Chips de Batata Doce Assada no Forno Fit

Todas as qualidades em um único prato: saboroso, fácil e saudável. Um lanchinho ideal para ser consumido entre as refeições.
Publicado em Lanches
Chips de Batata Doce Assada no Forno Fit

A batata doce é o tipo de alimento que dá pra comer sem culpa e não é preciso prepará-la sempre da forma tradicional. Ela pode deixar de ser um componente básico do almoço e se tornar um prato ainda mais saboroso e especial.

Podendo ser servido em eventos maiores ou naquele encontro entre amigos, onde sempre cai bem um petisco. Enfim, o que você precisa saber é que dá pra aproveitar muito bem a versatilidade desse alimento e o melhor, de um jeito muito fácil e prático. Está esperando o que? Confira essa Receita de Chips De Batata Doce Assada No Forno.

Vamos começar!

poste no pinterest esta imagem

Receita Chips de Batata Doce Assada no Forno: Saiba Como Fazer

Quantidade
100g de batatas
Preparação
40 minutos
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

1
batata doce
2
colheres (sopa) de azeite de oliva
Orégano
Tomilho
Sal
Pimenta do reino

Modo de preparo

1

Limpando as batatas

  1. Lave as batatas doces em água corrente e passe sobre ela uma escova, específica para o uso em alimentos, buscando deixa-la bem limpa.
  2. Depois disso, use uma faca de mesa para retirar as imperfeições e restos de terra que possam ter permanecido. É importante limpar bem porque essa batata costuma ser vendida ainda um pouco suja. E queremos o chips de batata doce bem limpinho.

Dica

Este processo é solicitado devido ao fato de que nessa receita não é necessário retirar a casca. No entanto, se você tem preferência pela batata descascada, então não é preciso fazer tudo isso. É suficiente lavá-las rapidamente em água corrente.

2

Fatiando e temperando

  1. Corte as batatas em fatias bem finas, prefira utilizar um fatiador para realizar esse processo, pois com a faca, o mais provável, é que você não consiga deixa-las fininhas o suficiente e isso pode comprometer a textura, deixando-as menos crocantes do que o desejado.
  2. Leve para uma tigela, prato ao algum outro recipiente de sua preferência e acrescente o orégano, o tomilho, sal e pimenta do reino e o azeite.
  3. Agora misture tudo para que o tempero possa percorrer todas as fatias.
3

Hora de assar!

  1. Escolha uma forma e forre-a com papel manteiga.
  2. Em seguida coloque as batatas uma ao lado da outra. Tenha cuidado para que elas não fiquem sobrepostas umas às outras, pois isso pode causar algumas partes mal assadas.
  3. O próximo passo, leve ao forno preaquecido, a uma temperatura de 180°C, por um período de aproximadamente 15 minutos.
  4. Abra o forno, mas não desligue ainda. Retire-as e, com um garfo, um pegador de macarrão ou o que você achar mais prático no momento, vire uma por uma.
  5. Agora nós vamos assar o outro lado. Volte com a forma para o forno e deixe por mais 15 minutos, na mesma temperatura. Prontinho! Pode saborear seu chips de batata doce sem culpa!

Quais molhos posso usar para comer com a batata doce chips crocantes?

Existem alguns molhos muito fáceis de preparar e que combinam perfeitamente com esta receita. Um deles é o molho rosé: preparado com a mistura de 2 colheres (sopa) de catchup, 3 colheres (sopa) de maionese e 1 colher (sopa) de mostarda; é só mexer tudo e aproveitar, caso você queira, acrescente algumas gotas de limão.

Outra possibilidade é o molho de mostarda e mel, ainda mais simples que o anterior, ele é feito com 2 colheres (sopa) de mel, 2 colheres (sopa) de mostarda e 3 de azeite de oliva. Essa também é uma opção deliciosa.

Qual a melhor batata para assar no forno?

A batata doce conhecida como rosada ou avermelhada dá os melhores resultados nesse caso, esse tipo deixa a textura mais crocante e seca. No entanto, você pode utilizar qualquer batata doce que você tenha em casa. Todas ficam saborosas preparadas dessa forma.

Qual a melhor forma de guardar?

É importante deixá-las de forma que fiquem arejadas, não deixe dentro do forno nem em um local muito abafado, pois o vapor que elas soltam pode umedecê-las. Coloque em uma tigela ou prato e cubra apenas com guardanapo ou com papel toalha.

Posso usar óleo de coco no lugar do azeite de oliva?

Sim. Na verdade, qualquer óleo funciona bem, escolha um cujo sabor lhe agrade, pois ele deixar um gostinho de fundo, mesmo sendo esquentado.

Dá pra fazer com outros temperos?

Sim. Você pode acrescentar ingredientes ou substituir alguns, dependendo do seu gosto. Vale a pena experimentar com páprica doce, cúrcuma e até com a mistura de açúcar e canela. Essas são apenas sugestões, dá pra criar combinações e variações deliciosas. Crie sem medo!

O que faço pra minha batata não grudar na forma?

É importante escolher uma forma que facilite sua vida, por isso, as mais indicadas são as antiaderentes. Além disso, é possível untar a forma com o óleo que você escolher. Essas duas coisas vão evitar o problema.

Por que minha batata não ficou crocante?

Existem alguns fatores que podem ter influenciado esse resultado. Cito os 4 principais: primeiro, as fatias não ficaram finas o suficiente; segundo, elas ainda não esfriaram; terceiro, esfriaram em condições inadequadas; quarto, óleo colocado em excesso.

Observe se algum dos motivos citados se encaixa no seu caso, se a resposta for sim, ele, provavelmente é o causador da textura que você obteve, corrija e tente mais uma vez.

Qual a validade?

O ideal é comê-la assim que estiver fria, pois ela perde a textura crocante à medida que o tempo passa.

Dá para congelar?

Não dá pra congelar o prato pronto, pois o descongelamento faria com que ele perdesse toda a crocância e tivesse seu sabor alterado. Mas você pode fatiar as batatas, deixá-las pré-cozidas e acomodá-las em sacos de plástico próprios. Em seguida leve-as ao freezer. Lembre-se de colocar uma etiqueta com a data em que foram guardadas.

Para pré-cozinhar é só adicioná-las em uma panela com água já fervendo e deixar por 10 min. Depois é só escorrer.

Passando por todo esse processo elas podem ficar armazenadas por até 6 meses. No entanto, quando for descongelar, leve-as diretamente ao forno. Se você precisar tirar alguns minutos antes de poder fritar, então deixe descongelando dentro da geladeira, nunca em temperatura ambiente.

Agora dominou a arte de como fazer chips de batata doce no forno, aproveite todos os benefícios desse belezinha. Ótimo para qem deseja ter uma alimentação saudável.

Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.