Essa iguaria chinesa é um prato coringa da culinária asiática para fazer em casa, afinal, até quem não é fã dessa gastronomia, não resiste a petiscar os rolinhos.
Esse alimento é consumido no Brasil durante todo o ano, mas é muito comum na Ásia durante o ano novo chinês, que é sempre no período da primavera. É por essa razão que os sabores comuns são feitos a partir de legumes e verduras da estação. Saiba tudo que precisa para preparar rolinho primavera!
Mas olha só, depois de aprender essa receita de harumaki ou rolinho primavera, que é incrível, você tem que conferir as melhores receitas de rolinho primavera sem lactose e de recheios diferentes que selecionei para você fazer sempre que tiver vontade.
Nossa favorita: Receita de harumaki (rolinho primavera) de cogumelos simples e fácil: saiba como fazer
- 300g de água
- 200g de farinha de trigo
- 1 fio de óleo
- 1 pitada de sal
- ¼ de repolho
- 1 cenoura
- 1 rolo de harusame
- 1 colher (sopa) de shoyu
- 1 fio de óleo de gergelim
- 1 colher de sopa de vinho de arroz, sakê ou cachaça
- 5 shitakes secos
- Sal a gosto
- 6 colheres de sopa de água
- 4 colheres (sopa) de vinagre branco
- 2 colheres de sopa de ketchup
- 1 colher (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) de óleo de gergelim
- ½ colher de chá de amido de milho
Modo de preparo
- Na vasilha, adicione a farinha, 1 xicara (chá) de água, um pouco de sal e um fio de óleo da sua preferência. Misture bem até a massa ficar uniforme.
- Reserve na geladeira por 30 minutos.
- Corte em fatias finas a cenoura, repolho, os shitakes e o harusame.
- Aqueça uma frigideira antiaderente ou adicione uma pequena camada bem fina de óleo em uma panela quente, coloque o shitake, o vinho e o shoyo.
- Entre com o repolho, a cenoura, o harusame e tempere com sal e óleo de gergelim.
- Confira o tempero. Se necessário, adicione mais shoyo, óleo ou sal. Deixe refogar.
- Em fogo baixo, pincele a massa na frigideira em formato de disco e espera ela criar uma borda que descola do material. Com isso, já pode retirar a massa.
- Repita o processo até acabar, mas reserve cerca de 50 ml dela para depois.
- Abra o disco de massa em uma superfície lisa, coloque um pouco de recheio em cima da na extremidade mais próxima a você, então, comece a fechar dobrando dessa extremidade para o centro, como se fosse enrolá-lo, mas você deve puxar as pontas para dentro e dobrá-las.
- Use o pincel de cozinha para pincelar a parte que sobra com massa crua, assim, quando você rolar o harumaki para a frente ele vai se fechar e colar sem dificuldade.
- O rolinho estará pronto.
- Para o molho agridoce, misture água, vinagre, ketchup, açúcar e amido de milho. Leve ao fogo médio até que fique grosso, então, finalize com um pouco do óleo.
Dicas de preparo: você também pode fazer outra versão! Frite em óleo bem quente e coloque de 1 a 3 rolinhos por vez. Quando eles ganharem a coloração dourada, retire e coloque para escolher em papel toalha. O recheio do bolinho primavera por dentro ficará cozido e a massa bem crocante.
Quanto custa em calorias?
Cada harumaki desse sai por aproximadamente 120-150 calorias (dependendo do tamanho). O molho agridoce adiciona mais uns 30-40 calorias por colher. Mas relaxa, é vegetariano e dá pra justificar!
Guarda bem? Dura quanto?
Na geladeira: 2 dias (mas perde a crocância). Congelado? Até 1 mês! Dica: espalma os rolinhos antes de congelar pra não grudarem. Na hora de comer, direto no forno ou airfryer pra ficar sequinho.
"Meu harumaki virou uma cola escolar"
Erro clássico: exagerar no recheio. A massa rasga, o óleo vaza e vira um caos. Segura a ansiedade! O segredo é colocar só 1 colher e meio de recheio por rolinho. Outro pecado mortal: não selar bem as pontas. Pincela bem essa massa crua nas bordas, senão abre igual presente de criança.
Truque de mestre (que ninguém conta)
Usa um pincel de maquiagem limpo (novo, óbvio) pra pincelar a massa! É menor que pincel de cozinha e controla melhor. E olha essa: se a massa grudar na frigideira, joga 1 gota de óleo embaixo e espera 10 segundos - ela solta magicamente.
