Receita de Tapioca Salgada E Doce, Recheada Ou Comum Para Se Maravilhar

A iguaria típica do Brasil, mesmo antes da colonização, que conquistou os portugueses.
Receita de Tapioca Salgada E Doce, Recheada Ou Comum Para Se Maravilhar Rafael Trafaniuc / Shutterstock.com

A tapioca, também chamada de goma, é uma substância extraída da mandioca e usada como massa ou base para o preparo de outros alimentos. De forma geral é consumida com recheio, seja ele doce ou salgado.

E para começar vamos ver a receita de tapioca mais simples do mundo de ser feita com este alimento de origem animal, o ovo. É um combinação que vem conquistando corações.

Depois dela você confere uma infinidade de outros preparos para variar na cozinha.

Receita de Tapioca Com Ovo: saiba como fazer

Rendimento
1 unidade
Preparação
10 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 3 colheres de sopa de tapioca hidratada;
  • 2 ovos;
  • Sal, pimenta e temperos a gosto;
  • Manteiga.

Modo de preparo

  • Peneire a sua tapioca direto na frigideira, formando uma camada e cobrindo todo seu fundo;
  • Quebre seus dois ovos em cima da massa da tapioca e tempere com sal;
  • Tampe a frigideira e abaixe o fogo;
  • A intenção é que vá cozinhando pelas bordas até o meio;
  • Transfira a tapioca para um prato e passe manteiga.

Ele auxilia no ganho da massa muscular e ajuda na prevenção de doenças. Auxilia ainda na absorção de colesterol por parte do intestino e na prevenção do envelhecimento precoce.

É o tipo de receita boa para tudo, seja dia a dia, almoço, café da manhã, lanche, jantar ou uma sobremesa. É sempre incrível.

2º. De cuscuz

autor: Canal Thaí

O cuscuz é originário da região do Magrebe, localizada no Continente Africano.

É considerado prato nacional da Tunísia e tido como prato do dia na Argélia e no Marrocos. No Brasil é tradicional nas regiões Norte e Nordeste.

A receita tradicional é feita a base de cerais moídos e amassados à mão, formando pequenos grãos e, após esse processo, é cozido. Existe uma panela específica para o alimento, a cuscuzeira.

3º. Tapioca Recheada com Banana e canela

autor: Adriana

Cultivada em mais de 130 países, a banana tem origem no sudoeste asiático.

Típica das regiões tropicais, a fruta conquistou o mundo e está presente em diversas receitas.

Obtida através do tronco de uma árvore, a canela vem da caneleira. Erva aromática, tem sua origem no sul da Índia. A especiaria foi o motivo de inúmeras viagens de navios para as Índias Orientais, e seu maior uso é como condimento e aromatizante.

4º. Com queijo

autor: Alex Atala

Derivado do leite, o queijo é produzido a partir da coagulação de sua matéria prima.

Atualmente existem diversos tipos de queijos pelo mundo, cada qual indicado para um consumo específico.

Não existem registros de quando ele surgiu, nem ao menos o local. Primeiro, peneire uma porção em uma peneira de tapioca, para fazer e deixar mais fininha. Você pode rechear como preferir. Coloque o polvilho doce em uma vasilha antes de despejar em sua frigideira mexa e tire as bolinhas. Para quem gosta de queijo coloque a quantidade que desejar. Boa sorte!

5º. Com casquinha de queijo

autor: Panelaterapia

Esse é um dos casos em que nem sempre o recheio precisa ser o foco principal da receita de tapioca em farinha.

A goma de tapioca com queijo é feita a partir do processo de colocar o queijo no momento de preparar a massa. E parece pão de queijo, para quem ama é uma opção.

Você pode incrementar com um recheio saboroso e incrível, mas apenas o fazer da massa já irá te deixar com água na boca. Confira o modo de preparo, siga todos os passos, não tem erro!

6º. Com coco

autor: Boas Receitas

Fruto do coqueiro, o coco é comum em regiões tropicais.

Sua origem é no Sudeste da Ásia e foi trazido para terras brasileiras no século XVI, com a colonização do país, sendo espalhado por toda a costa tropical.

