Receita de Tortilha Mexicana Além de Versões de Tirar o Fôlego

Uma alimentação saudável pode ser divertida e mais fácil do que se imagina
Publicado em Lanches
Receita de Tortilha Mexicana Além de Versões de Tirar o Fôlego Brent Hofacker / Shutterstock.com

A Receita de Tortilha capaz de encantar do cozinheiro com menor conhecimento até o chef de cozinha, que pode ser usada de base para uma série de outras combinações, unindo os ingredientes mais frescos e saborosos, em completa harmonia.

A tortilha é um prato que apresenta versões tanto mexicanas quanto espanholas. Se mexicana, se assemelha a um pão folha, feito com farinha branca ou de milho, e o recheio será conforme a preferência. No entanto, quando espanhola, leva ovo na composição e é semelhante a uma omelete.

Em seguida, teremos uma seleção com outras 13 receitas mais saudáveis e coloridas para você experimentar. Escolha a que mais te agrada e desfrute.

poste no pinterest esta imagem de receita de tortilha

Receita de Tortilha Mexicana: Saiba Como Fazer

Rendimento
4 porções
Preparação
50 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 250g de farinha de trigo
  • 120 ml de água morna
  • 5g de sal
  • 35 ml de óleo

Modo de preparo

  • Em uma tigela grande, misture o sal e a farinha.

  • Acrescente a água morna, não água quente, e óleo.

  • Mexa com o auxílio de alguma colher, até tudo formar uma massa mais homogênea.

  • Sove a massa, até formar uma bola totalmente homogeneizada.

  • Deixe descansar por 30 minutos, coberto por um pano umedecido.

  • Após esse tempo, divida a massa em pequenas bolinhas.

  • Boleie a massa numa superfície plana e lisa, deixando-a bem redonda, e deixe descansar mais 10 minutos, também cobertas com um pano úmido.

  • Abra a massa com um rolo, acrescentando farinha se necessário.

  • Opte por usar uma frigideira antiaderente, e coloque para assar cada lado da tortilha.

  • Deixe dourar e pode rechear como preferir.

Siga para ver outras 13 melhores receitas de tortilha mexicana e espanhola para abrir seu apetite.

De Fubá

autor: Vai com Pão

A mais clássica das versões da tortilha mexicana, ou até a receita original, claramente precisava aparecer nessa lista dedica a “tortilla” tão cultural, especialmente por sua utilidade no preparo de um dos pratos mais mexicanos que existe: o taco.

A massa dessa tortilha é tem um aspecto mais delicado do que na versão com trigo, mas o sabor é mais característico, bem como é ideal para celíacos ou dietas com restrição de glúten.

Uma das melhores dicas para fazer um verdadeiro sucesso autoral com suas tortilhas mexicanas, basta usas seus ingredientes favoritos. Faça em grande quantidade como base para opções variadas de recheio, e sirva no ano novo, não tem erro.

Espanhola

autor: Eusa Maciel RECEITAS DE VÓ

Como dito, a tortilha apresenta versões tanto mexicana quanto espanholas, e por isso mesmo esta última, merecidamente, deve aparecer, homenageando a cultura a qual faz referência.

Aqui, os ovos e a batata dão origem a uma tortilha de batata divina, que pode tanto ser o acompanhamento como o prato principal da refeição, harmonizando com aquele vinho favorito, deixando o jantar perfeito.

Capriche no uso da pimenta do reino, e dose a quantidade sal, para fazer uma tortilha ainda mais incrível.

De Frango

autor: Cozinha da Cátia

E por que deixar de trazer opções deliciosas de recheio para acompanhar a massa perfeita de tortilha mexicana?

Isso mesmo! Aqui, você conseguirá fazer um suculento recheio, repleto de sabor, com um tempero e textura divinos, e que deixará impossível comer apenas uma "tortilla".

Minha dica? Faça muitos, pois o segredo desta receita é que todos irão querer repetir!

Paraguaia

autor: Receitas da Lidia

Uma curiosidade quanto às tortilhas, e pouco conhecida, é a versão paraguaiana, que apresenta um visual totalmente diferente das outra versões já abordadas, porém, nada deixa a desejar no quesito sabor.

Esta receita de tortilha leva o queijo na massa, que vem para melhorar tudo e dá todo o charme e diferencial, pois graças a ele, cada mordida terá aquela explosão de sabor e cremosidade, além do tão amado efeito “puxa-puxa” quando o assunto é queijo derretido.

Integral

autor: abcVEGE

E quem disse que as pessoas do mundo fitness ficariam excluídas dessa lista? Quando o assunto é tortilha, definitivamente, há espaço para todos e para qualquer dieta que exista, desde a massa até o recheio.

