17 Receitas de Torta de Bacalhau Cremosa Perfeitas para Surpreender a Família

  • Para aquele tradicional almoço em família ou em ocasiões especiais, fique por dentro das melhores versões!
Publicado em Lanches
17 Receitas de Torta de Bacalhau Cremosa Perfeitas para Surpreender a Família

O bacalhau faz parte de nossa cultura principalmente em épocas mais específicas do ano, como Páscoa, Natal ou Ano Novo. Receitas como esta fazem parte da tradição de muitas famílias e o prato já tem lugar certo nas festas de final de ano.

Há diversas versões com as mais variadas combinações de ingredientes. Fizemos aqui uma curadoria de conteúdo para você que busca uma receita de torta de bacalhau do seu jeitinho.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Após este post com certeza você sairá com muitas ideias para seu próximo almoço em família!

poste no pinterest esta imagem

Receita de Torta de Bacalhau Tradicional: Como Fazer

A receita tradicional, além do bacalhau, claro, leva batata, milho, azeitona, requeijão e queijo. Algumas pessoas preferem alternar camadas com os ingredientes, outras preferem fazer uma misturinha com tudo.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Escolha a melhor forma para você e capriche!

Com batata em purê

O preparo do bacalhau exige dois cuidados básicos: o dessalgue e a atenção especial aos espinhos.

Receitas que levam peixe costumam ter batatas pelo menos como acompanhamento, pois acredita-se que ajudem no caso de se engolir algum espinho sem querer.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Nesta torta, a batata aparece em forma de purê. Cozinhe-a bem, esmague-a, acerte o sal e então prepare-a conforme as instruções.

Cremosa

Toda torta cremosa é incrível, e a de bacalhau não poderia ficar para trás. Com o devido cuidado para não exagerar no sal, ela pode ser servida em uma travessa ou até assada em porções individuais também.

Sobre dessalgue do bacalhau: mergulhe-o em água fria e troque a água a cada duas horas. Faça de 4 a 5 trocas de água. Experimente e veja se já dessalgou suficientemente antes de usar.

Com palmito

O palmito costuma estar muito presente na chamada torta capixaba, que nada mais é que uma torta também.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Ele faz parte de um recheio delicioso característico dessa torta, assim como o camarão. Praticamente uma ode aos peixes e frutos do mar.

É uma torta fácil de fazer e que vai alegrar sua cozinha durante o preparo, se você envolver a família toda.

De liquidificador

As versões de liquidificador poupam várias etapas e agilizam o preparo. Prepare sempre o recheio antes. Para ele, use bacalhau, cebola, alguns dentes de alho, coentro, colorau, pimenta e azeitonas.

Para a massa, farinha de trigo, leite, creme, ovos, óleo, queijo e sal. Não esqueça de um pouco de fermento.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Leve ao forno médio até dourar por cima.

Com requeijão

Acho que todos concordamos que o requeijão acrescenta uma cremosidade deliciosa a qualquer prato, certo? Um pouco dele e o resultado é delicioso. Esta versão leva purê de batatas também.

Para fazer o purê sempre leve as batatas já amassadas a uma panela, mexa-as vigorosamente por alguns minutos enquanto acrescenta os demais ingredientes.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Mexa com uma colher de sopa, de pau, ou um fouet. O modo de preparo é simples: misture e mexa até tudo se homogeneizar.

Gratinada com batata

O gratinado é capaz de fazer qualquer prato ganhar um aspecto extremamente apetitoso. E como fazer isso? Caprichando no queijo.

E esta torta para gratinar só precisa disso também: muito queijo por cima.

Para decorar, uma colher de sopa bem cheia de temperinhos frescos, como salsinha e cebolinha.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Para o Natal

A torta é natalina, mas a versão é apenas mais uma das muitas versões deliciosas dessa torta. Dissolva o purê de batata em 1 xícara (chá) de leite, pimenta do reino, sal e um pouco de margarina ou manteiga - manteiga, vai - para uma consistência aveludada.

Esta receita também leva queijo ralado - recomendamos queijo parmesão.

