Chipa Paraguaia De Queijo Assada para lanches especiais

Seja original na cozinha e inove suas receitas com essa maravilhosa iguaria!
Chipa Paraguaia De Queijo Assada para lanches especiais
Avalie este item
(5 votos)

Está com vontade de assistir aquele filminho comendo algo diferente? Então, não deixe de experimentar essa Receita De Chipa Paraguaia de Queijo Assada Simples divina conhecida como chipas paraguaias.

Algo diferente do que estamos acostumados e uma ótima companhia para todos os seus momentos.

Tenha suas chipas sempre em casa e leve com você para onde for! Mas, não se esqueça: leia toda a receita, dicas, recomendações e tenha os ingredientes em mãos antes do início.

Receita De Chipa Paraguaia De Queijo Assada Simples: Saiba Como Fazer

Quantidade
24 unidades
Preparação
40 minutos
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

2
ovos;
1 1/2
de queijo muçarela ralada;
1
xícara de leite (mais ou menos);
1 1/2
colher de manteiga;
500gr
polvilho doce;
2
colheres de azeite;
1
pacote e meio de queijo ralado;
1/2
colher de sal

Modo de preparo

1

Os cuidados com a massa

  1. Em um recipiente, coloque o polvilho doce, o queijo ralado, o sal, a manteiga em temperatura ambiente, a muçarela e os ovos,
  2. Mescle bem todos os ingredientes.
  3. Muitas vezes, o leite não é necessário no preparo. Mas, se você perceber que não está conseguindo alcançar o ponto, adicione-o aos poucos. Ás vezes, você pode precisar de meia xícara, outra dela inteira;
  4. Para facilitar a incorporação de todos os ingredientes, misture com as mãos por bastante tempo.

Preste atenção ao ponto da massa que não pode ficar frágil, ao ponto de se desmanchar. Ela tem que ficar muito macia e grudar um pouquinho, pois essa é a natureza do polvilho

2

Modelando as Chipas

  1. Quando atingir o ponto ideal da massa, prepare uma assadeira untada apenas com azeite;
  2. Comece a modelar as chipas, retirando pequenos pedaços da massa e modelando em formato parecido com uma ferradura;
  3. Disponha cada uma delas na assadeira, deixando um espaço entre uma e outra.
3

Hora do Forno

  1. Leve a assadeira ao forno por, aproximadamente, 20 minutos, ou quando alcançar o ponto ideal;
  2. Quando você perceber que elas estão com uma cor mais dourada e querendo começar a rachar, é hora de desligar o forno. Mas, não deixe que fiquem muito douradas, evitando que fiquem duras ;
  3. Sirva à vontade.

Veja também outros lanches incríveis como a cueca virada simples, a e receita de dadinho de tapioca.

Recomendações

  • Nessa receita, não pode substituir manteiga por margarina. Caso contrário, é possível que não dê certo;
  • Experimente deixar o queijo muçarela na geladeira para depois ralá-lo. Ele ficará um pouco mais durinho, o que é ideal como ingrediente dessa receita;
  • Quando for misturar os ingredientes, faça isso cuidadosamente. Evite tirar a colher do fundo do recipiente, pois o polvilho espirra muito e pode te dar trabalho quando você for limpar;
  • Enquanto mistura a massa, retire todo o polvilho das bordas da tigela. Caso contrário, essas sobras podem grudar na mistura sem se incorporarem a ela;
  • Lembre-se do preaquecimento do forno, uns cinco minutos antes de colocar as chipas para assar. Se esquecer, elas podem murchar;
  • Foram indicados vinte min como tempo para assar. No entanto, isso depende do forno de cada um, pois a potência se diferencia muito. Por isso, vá olhando sempre, a cada cinco minutos, evitando a perda do ponto ideal da massa.

Dicas:

  • Se quiser que a massa fique mais maleável, pode acrescentar um pouco de azeite. Ela vai desgrudar com mais facilidade das suas mãos;
  • Quando a chipa paraguaia esfriar, coloque em um saco plástico para evitar que fique dura;
  • O polvilho doce vendido a granel pode ser mais fresco do que o vendido em pacote.

Pode congelar?

Caso queira fazer e vender ou pense em deixar as chipas semiprontas, pode congelar. Só não será possível fazer isso depois que forem assadas.

