Mingau de Cremogema Tradicional para Papa de Bebê

Aquele gostinho de infância pronto para ser saboreado em 5 minutos. Super rápido com um sabor que amamos.
Publicado em Lanches
Mingau de Cremogema Tradicional para Papa de Bebê

Existem os lanches rápidos de preparar, os muito rápidos e a Receita De Mingau De Cremogema, uma solução para quem está com fome e com pressa. Ela, além de ter um sabor super suave, possui um preparo muito simples e fácil.

É um ótimo café da manhã ou ceia e dá pra variar bastante utilizando a mesma base. Como se tudo isso não bastasse, ainda é feita com ingredientes muito baratos e super fáceis de encontrar.

Talvez você até os tenha aí esquecidos no seu armário e seja essa a oportunidade de usá-los.

Conheça essa receita atemporal e ótimo para dieta!

poste no pinterest esta imagem

Receita de Mingau de Cremogema Tradicional Papa: Saiba Como Fazer

Quantidade
2 Porções
Preparação
5 minutos
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

4
colheres (sopa) bem cheias de cremogema
400ml
de leite de vaca
Açúcar
à gosto

Modo de preparo

1

Cozinhando os ingredientes

  1. Primeiro escolha uma panela pequena e nela coloque a cremogema e o açúcar, adicione 100ml de leite e misture tudo até dissolver. Faça isso antes de levar ao fogo.
  2. Agora acrescente o restante do leite e leve para cozinhar. É fundamental não parar de mexer em nenhum momento.
  3. Em seguida, espere que a massa comece a engrossar e abaixe o fogo para uma temperatura média, continue mexendo. Mais 1 minuto de cozimento será suficiente.
  4. Desligue o fogo e pode servir em pratos, em canecas ou tigelinhas. Bom apetite!

Veja também essa lista mingau simples que criamos com diversos sabores incríveis. E ainda temos o mingau de maizena simples e uma lista de mingau de aveia cremoso simples e fácil.

Dica:

  • Usar uma panela antiaderente pode te ajudar no momento de mexer, mas se você não tiver, siga todos os passos direitinho que não irá grudar, mesmo em outro tipo de panela.
  • Outro utensílio que facilita muito o preparo é utilizar uma colher de pau ou espátula pra mexer. Assim dá pra passá-la pelo fundo e misturar tudo muito bem.

Dá pra fazer outros pratos com essa base?

Dá sim. Inclusive pratos salgados. Uma sugestão é adicionar sal no lugar de açúcar e utilizar o molho em algum prato, se você gostar acrescente temperos como a cebola, o alho e a pimenta do reino. Uma opção deliciosa onde dá pra usar essa mistura é a lasanha ao molho branco.

Outra possibilidade que funciona muito bem é o leite quente cremoso, basta seguir o passo-a-passo, adicionando apenas um pouco mais de água. Salpique canela em pó por cima, fica charmoso e com um sabor e textura espetaculares. Use ainda banana, morango e diversos sabores por porção.

Dica:

Para um molho branco ou mesmo uma papa mais fininha, coloque apenas 1 colher de cremogema.

Pode fazer com achocolatado?

Sim. Adicionar 2 colheres é suficiente para dar cor e sabor. Nesse caso procure colocar menos açúcar, pois ele já é doce. Você também pode experimentar com o chocolate em pó 50% cacau, que é menos açucarado. Fica delicioso! Existe também a cremogema que já vem com chocolate, para quem deseja mais praticidade.

Quais outros sabores posso acrescentar a essa receita?

Existem muitas possibilidades. Um exemplo é a farinha láctea, aquela normalmente utilizada no preparo de leite, ela fica incrível aqui. E a mistura gostosa e diferente é a papa de paçoquinha. Basta seguir o modo de preparo indicado e adicionar 2 paçocas, pode utilizar as que são vendidas no mercado. Coloque-as no momento de cozinhar a massa.

Posso preparar com leite em pó?

Pode sim. Use 4 colheres (sopa), a marca fica a seu critério, e 400ml de água. Dissolva o leite e a cremogema com um pouco de água, antes de acrescentar o restante, só leve ao fogo após isso. Também é possível usar o leite de caixinha ou de saquinho, na quantidade de 400ml.

Posso dar essa papa a um bebê de 6 meses?

O mais aconselhável é que a introdução alimentar de crianças seja feita de alimentos naturais, existem várias opções de mingaus naturais, feitos com frutas bastante acessíveis. No entanto, se você já iniciou a oferta de industrializados e desejar ofertar essa papa para seu bebe, evite colocar açúcar, assim a refeição fica mais saudável, já que a inserção desse ingrediente no cardápio só é indicada pelos nutricionistas e pediatras a partir de 2 anos de idade.

Dá pra substituir a cremogema?

Sim. No caso não será mais um mingau de cremogema tradicional, claro! Mas é possível obter um resultado bem parecido utilizando qualquer amido de milho. O modo de preparo é o mesmo, basta seguir o passo-a-passo.

Por que a papa empelota?

Existem alguns problemas que podem causar esse efeito. Cito os 3 motivos mais comuns. Primeiro, pouca quantidade de água, fazendo com que a massa não tenha condições de cozinhar direito. Segundo, parar de mexer, mesmo que por poucos segundos, antes de ferver e engrossar, essa é a causa principal. E terceiro, levar ao fogo sem dissolver bem a massa em um líquido frio, isso pode levar sua receita tanto a empelotar quanto a talhar.

Dica:

Se você nunca fez esse tipo de papa, é mais seguro deixar o fogo em temperatura baixa, isso vai te permitir ter mais controle de todo o processo. Dessa forma, é mais fácil perceber caso ele comece a empelotar, assim dá tempo misturar mais depressa e pelo menos tentar salvar seu lanche.

Quais são as combinações possíveis?

Existem muitas. Sugiro que tente comer juntamente com ameixas em calda, o prato ganha um sabor todo especial.

Qual é a validade?

O ideal é preparar e consumi-lo imediatamente ou assim que estiver frio. No entanto, pode-se guardá-lo na geladeira por até 2 dias.

Importante!

  • Quando armazenado na geladeira a textura se modifica consideravelmente devido a queda na temperatura. Ele fica com a consistência semelhante à de um pudim. Se lhe agrada, aposte, mas se você não gosta desse aspecto, então, consuma ainda quentinho.

Dá para congelar essa papa?

Infelizmente não dá. Isto devido a presença de amido de milho na sua composição, esse ingrediente não reage bem ao processo de congelamento e descongelamento. O que ocorre é a modificação da textura para algo mais líquido e com pedaços pequenos de massa, dando a impressão de que ela não cozinhou.

O produto é enriquecido com ácido fólico, ferro e zinco e não contém glúten. Pode fazer parte da base de uma dieta equilibrada para crianças e adultos usando uma boa quantidade por porção.

Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.