Sem shitake? Sem crise!
Pode trocar por champignon (fica menos autêntico, mas resolve). Sem vinho de arroz? Cachaça dá um toque brasileiro divertido. Farinha sem glúten funciona, mas a massa fica mais frágil - junta 1/2 colher de amido de milho pra ajudar. Vegano? Tira o vinho de arroz (alguns têm mel) e vê o shoyu.
"Com que isso aqui, hein?"
Clássico: molho agridoce (da receita) + um gengibre em conserva picado. Quer inovar? Põe um guacamole asiático (abacate + shoyu + wasabi). Bebida? Chá verde gelado ou até uma caipirinha de saquê pra quem curte.
De boteco a jantar chique
Corta os rolinhos ao meio e serve com palitinho como petisco. Pra jantar: monta uma "estação harumaki" com vários molhos (picante, teriyaki, mostarda e mel). Já pra festa infantil, faz mini harumakis com recheio de frango e queijo - chama de "rolinhos mágicos".
Sobrou? Transforma!
Recheio que sobrou vira omelete ou mistura no arroz frito. Massa crua? Vira panqueca (só adicionar ovo). E as cascas dos vegetais? Faz um caldo rápido com gengibre e shoyu pra sopas.
O bicho-papão da receita
Todo mundo treme na hora de virar a massa na frigideira. O timing é tudo: espera formar bolhinhas na superfície e as bordas soltarem (uns 40 segundos). Usa uma espátula fina e gira com confiança - se quebrar, vira "massa de harumaki desconstruído" (só dizer que é moderno).
Versão "tudo que tem na geladeira"
Joga dentro: queijo coalho + carne seca desfiada (virou harumaki nordestino). Ou banana da terra + canela (sobremesa surpresa). Minha ousadia favorita: requeijão + goiabada, frita e polvilha açúcar canela. Delícia criminosa.
Se tudo der errado...
Massa virou cola? Transforma em "harumaki scramble": refoga tudo junto com ovo mexido. Recheio aguado? Escorre e mistura farinha de rosca. Queimou? Raspa o queimado e finge que é "defumado". Já salvei um jantar assim e a Daiane nem percebeu!
De onde veio essa delícia?
O harumaki é o rolinho primavera japonês (diferente do chinês, que é mais crocante). A versão com cogumelos é bem tradicional em festivais de outono no Japão, quando os shitakes estão no auge. Curiosidade: o nome significa "rolinho de primavera" porque era comida sazonal!
2 segredos que ninguém fala
1) O vinho de arroz não é só sabor - o álcool evapora e ajuda a tirar o gosto "terra" dos cogumelos. 2) Deixar a massa descansar na geladeira relaxa o glúten - por isso ela não rasga fácil. Ciência, né?
Harmonia de sabores
O umami dos cogumelos + doçura da cenoura + acidez do molho criam um equilíbrio perfeito. Se quiser brincar: coloca um toque de pimenta dedo-de-moça no recheio pra dar contraste. Ou finaliza com gergelim torrado pra crocância extra.
Perguntas que todo mundo faz
Pode fritar em vez de assar? Pode, mas fica mais gorduroso (e grudento). Sem óleo de gergelim? Usa azeite, mas perde o charme. Massa pronta? Até pode, mas a caseira é 10x melhor. Por que meu molho não engrossa? Amido de milho foi pouco ou não deixou ferver o suficiente.
Meus desastres culinários
Uma vez tentei fazer a massa sem descansar... virou um Frankenstein de farinha. Outra vez exagerei no shoyu e os rolinhos ficaram mais salgados que mar. A Daiane riu mas comeu tudo mesmo assim (com 3 litros de água). Moral da história: respeite as medidas!
Modo "conta de luz alta"
Substitui os shitakes por champignon fresco (mais barato). Usa vinagre comum no molho. E o harusame? Pode ser substituído por macarrão espaguete cozido rapidinho e cortado. Fica quase igual!
Elevando o nível
Finaliza com trufa ralada (se tiver milionário). Ou faz um molho de ameixa (ameixa seca + shoyu + mel + água). Para apresentação: corta na diagonal e arruma em pé, como se fosse uma floreira. Instagramável!
Sabia que...
Originalmente, os rolinhos primavera eram recheados com brotos de bambu! E a técnica de dobrar as pontas pra dentro foi criada pra evitar vazamentos durante a fritura. No Japão, tem até competições de quem dobra mais rápido - o recorde é 50 rolinhos em 5 minutos (eu levaria 5 horas).
Completa o seu harumaki com essas sugestões que vão deixar a refeição redonda
Depois de preparar aqueles harumakis crocantes (que eu aposto que já sumiram metade da bandeja antes de chegar à mesa), que tal montar um menu completo? Aqui vão nossas combinações favoritas - a Dai já aprovou todas, e em casa é sempre assim: se sobrar, é milagre!
Para ser o astro do prato
Receita de Frango teriyaki simples: O doce-azedinho combina demais com o harumaki, e o molho é perfeito para mergulhar os rolinhos.
Tempura de camarão (descubra como preparar): Fica uma dupla de frituras asiáticas que ninguém resiste - só cuidado pra não comer antes de servir!
Carne de jaca (saiba como preparar): Para quem quer uma opção vegetariana que engana até os carnudos. A textura puxa mesmo o frango desfiado.
O time de apoio que faz diferença
Arroz frito: Clássico que nunca falha, ainda mais quando pega aquela crostinha no fundo da panela.
Macarrão de panela de pressão: Prático e sempre salvador quando a fome aperta. Dai vive fazendo versões diferentes.
Salada de alface (veja a receita): O contraste de frescor com os fritos é obrigatório. Eu gosto com aqueles croutons caseiros, mas Dai sempre reclama que é trapaça.
Legumes no vapor: Cenoura, brócolis e couve-flor bem al dente, com um fio de azeite. Simples mas cai como uma luva.
Para fechar com chave de ouro (ou de chocolate)
Brigadeiro gourmet (receita aqui): Pequenos mas poderosos - melhor fazer em dobro porque somem rápido.
Bolo de chocolate com morango surpreendente: Clássico que nunca sai de moda, e o morango corta a gordura dos fritos.
Bombom de uva (clique aqui): Leve, refrescante e aquele toque frutado que limpa o paladar.
Gelatina colorida: Nostalgia pura da infância, e as crianças (ou adultos que são crianças grandes) adoram.
Bebidas que casam perfeitamente com seu cardápio
Soda italiana (confira aqui): Refrescante, com aquela gaseificada que corta a gordura dos fritos.
Chá gelado de pêssego: Caseiro, nem muito doce - a gente faz aos litros no verão.
Água aromatizada com limão e hortelã: Simples mas eficiente, e fica linda na jarra de vidro.
E aí, qual combo vai testar primeiro? Conta pra gente nos comentários se conseguiu fazer tudo chegar à mesa sem que o pessoal ataque antes! Aqui em casa é sempre aquela correria, mas no final a gente sempre dá um jeito de sobrar pelo menos um pedacinho de sobremesa... ou não.
2º. Queijo rápido e simples
autor: Ele na Cozinha
Dá uma conferida no quão prático é esse preparo!
Esse rolinho pode ter o conteúdo que desejar, assim, se for um fã de queijo, veja quais e como pode usá-lo para ter um petisco delicioso.
3º. Camarão
autor: Ô lá em casa
Se você gosta de peixes e frutos do mar, vai sentir água na boca só de ler o título dessa receita. Nesse vídeo, você aprenderá o preparo de um camarão muito bem temperado para servir como ingrediente principal do seu lanche.
O camarão é refogado com alho poró, molho de tomate, hondashi e cebolinha.
Rolinho pronto? Frite em óleo quente para dourar. Na hora de servir, use o shoyu para ampliar ainda mais o sabor ou o molho agridoce, o tarê com amido de milho.
4º. Assado
É jantar ou petisco? Você decide.
O que importa nessa é receita é que ela é zero fritura! Isso é ótimo para aqueles que querem dar adeus a imersão nos óleos, mas não abrem mão da crocância.
Esse recheio é feito com carne de lombo suíno moída, leva broto de feijão, repolhozinho e outros ingredientes típicos responsáveis pelo sabor tradicional do rolinho.
Fica pronto em 20 minutinhos.
5º. Chocolate
E quem disse que doces e sobremesas estão de fora da lista? Esta receita é tão simples quanto as outras, mas ainda completamente diferente, afinal, chocolate para rolinho primavera, por mais que pareça fácil, requer um cuidado extra.