Uma torta salgada dessas precisa ter uma decoração bem bonita, pois a data é especial. Receitas para o Natal precisam ter um cuidado a mais nesse quesito.

Capixaba

Esta receita de torta é para quem curte o clássico brasileiro. Lembrando que o diferencial dessa entre outras receitas de bacalhau é a presença do palmito.

Anúncio
Continue lendo abaixo

E não são apenas algumas colheres de sopa: esta leva um vidro inteiro de palmito em conserva.

Fica deliciosa acompanhada de saladinhas frescas.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Com batata em rodelas

A torta com batata em rodelas é ideal para quem gosta de fazer ora de uma forma, ora de outra.

Você pode fazer camadas separadas de rodelas de batata e recheio de torta, ou pode misturar tudo.

Apenas tome o cuidado de não despedaçar demais as batatas na hora de misturar tudo.

Com creme de leite e requeijão

Aprenda a fazer esta receita se você curte alho poro, que é um dos ingredientes. O bacalhau, desfiado ou em postas deve sempre ser preparado com antecedência.

Misture bem tudo, mexa bem e use uma fôrma de fundo removível caso queija uma apresentação diferenciada.

Para um gratinado bonito, misture algumas colheres (sopa) de creme de leite e e colheres (sopa) de requeijão e coloque sobre a torta. Por conta deste detalhe o gratinado ficará incrível!

Com repolho

Esta versão com repolho é uma receita de grande porte, digamos assim. é ideal para se deliciar num grande grupo de pessoas.

As quantidades dos ingredientes já fazer perceber isso. Tortas salgadas em grande quantidade são mais bem preparadas em forno industriais.

Para preparar uma receita dessas são necessários utensílios bem específicos, não é algo para o dia a dia.

Com massa podre

A massa podre já é famosa em tortas. Com a de bacalhau por acaso não seria diferente. Para fazer, separe 3 xícaras (chá) de farinha de trigo, 2 ovos e 200g de manteiga gelada. Misture até ficar com uma consistência firma, mas sem "liga".

Por essa característica ela é chamada de massa "podre". Se usar manteiga sem sal, acrescente uma boa pitada de sal à massa.

O passo a passo para o recheio não tem mistério: refogue tudo. É o ideal prepará-lo antes, para evitar colocar o recheio quente em cima da massa fria. Leve sempre ao forno preaquecido, e a massa deve estar gelada.

Sem trigo

O trigo aqui é substituído por farinha de arroz e ainda sim fica delicioso. O recheio leva bacalhau, alho, cebola picada, uma colher de sopa de azeite, queijo parmesão ralado, azeitonas, tomates cereja e afins.

Na massa acrescente uma colher (sopa) de fermento para garantir o crescimento.

Fica muito bom no lanche da tarde, acompanhada de doces e sobremesas. Para a Páscoa então, é perfeita.

Com farinha de trigo

A farinha de trigo faz parte de boa parcela das receitas, por ser prática, dar consistência e liga à massa e por vezes ao recheio.

Refogue o recheio em azeite ou uma colher (sopa) de margarina ou manteiga. Recomendamos manteiga ou azeite.

A decoração é outro ponto fundamental para aquela boa apresentação.

Com leite de coco

O leite de coco dá um sabor especial e muito brasileiro à torta. Para fazer o seu próprio, pegue a polpa de um coco seco e coloque no liquidificador.

Cubra levemente com água de morna para quente - isso vai ajudar a liberar as gorduras da planta. Bata por cerca de 3 minutos.

Depois, use um coador de pano para separar o resto de polpa do leite de coco. A polpa pode ser levada ao forno para se tornar farinha de coco.

Cremosa de liquidificador

Cremosidade e liquidificador parecem andar juntos. Para esta torta o pimentão dê essa cor bonita. Se quiser variar as cores dos pimentões, melhor ainda, fica lindo!

Não dispense um bom queijo em cima.


Estas opções certamente te trouxeram muitas ideias. Você pode também pegar a receita de massa de alguma, e misturar com o recheio da outra e tudo certo! Cozinha é isso, criatividade!

Prepare sua receita e poste nas redes sociais. Os likes são garantidos.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.