Aqui, sua consciência ficará livre de qualquer culpa quando você aproveitar das deliciosas mordidas dessa tortilha integral.

E para deixar tudo melhor, o recheio leve te proporcionará desfrutar de uma experiência completa e única.

De Espinafre

autor: Tiozão Na Cozinha O Original

Mais uma opção para destacar todo o brilho da versão espanhola do nosso prato estrela do dia, e que, caso me permitam, merece todos os louvores, tanto pelo sabor e textura, como pelo lindo contraste.

Todos sabem da importância do consumo de vegetais em uma dieta, especialmente os de coloração verde escura, como o espinafre. Assim, esta receita de "tortilla" é uma ótima pedida para a saúde para quem já ama esse vegetal, como para quem está tentando se acostumar com alimentos mais naturais, não precisa se preocupar.

De Queijo

autor: Trocando Aventais

Quem não ama uma comida com aquele queijo derretido, que resiste à mordida, e puxa um longo e consistente fio, que por muitas vezes estica tanto que é necessário que seja enrolado para evitar que bata na mesa.

Ficou com água na boca? Pois bem, você com certeza deve provar essa versão. O queijo dá toda a diferença, especialmente na textura aveludada. Basta caprichar, e botar queijo o suficiente nas tortilhas para esticar um fio longo a ponto de precisar de uma faca para cortar.

De Queijo e presunto

autor: Adenice Andrade

Se um sabor pudesse ser eleito como o mais clássico dos lanches, seja na escola, nas cafeterias ao redor do país, ou mesmo naquela parada de última hora para comer um lanche na rua, esse sabor seria o queijo com presunto.

Esse par perfeito não poderia deixar de aparecer nessa lista, especialmente porque eu tenho certeza de que enquanto você lia as receitas anteriores, deve ter se questionado se poderia usar essa dupla na sua receita. A resposta é mais do que positiva! Vá em frente e faça muito sucesso.

De Aveia

autor: Valéria Cunha

Mais uma opção ideal para celíacos, essa receita substitui a farinha branca por farinha de aveia é exatamente o que você precisava, especialmente se você não gostar muito do sabor residual do fubá.

Com ingredientes simples, esta receita tortilha é super adequada para sua vontade, já que dispensa grandes preparos ou compras, e serve para qualquer refeição, seja no café da manhã mais apressado, ou mesmo no almoço de família mais caprichoso.

De Abobrinha

autor: Elizabete dos reis

Mais uma homenagem à versão espanhola desse prato, e é justamente para quem segue na busca por uma alimentação mais leve e saudável, aumentando o consumo dos legumes na rotina.

O ponto alto da abobrinha, para aqueles que não têm costume de consumir legumes, é justamente o seu sabor neutro, que ajuda na textura da tortilha, sem deixar um gosto residual muito forte, perceptível pelos paladares mais exigentes.

De Banana com Aveia

autor: Ani Fontana

Uma versão dedicada ao time doce merece a menção nessa singela lista, especialmente diante da tamanha versatilidade desse prato, que possibilita até mesmo fazer a própria massa doce.

Você pode preparar essas tortilhas num café da manhã ou lanche da tarde perfeito, ainda mais por conta da sua praticidade e sabor. A dica fica por conta do toque especial, e para isso basta polvilha coco por cima, sendo melhor ainda se for fresco, assim, seu prato ficará ainda mais suculento.

Low carb

autor: Ana Cristina

Está procurando uma receita perfeita para inserir na sua dieta low carb, mas todos seus testes não apresentam resultados tão satisfatórios quanto o que você espera? Bem, nós temos a solução!

Para isso, é imprescindível que você faça uso de um ingrediente mais do que indispensável: o psyllium, que será responsável por dar aquele efeito mais leve e elástico à sua tortilha, o que a tornará igual as receitas com farinha branca, porém sem os carboidratos e glúten dela.

Sem glúten

autor: Culinária saudável com Suzana

E por fim, uma versão especificamente para o público celíaco, sem glúten sem lactose que já teve tantas opções acima, mas não é por isso que deve deixar de conhecer esta, afinal, ela é igualmente imperdível.

Aqui, a massa fica por conta da farinha de arroz, que fará o papel primordial e dará toda a estrutura desse prato, dispensando o glúten e apresentando um resultado tão divino quanto. Como seu sabor é neutro, ela combinará com qualquer recheio, conforme sua preferência.

Nossa! Uma verdadeira viagem, não? Fomos do México à Espanha, com uma pequena parada no Paraguai, e isso tudo para te trazer uma série de receitas com a tortilha sendo a estrela principal, nas mais diversas formas de preparo e recheios! Depois disso tudo, você precisa provar com carinho cada uma delas, e então escolher sua favorita.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.