Croissant Salgado E Doce + As Melhores Versões Que Já Viu

O pão clássico e sofisticado da culinária francesa feito com ingredientes do nosso dia a dia.
Croissant Salgado E Doce + As Melhores Versões Que Já Viu nblx / Shutterstock.com

(usar esse) O clássico das padarias francesas feito na sua casa e com o seu toque especial.

Um dos pães mais famosos e queridos do mundo pode ser feito na sua cozinha!

Ele exige algum tempo de dedicação, mas vale a pena. Confira essa receita de croissant para preparar o pão legítimo com todas as 12 camadas de massa folhada. Procurando por recheio?

Cheque as outras opções que estão logo abaixo porque você vai se surpreender com o que é possível acompanhar esse pão.

Receita de croissant salgado clássico e caseiro com gostinho de manteiga: Saiba como fazer

Rendimento
6 unidades
Preparação
30 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
Massa
  • 250 g – 2 xícaras (chá) – de farinha de trigo
  • 2,5 g de fermento biológico seco
  • 5 g – ⅓ colher (sopa) – de sal
  • 30 g – 2 ½ colheres (sopa) – de açúcar
  • 70 g – ⅓ xícara (chá) – de água
  • 70 g – ⅓ xícara (chá) – de leite integral
  • 10 g – ⅓  colher (sopa) – de manteiga sem sal
  • 1 ovo batido com um pouco de água
Recheio
  • 140 g de manteiga sem sal

Modo de preparo

  • Em uma tigela mais larga, adicione a farinha de trigo, o fermento biológico seco instantâneo, o sal, o açúcar e mexa até que esses secos se misturem.
  • Acrescente a água e a mesma quantidade de leite, então, entre com a manteiga em temperatura ambiente.
  • Comece a misturar com uma colher, mas quando o líquido desaparecer, misture com as mãos até que a massa incorpore toda a farinha restante na tigela.
  • O ponto é quando ela estiver firme e não mais grudando nas mãos.
  • Transfira a massa para a bancada ou a coloque em uma superfície limpa.
  • Verifique a consistência. Ficou ressecada? Adicione um pouco mais de água. Está mole? Vá polvilhando farinha aos poucos até atingir a consistência desejada.
  • Agora, usando a base da palma da sua mão, empurre a massa para a frente e a dobre ao meio, de volta ao ponto original. Repita esse processo durante 5 minutos.
  • Faça uma bola com a massa e coloque para descansar por 5 minutos sob um pano.
  • Ao retornar, a embrulhe com plástico filme e a deixe descansar por 30 minutos em temperatura ambiente e mais 1 ou 2 horas na geladeira. Ela precisa estar gelada.
  • Enquanto a massa cresce, prepare o recheio.
  • Corte a manteiga sem sal – ainda gelada – em fatias grossas sobre uma folha de papel manteiga. As organize para formar um quadrado no centro, cubra com outro pedaço de folha e amasse com um rolo até criar uma pasta.
  • Volte a manteiga para a geladeira.
  • Retire a massa, abra a massa com um rolo, adicione a manteiga na diagonal e a feche com a massa, como se embrulhasse um presente. Use o rolo para apertar a massa até ela ficar “fina” de novo, a alongando, então, a abra de novo. O ideal é que ela fique com 35 cm de comprimento x 20 cm de largura. Um retângulo.
  • Faça uma dobra à direita que ocupe 1/3 da massa e outra à esquerda que ocupe 2/3. Em seguida, dobre novamente da esquerda para a direita sobre ela mesma.
  • Enfarinhe a bancada e abra a massa aos poucos no sentido do comprimento. Quando ela chegar em 15 cm x por 35 cm, dobre um lado e cubra ele com o outro, então, use o rolo para abrir a massa novamente.
  • Embrulhe e leve para a geladeira por mais 30 minutos.
  • Alongue a massa até ela ficar com 35 cm x 23 cm, então, use uma faca para aparar as bordinhas. Retire só o mínimo. Em seguida, divida o retângulo em 3 partes iguais e corte essas partes na diagonal, formando 6 triângulos.
  • Faça um pequeno corte no centro da base desse triângulo. Use essas “pontas” que se formaram para começar a enrolar. As empurre na direção da ponta do triângulo, rolando, então conseguirá o primeiro croissant. Repita com os outros.
  • Use um ovo batido com água para pincelar por cima.
  • Os leve para assar em 180º por 30 minutos.

2º. Chocolate

autor: TPM por Ju Ferraz

Para dar certo é só escolher sua barra de chocolate favorita!

Depois da massa pronta, corta um pedaço da barra e enrola na massa. Antes de ir ao forno, o ideal é colocar numa forma com papel manteiga por 20 minutos para a massa crescer ainda mais.

Alguma dúvida de que o pãozinho de chocolate é o mais gostoso?

3º. Nutella

autor: Tv Churrasco

Se Nutella pura já é uma delícia, imagina combinado com o sabor do pão francês?

Um segredinho para essa receita: ao colocar a massa no forno é essencial colocar a pontinha para baixo para a massa não abrir.

E para deixar ainda mais delicioso uma dica boa é, depois de pronta você pode polvilhar açúcar de confeiteiro garantindo, ainda mais, a textura crocante.

4º. Banana

autor: Cozinha de Gente Moderna

Tem coisa que combina mais com banana do que canela?

