12 Receitas de Croissant Salgado e Doce Masi Deliciosas que Já Viu

  • O pão clássico e sofisticado da culinária francesa feito com ingredientes do nosso dia a dia.
Publicado em Lanches
12 Receitas de Croissant Salgado e  Doce Masi Deliciosas que Já Viu

Quem nunca se imaginou nas confeitarias de Paris tomando café e comendo um delicioso pãozinho francês? A culinária francesa é conhecida por encantar com sua sofisticação e sua variedade de vinhos, pães e doces.

O queridinho dos franceses, conhecido pelo seu clássico formato de lua, por sua cor dourada e pelo aspecto crocante ganhou destaque mundial e fez com que os chefs de todo o mundo reproduzissem, à sua maneira, a famosa receita de croissant.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Seja ele doce ou salgado, o carro-chefe da panificação francesa é sempre uma boa e chique pedida para incrementar o café da manhã e o lanche da tarde. Seja combinado com chá ou com café é garantia de agradar qualquer paladar.

poste no pinterest esta imagem

Receita de CROISSANT SIMPLES: Como Fazer

O segredo da receita de como fazer Croissant está em uma massa com miolo bem macio e amanteigado e a parte de fora dourada, laminada e crocante.

Anúncio
Continue lendo abaixo

A massa é comum a todos: 3 xícaras de farinha de trigo, 1 colher de sopa de fermento biológico, 3 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente, 2 colheres de sopa rasas de açúcar, 2 ovos batidos, 1 colher de sal e ½ xícara de água em temperatura ambiente.

O modo de preparo é simples: Em uma tigela coloque 1 ⁄ 2 xícara de farinha de trigo, misture o fermento e açúcar e acrescente sal, água, ovos, 3 colheres de sopa de manteiga e bata bem com uma colher.

Leve a massa para uma superfície plana e deixe descansar durante 40 minutos em uma tigela polvilhada com farinha de trigo. Misture 100g de manteiga com 1 colher de sopa de farinha de trigo e reserve. Enquanto isso abra a massa com um rolo, garantindo que fique com 1 cm de espessura, sobre a mesa polvilhada, e espalhe pedaços de manteiga e farinha. Vire a massa pelos dois lados.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Depois corte-a em triângulos grandes. E, em seguida, coloque a massa em uma assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo para crescer.

Enquanto isso, aqueça o forno em temperatura média por 10 minutos. Para pincelar use o ovo batido e asse até dourar. Com essa mesma massa é possível fazer várias receitas de croissant. O mais especial é poder brincar com os sabores e recheios, olha só:

DE CHOCOLATE

Para dar certo é só escolher sua barra de chocolate favorita!

Depois da massa pronta, corta um pedaço da barra e enrola na massa. Antes de ir ao forno, o ideal é colocar numa forma com papel manteiga por 20 minutos para a massa crescer ainda mais.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Uma curiosidade: O cacau, presente no chocolate, auxilia na liberação do hormônio dopamina, o conhecido hormônio da felicidade.

Alguma dúvida que o pãozinho de chocolate é a forma mais gostosa de liberar dopamina?

DE NUTELLA

Se Nutella pura já é uma delícia, imagina combinado com o sabor do pão francês?

Um segredinho para essa receita: ao colocar a massa no forno é essencial colocar a pontinha para baixo para a massa não abrir.

Anúncio
Continue lendo abaixo

E para deixar ainda mais delicioso uma dica boa é, depois de pronta você pode polvilhar açúcar de confeiteiro garantindo, ainda mais, a textura crocante.

DE BANANA

Tem coisa que combina mais com banana do que canela?

Nessa receita de croissant, o diferencial é: em uma tigela coloque a canela e o açúcar e misture. Após colocar a banana na massa, coloque uma colher da mistura em cima da banana, feche a massa e asse.

Anúncio
Continue lendo abaixo

A canela, além do cheirinho convidativo, proporciona um sabor mais adocicado e marcante. Tem coisa melhor?

DE AMÊNDOA

Para essa receita, além da massa pronta é preciso fazer a calda e um creme.

O diferencial da calda é que se pode colocar um pouquinho de rum, bebida feita a partir da fermentação do melaço, ou seja, bem docinha.

Depois de pronto, corte a massa e passe a calda nos dois lados para deixar a massa umedecida. Por fim, é só acrescentar o creme de amêndoas.

