Nuggets de Frango Caseiro e Saudável

  • Para saborear em todos os momentos sem preocupação ou dúvida do que está comento.
Publicado em Lanches
Nuggets de Frango Caseiro e Saudável

Os nuggets são ótimos para servir e saborear em diversas ocasiões. E eles podem se tornar ainda melhores se não precisarem de aditivos químicos prejudiciais à saúde.

Por isso, hoje você vai aprender a preparar essa receita de nuggets de frango, certificando-se da qualidade de cada ingrediente, bem como, acompanhando cada passo de sua produção. Desse jeito dá para ficar tranquila ao comer ou oferecer para as crianças.

Como se não bastassem todas essas vantagens, ainda é uma receita fácil de preparar e que não demanda muito tempo de dedicação. Perfeita, não é mesmo?

Então, vamos colocar a mão na massa!

poste no pinterest esta imagem

Receita de Nuggets de Frango Caseiro e Saudável: Saiba como fazer

Quantidade
12 Porções
Preparação
30 minutos
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

½ kg
de peito de frango
2
ovos
1 colher
(café) rasa de pimenta do reino
1 colher
(chá) de sal
1 xícara
de farinha de trigo
2
dentes de alho
Óleo
para fritar
2 xícaras
de farinha panko

Modo de preparo

1

Deixando o frango pronto

  1. Se o peito de frango que você vai utilizar tiver ossos, cartilagens ou peles, o primeiro passo é retirar essas partes.
  2. Agora é necessário cortá-lo em cubos. Fazer isso irá facilitar o processamento. Se seu aparelho de processar for muito potente, então, não é necessário realizar esse procedimento.
  3. Coloque um ovo no processador, os dentes de alho e, em seguida, acrescente os cubos de frango. Se não couber, divida em duas partes e faça uma de cada vez.
  4. Processe-os até obter uma pasta.
2

Hora de temperar!

  1. Coloque a pasta preparada em uma tigela e acrescente pimenta do reino e sal. Mexa bem para que o tempero seja agregado a massa.
3

Prepare a casca do nuget

  1. Separe tigelas e coloque em uma a farinha de trigo e em outra a farinha panko (ou farinha de rosca) para empanar. Tempere-as com sal e pimenta à gosto.
  2. Em um terceiro recipiente coloque um ovo. Bata-o com um pouco de água. Adicione sal e pimenta do reino nele também. A quantidade fica a seu critério.
4

Vamos modelar!

  1. Unte as mãos com um pouco de manteiga e faça bolinhas com o frango. Depois amasse-as de forma que obtenham o formato desejado.
  2. Pegue cada peça e passe primeiro na farinha de trigo, depois no ovo e, em seguida, na farinha panko.
  3. Frite no óleo quente.

Veja também como preparar um belo peito de frango e diversas outras opções de receitas com frango, uma mais incrível que a outra. Temos ainda a versão de nuggets na fritadeira elétrica air fryer.

Quais os melhores molhos para acompanhar os nuggets?

Ele combina com diferentes tipos, vai depender, principalmente, do que você prefere. Vamos ver algumas das melhores opções:

Molho barbecue: esse molho é muito simples de fazer, basta misturar ½ xícara de açúcar mascavo, ½ xícara de açúcar cristal, ½ xícara de mostarda, ½ xícara de vinagre (preferencialmente de maçã), 1 xícara extrato de tomate (ou ketchup) e 1 xícara de água, temperos à gosto. Leve tudo isso ao fogo mexendo até começar a ganhar consistência. Depois é só utilizar.

Molho picante: misture 1 colher (sopa) de molho de pimenta, 2 de requeijão, 3 de creme de leite, 1 colher (café) de páprica picante e sal. É só misturar tudo e está pronto para ser consumido.

Molho rosé: em um recipiente coloque 1 colher (sopa) de mostarda, 1 xícara de maionese, 2 colheres (sopa) de ketchup, 2 colheres (sopa) de shoyo. Esprema um limão por cima e misture tudo. Está feito!

Experimente também com requeijão, cream cheese, molho branco. Ele fica saboroso com todas essas opções.

Posso substituir a farinha panko por alguma outra coisa?

Pode sim. A farinha panko deixa o nugget mais crocante, mas se você não a tem disponível pode empanar apenas na farinha de trigo, passando 2 vezes. Assim como pode substitui-la por farinha de rosca ou farinha de milho passada no processador até que fique fina.

Dá para fazer no forno?

Dá sim. Basta forrar sua assadeira com papel manteiga ou alumínio e colocar os nuggets em cima já modelados. Depois é só levar ao forno por, em média, 20 minutos a 200°C.

Dica:

  • Se a assadeira for antiaderente, não é necessário forrá-la.

Como fazer para rechear?

Faça as bolinhas, achate-as bem e no centro coloque o recheio escolhido. Assim é só puxar as bordas formando uma espécie de bolsinha, fechar e bolear novamente. Muito simples, não é? O melhor é que existem diferentes e deliciosas opções de recheio.

Algumas sugestões de recheio para você deixar seu nuggets caseiro ainda mais saborosos: queijo, calabresa acebolada, presunto, tomate e palmito. Também é possível combinar esses ingredientes em recheios mais elaborados.

Importante!

Certifique-se de que nenhum pedaço do recheio fique visível. Ele precisa estar totalmente envolto em massa, caso contrário existe o risco de estourar no momento de fritar ou assar.

O que posso usar para acompanhar?

É possível saboreá-lo sozinho, como petisco, apenas com algum molho. Mas também fica delicioso acompanhado de arroz, de vários tipos de saladas, inclusive as doces, e de macarrão.

Posso usar o liquidificador no lugar do processador?

Se você perceber que seu liquidificador tem potência para isso, pode sim. Tome o cuidado de colocar um pouco e observar se não está pesado demais para bater dessa forma. Se estiver, não insista, você pode acabar queimando o aparelho.

Qual a validade?

Após fritar, procure consumir no prazo máximo de 12 horas. Ele vai perdendo a crocância conforme o tempo passa.

Dá para congelar?

Dá sim. O procedimento que deve ser realizado é o seguinte: depois de modelar as bolinhas, amassar e passar nas farinhas, coloque tudo em um prato e leve ao freezer assim mesmo, aberto. Quando eles estiverem mais durinhos, coloque-os em saquinhos plásticos, tente retirar todo ou boa parte do ar de dentro, feche bem e leve de volta para o freezer. Pode armazenar por até 3 meses sem problemas.

Para descongelar basta levar diretamente para fritar no óleo ou para assar da forma que prefira.

Dica:

  • Use etiqueta com a data na qual você fez os nuggets para ajudar a não perder o prazo de validade dos mesmos.
  • Congele porções pequenas. Apenas a quantidade suficiente para consumir 1 vez. É necessário fazer isso porque não é recomendável descongelar esse alimento e voltar a congelá-lo.

Fazer Nuggets caseiros é muito bom e toda criança ama, e nós adultos também. Aqui em casa sem tem, esta receita é deliciosa.

Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Ao usar este site, você concorda com o uso de cookies. Usamos para criar uma ótima experiência para você.