Pode ser consumida a água contida em seu interior, bem como o fruto branco, além de dar origem a óleos, farinha e leite. Ele proporciona a sensação de saciedade, melhora a função intestinal e combate o envelhecimento.

7º. Com leite condensado

autor: Fe

Os amantes de doce piram nessa receitinha!

Ao ser removida, parcialmente, a água do leite e adicionar açúcar, o resultado obtido é o leite condensado. O surgimento dessa iguaria foi a partir de experimentos no ano de 1820 por Nicolas Appert, francês e inventor.

Seu uso inicial do leite condensado era como substituo ao leite fresco e para a confecção de sobremesas, uma vez que não existia a geladeira. É a tapioca mais tradicional.

8º. Com manteiga

autor: A Cozinha da Vê

Muito utilizada como complemento para pães e bolos.

Derivada do leite, a manteiga é o resultado da união de água e gordura. Sua origem é pré-histórica e sua produção ocorre onde existe atividade pecuária.

Utilizado como ingrediente em receitas que requerem o uso de gordura. É o sal a gosto e para rechear fica ao seu critério. É uma das formas mais tradicionais de preparar uma receita de tapioca.

9º. Com chia

autor: Na Linha

A chia é uma semente comestível originária do México e Guatemala.

Pode ser consumida quando incorporada a outros alimentos ou no preparo de chá.

Associada ao emagrecimento, a semente ainda previne o envelhecimento precoce e doenças cardíacas, controla diabetes, fortalece o sistema imunológico e previne a prisão de ventre. E ela dá um toque especial e quando estiver pronta é só servir e cuidado, não deixe por muito tempo, para não queimar.

10º. De batata doce

autor: Delícias da Jujubinha

Também conhecida como batata-da-terra, jetica e batata-da-ilha.

A batata doce tem origem nos Andes e já era consumida pelos índios, antes mesmo da colonização portuguesa.

Muito ligada a treinos e emagrecimento, a batata doce tem benefícios que vão além. Ela melhora a saúde ocular, ajuda no controle da pressão arterial e glicemia, fortalece a imunidade e faz bem para o intestino.

11º. De chocolate

autor: Naza Martins

Com origem do cacau!

O chocolate tem sua origem na América Central, nas civilizações pré-colombianas. Foi levado para o continente europeu a partir das colonizações.

Originalmente, seu consumo era feito em forma de bebida quente e amarga. Mas o produto foi sendo aprimorado pelos europeus, até chegarmos na forma que o conhecemos atualmente.

12º. De carne seca

autor: Grupo RIC

Uma das maneiras mais antigas de conservação de alimentos é a carne seca.

Antes mesmo do surgimento da geladeira, pastores e caçadores descobriram uma maneira de preservar a carne para consumi-la ao longo do tempo.

Ao fazer a carne consiste em tirar os ossos e cortar em tiras largas e não muito espessas. Posteriormente ela é perfurada e é realizada a salga manual. São colocados no sol para que a umidade evapore e a salmoura escorra. Aproveite essa receita de tapioca.

13º. De aveia

autor: Joi Cozinha pratica

Rica em cálcio, carboidratos, ferro, fibras, fósforo, magnésio etc.

Encontrada como farinha, flocos e farelo, a aveia é um cereal que pode ser consumido de diversas maneiras: em bebidas, massas, bolos, recheios e barras de cerais.

Os ingredientes e o processo são acessíveis e práticos. Utilize uma frigideira antiaderente para não grudar. Além disso, é uma ótima opção de café da manhã. Deixe sua criatividade surgir. O recheio fica sobre a sua preferência, como doce de leite, queijo coalho, coco ralado, tapioca com linhaça, carne moída etc. Os salgados podem ficar como café da tarde, fica uma delícia.

14º. De atum

autor: Eliane Martins

O atum é uma espécie de peixe típico das regiões tropicais e subtropicais.

Existem diversos tipos de atuns e eles são considerados os mais importantes da atividade pesqueira.

Rico em proteínas, minerais, ômega-3, potássio e magnésio, o atum pode ser consumido de diversas maneiras, a mais usual – e barata – é através da forma enlatada do alimento.

Essas foram algumas receitas para você incluir a tapioca na sua dieta diária. Agora já sabe como fazer tapioca de diversas formas.

poste no pinterest esta imagem de receita de tapioca

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.