Se desejar fritá-lo, é importante ter certeza de que ficou bem fechado para que o conteúdo não vaze. Por outro lado, fazer na air fryer é uma opção.
Pode não parecer, mas uma massa de rolinho assim fica incrível com chocolate.
6º. Banana
Gostou da ideia de rolinho primavera doce? Agora vou mostrar uma receita com a fruta mais tradicional para doces de vários tipos: a banana.
Fácil de encontrar no mercado, docinha por natureza, ela fica uma delícia servindo de recheio para essa sobremesa adaptada. A melhor parte?
O passo a passo é muito simples!
7º. Romeu e julieta
Para manter a vibe doce, agora ganhou o sabor Romeu e Julieta. Aquele mesmo que já se tornou recheio de pizza, de brigadeiro e até tortas porque não tem quem resista!
Essa delícia é muito fácil de fazer porque os ingredientes já são prontos, pois, se usa geleia ou goiabada, o queijo processado e é só montar.
8º. Legumes
Se optar pelos legumes, rolinho primavera que é sugerido aqui, faz com que a sua receita seja básica, ou seja, você pode incrementar, se quiser. Caso opte por ficar fiel à receita, você terá um rolinho primavera vegetariano delicioso com cenoura cortada em tiras e repolho picado.
Todos os ingredientes são super saudáveis.
É realmente a mais prática para consumir no seu dia a dia.
9º. Frango
autor : Food Network Brasil
A nova versão, feita de coxas de frango temperadas com molho de soja, 1 colher (chá) de sal, 1 colher de pimenta e cebolinha verde, tem a apresentação diferente da que estamos acostumados.
É maneira a diferenciada de comer o rolinho que se torna muito elegante para servir em festas e recepções.
10º. Banana com nutella
Para essa receita deliciosa, precisa de pouco: apenas a fruta mais comum na cozinha do brasileiro e do creme de avelã mais popular do momento.
Esse é o seu recheio.
A montagem é feita em segundos! Olha, esse lanchinho fica incrível.
11º. Camarão com cream cheese
O ingrediente rei, presente nos pratos asiáticos que vemos nos restaurantes orientais, agora refogado com azeite e alho em pó. Imagina esse cheiro?
Ele vai para a massa com a quantidade que desejar do queijo fresco.
Lembra muito a um pastelzinho depois de frito.
12º. Carne
Não sabe qual carne usar? Fique à vontade para diversificar.
Recheie a massa com carne moída, lombo de porco desfiado, carne de porco moída ou pode ser usada também carne de jaca como alternativa vegana.
O bom desta receita é a liberdade de criar.
13º. Frango com queijo cremoso
Um franguinho bem temperado não perde para carne bovina alguma. Agora o imagine misturá-lo a cheddar e cream cheese para recheio dos rolinhos.
Nada melhor, né? Sempre dá para incrementar o recheio com o que for da preferência de quem vai comer. Legumes, azeitonas, milho... está tudo valendo.
14º. Morango com Nutella
O resultado é um prato bem equilibrado, pois, o azedo do morango ameniza o doce mais forte do creme de avelã, assim, ele é adequado para uma sobremesa, um petisco de Dia dos Namorados ou algo para a garotada no Dia das Crianças.
Viu só as vantagens dessa receita? Não perca tempo!
15º. Salmão com crème fouettée
Esse rolinho, apesar de usar massa folheada, encontrada facilmente em qualquer supermercado, te economiza um monte de tempo, além de facilitar o trabalho.
O truque é usar várias camadas porque a crocância vai ser maior e fica super bonito a cada mordida, pois, elas vão aparecendo uma sobre a outra.
16º. Vegano
A massa para rolinho primavera é suave e fina, então, em uma panela, coloque a farinha, adicione meia xicara (chá) de água aos poucos e um salzinho. Agora aqueça uma frigideira redonda com um pouco de óleo, adicione uma camada bem fina de massa e cozinhe até mudar de cor e criar borda, então, estará pronto.
O recheio é de é de um mix de repolho e cenoura temperado com 1 colher (chá) de gengibre, 1 colher (sopa) de açúcar, sal e outros. Delicioso e crocante!
O molho leva 1/4 xícara (chá) de vinagre, açúcar, ketchup, maisena e é por isso que fica agridoce.
Além de muitas ideias para petisco ou prato principal, há também opções para a sobremesa que não pode deixar de conferir, afinal, receita de restaurante que dá para fazer em casa? Tem que tentar!
Adicionar comentário