Pode gostar também:

Anúncio
Continue lendo abaixo

O creme é feito com amêndoas trituradas, adoçante, manteiga e ovo batido, misture os ingredientes até obter uma pasta cremosa.

Ainda dá pra decorá-lo com uma leve camada de recheio e amêndoas picadinhas. Além de delicioso, fica uma linda apresentação.

DE GOIABADA

Além de deliciosa, a goiabada é excelente para a pele por ajudar a prevenir o envelhecimento precoce.

Nessa receitinha, antes de enrolar a massa, a goiabada, picada em pedaços, deve ser colocada na parte larga da massa.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Uma dica pros mineiros: Que tal transformar o pão francês na combinação mais mineira de todos, o Romeu e Julieta? Para isso é só acrescentar uma fatia de queijo a goiabada e se deliciar com as lembranças gastronômicas de Minas.

DE DOCE DE LEITE COM COCO

Além da massa fininha, o ideal é passar uma camada bem leve de doce de leite, aproximadamente uma colher, com uma pequena camada de coco na massa antes de levar para assar.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Um diferencial é o coco ralado queimado, que é super fácil de fazer: é só colocar o coco ralado na panela e ir mexendo aos poucos até começar a dourar.

 Depois, é só colocá-lo num recipiente por mais alguns minutos e esperar esfriar.

DE FRANGO COM REQUEIJÃO

Se sem o recheio é bom, recheado com frango e requeijão é ainda melhor.

Nessa receita de croissant salgado o modo de preparo do recheio e: cebolinha refogada, alho, peito de frango desfiado e extrato de tomate.

Depois de misturar tudo em uma frigideira com temperatura alta, o recheio deve ser levado para o freezer para resfriar junto com a massa.

A dica de ouro é: Após colocar o recheio na massa, acrescentar uma colher de sopa de requeijão e deixar na geladeira por 15 minutos, antes de colocar para assar no forno pré aquecido. Isso garante que o recheio fique bem concentrado e saboroso.

DE QUEIJO BRIE E GELEIA DE FRUTAS VERMELHAS

Pra quem gosta de sofisticação, essa é a melhor pedida!

O queijo brie é conhecido como o “Rei dos queijos” e o mais antigo da França. A dica mais refinada para mais harmonizá-lo é acompanhá- lo com geleia.

Quando a massa estiver pronta e um pouco mais fria, o ideal é cortá-la longitudinalmente.

Depois passar uma camada generosa de geleia de frutas vermelhas e colocar o queijo Brie cortado em fatias.

Para deixar ainda mais saboroso, é só colocar em uma assadeira e levar ao forno até o queijo derreter e está pronto para ser apreciado.

DE QUEIJO

Pensou em queijo já vem logo o gostinho do café bem passado, não é? Os mineiros que nos digam.

É super prático de fazer, já que é só picar o queijo em pedaços e enrolar na massa. Há ainda quem goste de presunto e queijo, para esses, é só acrescentar o presunto e queijo.

Para esta receita o diferencial aqui é um pouquinho de orégano e um pouquinho de gergelim dando um toque de chef.

DE LEITE CONDENSADO

E se a massa já fosse adocicada? Essa é a diferença de como fazer croissant doce de leite condensado.

A massa é composta por 2 xícaras de farinha de trigo, 25 gramas de fermento, 2 latas de leite condensado, 175 ml de leite e 3 colheres de manteiga amolecida.

É só bater tudo na batedeira e deixar a massa descansar por duas horas até ficar pronta.

O ideal é enrolar a massa da parte maior para a menor, depois disso, é só pincelar leite por fora antes de levar para assar.

A decoração fica por conta do açúcar de confeiteiro que deve ser peneirado no final. Deu água na boca, né?

DE SALSICHA

Já pensou em como fazer croissant fácil de salsicha?

A salsicha é o famoso ingrediente coringa: é baratinho, barato e bom.

Essa delícia é super fácil. A salsicha é encontrada em qualquer mercado e não precisa ser preparada. É só ferver e coloca-la na massa aberta antes de enrolar. Depois é só assar.


Com tantas receitas fáceis apresentadas dá para escolher uma por dia, agradar a todo tipo de paladar e, ainda, harmonizar qualquer momento.

Faça as receitas e se delicie com a crocância e a sofisticação do queridinho francês.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.