O procedimento correto é o seguinte: após modelar as chipas em sua forma de ferradura, distribua em uma assadeira e cubra com papel-filme. Elas devem ir ao congelador dessa maneira por 2 horas.

Depois desse período, tire-as do congelador, transfira-as para um saco plástico e congele novamente. Elas duram até três meses no freezer. Mas, lembre-se de colocar etiquetas nos saquinhos informando a data em que foram feitas e até quando irão durar.

Quando quiser consumir, deve tirar do congelador e colocar diretamente no forno preaquecido a 220º. Elas devem assar por 25 min até ficarem prontas.

E se eu só tiver o polvilho azedo em casa?

Tudo bem, pode utilizar no lugar do doce. A diferença é que vai precisar colocar muito mais leite do que a receita indica para conseguir a textura da massa.

Chipas sem leite e sem glúten

Se tem intolerância a leite ou glúten, saiba que pode apreciar sua receita assim mesmo! Existem adaptações possíveis.

Substitua o leite de vaca por um vegetal da sua preferência. Acrescente 50g de óleo de coco, na hora da mistura dos ingredientes.

Em substituição ao queijo, que é o que dá o sabor à chipa, utilize os temperos da sua preferência, orégano e gergelim, por exemplo.

Se quiser deixar com um sabor ainda mais especial, você pode picar azeitonas e adicioná-las à massa.

Depois disso, é só seguir o restante do passo a passo da receita. Dá super certo e fica uma delícia!

Outras formas de preparo

A chipa é um lanche tradicional, daquelas que passam de geração a geração, mas possui uma versatilidade impressionante.

Pode adaptar e fazê-la ao seu gosto: chipas fritas, com mais queijo, em formato de bolinhas ou tirinhas e com recheios diferentes, goiabada, por exemplo. É possível usar queijo meia cura pra deixar mais cremoso.

Solte a imaginação! O gostoso é ser original!

O melhor aperitivo das suas tardes

Está curtindo uma daquelas tardes preguiçosas e quer um bom acompanhamento para o cafezinho? Aposte nas chipas.

Está assistindo a um filme e quer comer algo gostoso para acompanhar? A chipa é uma excelente opção. Na pressa do dia a dia, sem tempo de preparar algo para comer? Tem aquelas massas de chipas no congelador te esperando.

Com tantos benefícios, vai querer levar essa receita de chipa para saborear em todos os lugares. É bem parecido com nosso pão de queijo, porém diferente.

Gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Sobre o autor

Rafael Gonçalves

O cozinheiro apaixonado que transforma cada prato em memória.

Rafael não é um chef de restaurante estrelado, mas tem o dom de transformar cada prato em uma verdadeira obra de arte, cheia de sabores e histórias. Apaixonado por gastronomia desde sempre, já mergulhou em cursos de churrasco, confeitaria e até cozinha italiana, francesa e brasileira, só para garantir que nenhum tempero fique sem seu toque especial. Em casa, é o rei do fogão: seja no almoço de domingo com a família ou nas festas onde todo mundo já sabe que quem manda na cozinha é ele. Há 10 anos casado com a Daiane, descobriu que cozinhar juntos é tão gostoso quanto comer, e transformou a mesa num lugar sagrado, onde cada refeição vira motivo pra celebrar.

Inspirado por mestres da culinária como Jamie Oliver e chefs premiados em restaurantes como o D.O.M. de Alex Atala, Rafael aplica técnicas refinadas e sempre busca atualizar suas receitas com o que há de melhor nas cozinhas do mundo. Se tem alguém que conhece os sabores do Brasil e do mundo, é ele. Já desbravou os melhores restaurantes, do Figueira Rubaiyat em São Paulo ao Terraço Itália, sem falar nas experiências internacionais que inspiram suas receitas. Mas, no fim do dia, seu maior orgulho é ver o sorriso da família ao provar um prato feito com carinho. Quer ver dicas, descobertas e muito sabor no dia a dia?

Está no lugar certo, aqui no sabor na mesa, trago todas as receitas que testei, gostei e reuni durante toda a minha vida.

Segue lá no Instagram e vem comer com a gente! ??

Instagram icon https://www.instagram.com/raf.gcs

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar