Chips de Batata Doce na Air Fryer Crocante

  • A prova de que é possível ter saúde sem abrir mão do sabor, super sequinha e deliciosa para quem quer uma alimentação saudável.
Publicado em Lanches

A batata doce é um componente garantido no prato de todos os adeptos de uma vida saudável, devido a todos os seus benefícios, ela se tornou uma das queridinhas. Mas ninguém gosta de comer todo dia a mesma coisa.

E é por isso que diversificar no preparo, encontrando sempre novas e melhores combinações faz toda diferença para que a hora da refeição não se torne uma tortura ou mera obrigação. Então, vamos aprender a dar um gostinho especial àquela comidinha básica de um jeito muito fácil com essa Receita De Chips De Batata Doce Na Air Fryer.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Vem comigo!

poste no pinterest esta imagem

Receita de Chips de Batata Doce na Air Fryer Crocante: Saiba Como Fazer

Quantidade
210g de batatas chips
Preparação
30 minutos
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

2
batatas doces
4
colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal
a gosto

Modo de preparo

1

Limpando as batatas

  1. Lave as batatas doces em água corrente e passe sobre ela uma escova, especifica para alimentos, buscando deixá-la bem limpa.
  2. Depois disso, use uma faca de mesa pra retirar as imperfeições e restos de terra que possam ter permanecido. É importante limpar bem porque essa batata costuma ser vendida ainda um pouco suja.
  3. Este processo é solicitado devido ao fato de que nessa receita não é necessário tirar a casca. No entanto, se você tem preferência pela batata descascada, então não é preciso fazer tudo isso. É suficiente lavá-la rapidamente em água corrente.
2

Fatiando a batata

  1. Agora deve deixar a batata em fatias bem finas, o ideal é utilizar um fatiador, uma vez que, cortando com uma faca, você dificilmente conseguirá atingir um resultado adequado.

Dica: Os raladores tradicionais, de quatro lados, no geral, possuem um fatiador em uma de suas faces, ele pode ser utilizado para produzir as fatias.

Anúncio
Continue lendo abaixo
3

Hora de temperar

  1. Coloque toda a batata em um recipiente e adicione sal e azeite.
  2. Misture tudo muito bem.
4

Vamos assar!

  1. Coloque as batatas na airfryer e jogue mais um pouco de sal.
  2. Ajuste a temperatura da para 160°C
  3. Coloque inicialmente 5 minutos. Passado esse tempo, olhe de 3 em 3 minutos para mexer um pouco e verificar se está no ponto. O tempo total é de aproximadamente 15 minutos.
  4. Agora espere esfriar para sair o vapor e pronto. A batata está perfeita para ser saboreada!

Dica: Se quiser que suas batatas assem mais depressa, existe um modo de apressar o processo. Basta coloca-las lado a lado, evitando sempre sobrepor umas às outras. Nesse caso o tempo para assar é de, em média, 5 minutos. Se abrir e ainda não estiver pronto, pode deixar mais 1 minuto que será suficiente.

Veja também a versão de chips de batata doce assada no forno.

Dá pra substituir o azeite?

Sim. Todos os tipos de óleo funcionam, desde o de coco até o de soja. No entanto, o sabor fica diferente com cada óleo, por isso, escolha um que goste.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Qual o melhor lugar para deixar esfriar, posso deixar dentro da airfryer?

O ideal é deixar em um local arejado, se precisar cobrir, faça isso apenas com guardanapo, procurando não abafá-las. Deixar as batatas dentro da airfryer fará com que fiquem murchas porque o vapor irá umedecê-las.

Por que minha batata não ficou crocante?

Existem alguns fatores que podem ter influenciado esse resultado. Cito os 3 principais: primeiro, as fatias não ficaram finas o suficiente; segundo, elas ainda não esfriaram; terceiro, esfriaram em condições inadequadas.

Observe se algum dos motivos citados se encaixa no seu caso, se a resposta for sim, ele, provavelmente é o causador da textura que você obteve, corrija e tente mais uma vez.

Qual o melhor tipo de batata para fazer essa receita?

Você pode usar qualquer batata doce na airfryer, no entanto, a rosada ou avermelhada, ao ser preparada dessa forma, fica com ainda mais crocância que as demais.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Posso aumentar a temperatura para fritar mais rápido?

Não. Isso pode comprometer a qualidade da textura da sua batata e até mesmo queimá-la, visto que, ela é preparada com fatias bem finas.

É possível usar outros temperos?

Claro que sim. Se prefere uma batata chips mais elaborada, pode escolher outros sabores que lhe agradem e misturar junto no momento em que acrescentar o azeite e o sal.

Dá pra usar páprica doce, alecrim, alho, pimenta do reino, orégano, cúrcuma, entre outros. Todos os temperos citados ficam deliciosos nesse prato, é só escolhe as combinações que mais lhe agradem e acrescentar.

Já quem prefere um gosto mais marcante, há a opção de cobrir tudo com queijo parmesão.

Anúncio
Continue lendo abaixo

O que fazer quando a batata fica com partes escuras após ser fatiada?

Para evitar que isso ocorra, o ideal é utilizá-las rapidamente após serem cortadas. Entretanto, se isso não é possível, então, prepare uma tigela com água e 1 colher (sopa) de vinagre e vá colocando as fatias dentro, depois cubra com plástico filme e, se possível, mantenha na geladeira. Apesar de poder ser adiado, o processo de oxidação é natural e não possui contra indicações no que se refere ao consumo, ou seja, não precisa jogar tudo fora. Entendido?

Em que ocasiões posso servir esse prato?

Ele serve como lanche da tarde, da madrugada, assim como é um ótimo petisco, que pode ser servido, inclusive acompanhado de molhos.

Qual a validade?

O ideal é consumir após esfriar, pois com passar do tempo ela pode ter a textura alterada.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Como congelar?

O processo de congelamento é possível, porém, deve-se ficar atento a alguns detalhes importantes. Isto porque a batata não deve ser congelada crua, pelo risco de desmanchar-se completamente. A casca também precisa ser retirada e as fatias não podem ser muito finas, já que irão passar por um processo de pré-cozimento. Siga o passo-a-passo:

Primeiro lave as batatas, descasque-as e corte em fatias um pouco mais espessas do que as que você faria se fosse utilizá-las imediatamente. Depois coloque uma panela com água no fogo e assim que ferver, jogue as batatas. Deixe por 10 minutos e escorra a água. Espere esfriar. Para armazenar use sacos plásticos específicos para isso. Lembre-se de retirar todo o ar. Finalize colocando uma etiqueta e levando para o freezer. É possível guarda-las por mais 6 meses.

Para descongelar, o ideal é levar diretamente para fritar ou deixar por alguns minutos na geladeira antes de preparar.

Gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.