cebola, tomate, pimenta do reino e sal, deixe fritar, eles devem ficar um pouco murchos.
  3. Quando isso acontecer inclua a carne moída e amasse aos poucos, desgrudando os pedaços, para que ela fique mais soltinha. Coloque o caldo de carne e o colorau.
  4. Misture bem. Quando estiver frita acrescente o molho de tomate e deixe cozinhar por alguns minutos.
  5. Agora despeje água quente e espere ferver por um período médio de 8 minutos.

Pode-se também preparar o molho 2 dias antes da montagem, é só refrigerá-lo e esquentar quando for necessário. Fazê-lo com pelo menos 12 horas de antecedência deixa o sabor mais concentrado.

Importante!

  • Evite deixar ficar muito grosso, pois o molho para lasanha precisa de caldo.
2

Hora de montar

  1. Faça camadas. Inicie com uma de molho seguida por uma de massa de lasanha.
  2. Deixe pequenos espaços entre uma massa e outra para que o molho possa passar e umedecer a lasanha mais facilmente. Se for necessário nessa etapa, corte-as, de forma que seja evitada a sobreposição delas.
  3. Insira uma camada bem recheada de presunto ou apresuntado e uma de muçarela. Depois, mais molho, repita o processo e coloque mais massa, seguida de molho. Fica um belo molho à bolonhesa.
  4. Finalize com muçarela, capriche na quantidade. Você pode colocar um pouco de orégano, mas fica a seu critério.

Importante!

  • Nunca coloque a muçarela em cima da massa, pois isso faz com que ela grude e deixe a massa crua.
3

Vamos assar!

Leve ao forno preaquecido por 30 minutos a 180º em média. Deixe o queijo derreter bem, acrescente um pacote de queijo ralado parmesão por cima para dar mais sabor. Se for preciso você pode furar a massa para se certificar de que está bem cozida. Pronto! É só se deliciar!

Dica:

  • Cubra com papel alumínio, isto a deixará mais úmida.

Veja também essa incrível seleção de receitas de lasanha de variados sabores para sua família.

Qual a melhor massa para fazer minha lasanha?

Se o que você deseja é praticidade, opte pelas massas pré-cozidas, elas irão deixar seu trabalho mais rápido e fácil. Além disso, elimina-se o risco de passar do ponto e ter que comer uma lasanha se desmanchando.

No entanto, se a intenção é ter uma massinha para chamar de sua, não precisa se prender ao tipo caseiro tradicional, existem outras 2 possibilidades diferentes e igualmente deliciosas. São elas:

Panqueca
Aqui você irá preparar a panqueca e intercalar uma camada com elas e outra com o molho e demais ingredientes. É fácil e ainda reúne duas delícias em uma única refeição. Impossível não se apaixonar!

Pastel
Isso mesmo! Esse tipo é ainda mais prático e se sobrar massa, ainda dá pra fazer um delicioso pastel para o lanche. Aqui só é preciso seguir o passo-a-passo da montagem explicado na receita e depois levar ao forno para cozinhar a massa de farinha de trigo. Prontinho!

O molho branco pode ser uma ótima pedida

Quer ter outra opção de molho para variar no preparo da lasanha? Vou te ensinar um muito simples e delicioso. Você vai precisar de 2 colheres de sopa de manteiga, ½ cebola (já ralada), 2 dentes de alho amassados, 1 lata de creme de leite, 1 lata de requeijão, pimenta do reino e sal a gosto. Refogue a cebola e o alho até ficarem dourados. Adicione o creme de leite e o requeijão. Mexa. Diminua o fogo e espere ferver.

Qual a bebida que melhor acompanha esse tipo de prato?

Sem dúvidas o vinho tinto. Porém, ao escolher prefira um tipo bastante encorpado para harmonizar com o sabor intenso da receita de lasanha de carne moída simples.

Como congelar a lasanha?

Monte conforme indicado e em seguida coloque em um recipiente fechado. Espere esfriar e leve ao congelador. Ela se mantém conservada por até 3 meses, mas sugiro que consuma em até um mês, pois, à medida que o tempo passa, o sabor é alterado. Lembre-se de adicionar uma etiqueta com a data de preparo, ela irá lhe situar com relação à validade do seu prato.

Para descongelar: Esse momento também requer cuidados. Não descongele em temperatura ambiente. Deixe na geladeira até que esteja pronta para ir ao forno.

Por que minha lasanha ficou dura?

Alguns fatores podem ter atrapalhado o cozimento . Observe se alguma das coisas abaixo ocorreu durante o preparo:

  • O forno estava muito quente

O ideal é preparar essa receita em temperatura média, pois muito calor fará com que o caldo seque rápido e prejudique o cozimento.

  • Alguma camada ficou sem molho por cima

O molho é essencial para umedecer e deixar a textura agradável. Por isso, deve estar sempre presente, sem, no entanto, exagerar na quantidade.

Posso acrescentar outros legumes?

Pode. Contudo, certifique-se de escolher legumes menos aquosos, uma vez que, ao esquentar, o líquido presente neles sai e pode encharcar os outros ingredientes, amolecendo a lasanha em excesso.

Como posso engrossar meu molho?

Se os molhos mais grossos são os seus favoritos, acrescente um pouco de amido de milho diluído em água para ajudar a engrossar, mas evite exagerar, lembre-se de deixar uma boa quantidade de caldo.

Agora já sabe como fazer lasanha de carne moída perfeita com um molho à bolonhesa e queijo e presunto incrível para você. E super fácil de fazer. Veja masi receitas aqui no site.

Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Ao usar este site, você concorda com o uso de cookies. Usamos para criar uma ótima experiência para você.