14 Receitas de Rosquinha de Nata Que São uma Viagem à Casa da Vovó

  • Nem só de memórias afetivas são feitas as sobremesas do nosso dia a dia. Mas essa com certeza faz muitos corações viajarem no tempo.
Publicado em Lanches
14 Receitas de Rosquinha de Nata Que São uma Viagem à Casa da Vovó

Este tipo de receita, além de deliciosa, leva muitos de nós para um lugar do passado habitado por boas recordações: a cada da vovó.

É uma receita antiga e muito comum nas mesas familiares de algumas décadas atrás. E mesmo sendo antiga, ela não deixa de se fazer presente hoje em dia.

Anúncio
Continue lendo abaixo

A receita de rosquinha de nata simples e fácil é a opção ideal para um chá ou café da tarde. Apesar de tranquila, dependendo do seu empenho na preparação final, ela pode trazer um charme especial à mesa.

Por isso selecionamos receitas incríveis para te inspirar a fazer uma visita ao passado através do paladar.

Anúncio
Continue lendo abaixo
poste no pinterest esta imagem

Receita de rosquinha de nata Com 1kg de trigo: Como fazer

Esta receita de rosquinha de nata simples, leva pouco ingredientes e é muito tranquila para fazer.

Ela leva exatamente 1kg de farinha de trigo, nata, sal amoníaco, algumas colheres (sopa) de manteiga ou margarina, ovos, açúcar e leite. Esta receita dispensa o fermento.

Você irá aprender a escolher uma boa farinha, apenas observando o rótulo.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Uma dica bacana é envolver as rosquinhas em açúcar cristal para caramelizar, antes de ir ao forno. Fica delicioso!

Com creme de leite

O creme é bem capaz de substituir a nata, pois basicamente são o mesmo produto. A diferença se dá na concentração de gordura. Esta versão leva cerca de 15g - uma colher de fermento em pó.

O modo de preparo dessa rosquinha é simples: misture os secos, e acrescente aos poucos os ingredientes líquidos.

Nunca coloque toda a farinha, pois pode ser necessário dosar com os ingredientes líquidos até dar o ponto. Isso depende da umidade do seu trigo. Acrescente a farinha de trigo aos poucos.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Com sal amoníaco

O sal amoníaco é usado neste tipo de receita como mais um agente de fermentação. É usado mais em receitas como biscoitos. Você pode usar fermento químico também.

Para preparar esta receita de rosquinha de nata, misture os ingredientes secos. Depois a nata, a manteiga, o leite... Caso seja necessário, acrescente o trigo aos poucos até dar o ponto da massa.

A qualidade da sua nata, a manteiga determinará a qualidade final da sua rosquinha, então fique atento. A manteiga sem sal é melhor, pois além de mais pura, não modifica muito o sabor dos doces e sobremesas.

Com maizena

De todos os ingredientes para biscoitos e bolachas, o amido de milho é o que muda mais o resultado. Ele produz uma rosquinha de textura mais suave, que derrete na boca.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Não exagere no açúcar cristal, e coloque sempre uma pitada de sal para equilibrar o sabor.

Siga os passos para aprender como fazer esta receita de rosquinhas de nata sem errar.

Com goiabada

Aqui temos uma receita que pode ser feita de duas formas: com e sem goiabada. Não há receita melhor, pois além de saborosa, fica muito bonita. O modo de fazer segue aquele padrão básico, mas neste caso os ingredientes úmidos vieram primeiro.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Em uma tigela ponha primeiro a nata, 1 colher de sopa de fermento em pó por último. Misture bem com uma ou duas xícaras (chá) de açúcar a fim de adequar o doce ao seu paladar, e dê o ponto com a farinha.

Naquelas rosquinhas em que você usar goiabada, mantenha a abertura no lado superior. Você pode acrescentar açúcar por cima e dos lados também.