Nessa receita de croissant, o diferencial é: em uma tigela coloque a canela e o açúcar e misture. Após colocar a banana na massa, coloque 1 colher da mistura em cima da banana, feche a massa e asse.

A canela, além do cheirinho convidativo, proporciona um sabor mais adocicado e marcante. Tem coisa melhor?

5º. Amêndoa

autor: Mon Chouxchoux

Para essa receita, além da massa pronta é preciso fazer a calda e um creme.

O diferencial da calda é que se pode colocar um pouquinho de rum, bebida feita a partir da fermentação do melaço, ou seja, bem docinha.

Depois de pronto, corte a massa e passe a calda nos dois lados para deixar a massa umedecida. Por fim, é só acrescentar o creme de amêndoas.

O creme é feito com amêndoas trituradas, adoçante, manteiga e ovo, misture os ingredientes até obter uma pasta cremosa.

Ainda dá para decorá-lo com uma leve camada de recheio e amêndoas picadinhas. Além de delicioso, fica uma linda apresentação.

6º. Goiabada

autor: Ester

Além de deliciosa, a goiabada é excelente para a pele por ajudar a prevenir o envelhecimento precoce.

Nesse croissant, antes de enrolar a massa, a goiabada, picada em pedaços, deve ser colocada na parte larga da massa.

Uma dica para os mineiros: que tal transformar o pão francês na combinação mais mineira de todos, o Romeu e Julieta? Para isso é só acrescentar uma fatia de queijo a goiabada e se deliciar com as lembranças gastronômicas de Minas.

7º. Doce de leite com coco

autor: Arosa Oficial

Além da massa fininha, o ideal é passar uma camada bem leve de doce de leite, aproximadamente 1 colher, com uma pequena camada de coco na massa antes de levar para assar.

Um diferencial é o coco ralado queimado, que é super fácil de fazer: é só colocar o coco ralado na panela e ir mexendo aos poucos até começar a dourar.

Depois, é só colocá-lo num recipiente por mais alguns minutos e esperar esfriar.

8º. Frango com requeijão

autor: SuperFrango

Se sem o recheio é bom, recheado com frango e requeijão é ainda melhor.

Nesse croissant, a massa ainda é feita com manteiga em temperatura ambiente ou temperatura média e precisa ficar quieta por 40 minutos, no mínimo. O necessário no recheio é: cebolinha refogada, alho, peito de frango desfiado e extrato de tomate.

Depois de misturar tudo em uma frigideira com temperatura alta, o recheio deve ser levado para o freezer para resfriar junto com a massa.

A dica de ouro é: Após colocar o recheio na massa, acrescentar 1 colher de sopa de requeijão e deixar na geladeira por 15 minutos, antes de colocar para assar no forno pré-aquecido até dourar. Isso garante que o recheio fique bem concentrado e saboroso.

9º. Geleia de frutas vermelhas

autor: Arosa Oficial

Para quem gosta de sofisticação, esse croissant é a melhor pedida!

O queijo Brie é conhecido como o “Rei dos queijos” e o mais antigo da França. A dica mais refinada para mais harmonizá-lo é acompanhá-lo com geleia. Quando a massa estiver pronta e um pouco mais fria, o ideal é cortá-la longitudinalmente.

Depois, é só passar 1 colher de sopa generosa de geleia de frutas vermelhas e colocar o queijo Brie cortado em fatias. E para deixar ainda mais saboroso, é só colocar em uma assadeira e levar ao forno até o queijo derreter e está pronto.

10º. Queijo

autor: Escola DE SALGADOS

Fazer massa pode ser um processo longo, mas que vale a pena, afinal, pensou em queijo e já vem logo o gostinho do café bem passado à mente, não é?

O recheio prático de fazer, já que é só picar o queijo em pedaços e enrolar na massa. Há ainda quem goste de presunto e queijo, então, para esses, é só acrescentar o queijo e presunto e ser feliz.

Para esta receita o diferencial aqui é um pouquinho de orégano e um pouquinho de gergelim dando um toque de chef.

11º. Leite condensado

autor: Petitchef PT

E se a massa já fosse adocicada?

Essa é a diferença de como fazer croissant de leite condensado.

A massa é composta por 2 xícaras de farinha de trigo, 25 gramas de fermento, 2 latas de leite condensado, 175 ml de leite e 3 colheres de sopa de manteiga amolecida. É só bater tudo na batedeira e deixar a massa quieta por duas horas até ficar pronta.

O ideal é enrolar a massa da parte maior para a menor, depois disso, é só pincelar leite por fora antes de levar para assar em assadeira untada.

12º. Salsicha

autor: O Costa

Já pensou em como fazer croissant fácil de salsicha?

A salsicha é o famoso ingrediente coringa: é baratinho, barato e bom.

Essa delícia é super fácil. A salsicha é encontrada em qualquer mercado e não precisa ser preparada. É só ferver e coloca-la na massa aberta antes de enrolar. Depois é só assar.

Com tantas receitas fáceis apresentadas dá para escolher uma por dia, agradar a todo tipo de paladar e, ainda, harmonizar qualquer momento.

Uma massa deliciosa, folhada e diferente de tudo que pode fazer sucesso no seu fim de ano. Mas vá além! Faça as receitas e se delicie no seu dia a dia com a crocância e a sofisticação do queridinho francês.

poste no pinterest esta imagem de receita de croissant

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.