Com leite condensado

Esta receita de rosquinha de nata também é tranquila de preparar. E temos uma dica ótima para quem não encontra nata na sua cidade: substituí-la por uma caixa de creme de leite e 4 colheres de manteiga ou margarina.

Misture primeiro o ovo, a nata (ou a mistura de creme e manteiga) o açúcar, o sal e o leite condensado.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Adicione a farinha até a massa desgrudar das mãos. Modele, leve para assar em forno médio por 15 minutos ou até dourar levemente, e depois sirva.

Macia

Esta versão das rosquinhas de nata é fácil e fica muito macia. E quanto mais os dias passam, mais macia ela fica.

Os ingredientes são bem básicos: manteiga, açúcar, 1 xícara de creme de leite ou nata, ovo, sal e o fermento em pó. Coloque o preparo em uma tigela.

Bata primeiro o açúcar e o ovo, e em seguida adicione o resto. Misture tudo e por último acrescente a farinha de trigo até o ponto de desgrudar das mãos.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Sugestão de cobertura: passe um dos lados da rosquinha em uma xícara (chá) de açúcar e canela misturados.

Sem nata

É sem nata, e moleza também. É uma boa substituição, pois fora da região Sul do país, a nata é mais difícil de se encontrar em mercados.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Misture os ingredientes, sove, separe em pequenas porções e modele as rosquinhas.

Após as rosquinhas prontas, pincele com ovos. Sugerimos salpicar açúcar e manter o lado do açúcar para cima. Levar ao forno preaquecido e deixar até dourarem.

Mineira

Uma receita mineira com certeza! O diferencial é ser mais carregada na manteiga (você pode usar nata ou manteiga). Ao invés de 2 colheres (sopa) de fermento químico, ela leva sal amoníaco.

Amasse com cuidado até conseguir um ponto de enrolar e por último modele as rosquinhas, levando ao forno médio. Essa receita é uma delícia, faça hoje mesmo e comprove!

Com coco

O diferencial dessa receita de rosquinha de nata é a finalização. Depois de pronta, faça uma calda e leve em uma panela, no fogo baixo, até o açúcar com a água ferver.

Passe a parte de cima nessa calda e depois no coco ralado. Vire-as para cima, leve para uma travessa para não grudarem.

Perfeita para acompanhar um chocolate quente ou uma boa xícara de chá.

Crocante, bem sequinha

Esta versão de rosquinha fica super crocante. Por isso é importante não deixar dourar muito, para evitar o risco de as rosquinhas ficarem duras.

Você pode separar algumas para passar em algum tipo de cobertura ou chocolate. Guarde-as em uma vasilha bem fechada para manter a crocância.

Esta é outra receita para fazer bonito no chá da tarde. O coco vai dar um charme todo especial. Faça hoje mesmo!

Sem ovo

Esta receita de como fazer rosquinha de nata é fácil de fazer, e ideal para quem ou está sem ovos em casa, ou prefere não os usar.

Você pode decorar com uma colher de sopa de açúcar ou canela. Pode também usar outras coberturas diferentes.

Essa receita tem potencial para fazer bonito no chá entre amigos ou no café com a família.

Açucarada

O ponto ideal de uma rosquinha é o ponto de enrolar, que não gruda nas mãos, mas ainda macia.

Disponha as roscas na assadeira de uma forma que não fiquem tão grudadas umas nas outras.

A sugestão aqui é pincelá-las com gema de ovo e polvilhar algumas colheres de sopa de açúcar cristal.

Artesanal

Muito tranquila, essa versão leva apenas nata, margarina ou manteiga, açúcar, fermento e farinha. Essa receita é ideal para venda.

O vídeo traz a dica de deixar a massa um pouquinho na geladeira, para ganhar mais consistência na hora de enrolar.


Se na sua família não há receita desse tipo, você pode escolher uma dessas para fazer parte das lembranças dos seus filhos.

Fácil de fazer, fofinha e deliciosa, ela agradará a todos e quem sabe se tornar uma tradição para você e sua família.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.