12 Receitas de Bolinho de Chuva Com Banana + Versões Crocantes e Macias da Receitas

  • Esse bolinho é especialidade do brasileiro, mas tem fama em Portugal por ser um petisco fácil de fazer para dar aquela adoçada no paladar após o almoço.
Avalie este item
(23 votos)

Sabe aquele prato que a tia Nastácia fazia o tempo todo? Era uma massa de farinha crocante e açucarada. Simples, né? Mas agora eu quero te apresentar essa versão ainda mais top desse lanchinho agora com banana!

Feito a partir da fruta mais presente na mesa das famílias desse país, essa receita de bolinho de chuva com banana é digna de livro de receitas de vó, leva poucos ingredientes, fica deliciosa e vai bem mesmo em dias de sol.

E nem é só isso! Tenho várias outras alternativas com doce, chocolate, fit e até recheadas para te ajudar a inovar, estão após essa. A principal é a mais procurada de todas. Confira!

Nossa Favorita: Receita de Bolinho de Chuva com Banana Simples e Fácil, Saiba Como Fazer

Rendimento
30 porções
Preparação
15 a 20 min
Dificuldade
Fácil
 
Ingredientes
  • 2 ovos
  • 100 g de açúcar
  • 100 ml de leite
  • Fatias de banana a gosto
  • Meia colher de canela
  • Farinha de trigo
  • 1 colher e meia de fermento químico

Modo de preparo

  • Em um recipiente, quebre dois ovos e os bata com um garfo ou fuê até misturar.
  • Acrescente o açúcar e mexa um pouco mais. Em seguida, adicione a canela a gosto. É preciso misturar para que todos os ingredientes fiquem homogêneos.
  • Adicione a mesma quantidade de leite.
  • Com cuidado, vá colocando a farinha aos poucos, observando a massa dar o ponto conforme você a mexe. Se ainda ficar muito liquida, requer mais farinha para que ela fique um pouco firme.
  • Incorpore o pó Royal.
  • Adicione, por último, as fatias de banana à massa.
  • Em uma panela com óleo quente, despeje uma quantidade pequena de massa que tenha banana dentro para fritar. Tenha cuidado com a temperatura do óleo para não correr o risco de queimar por fora e não cozinhar por dentro.
  • Quando pronto, os coloque para secar sobre papel toalha.
  • Por fim, você pode comer assim ou passe os bolinhos no açúcar e canela.
Agora fique com nossa curadoria feita com todo carinho para você, são as melhores semelhantes a essa receita que encontramos pela internet:

2º. Recheado

O preparo desse é um pouco diferente porque leva baunilha e a banana não é incorporada.

A fruta deve ser cortada em fatias médias para que, com o auxílio de um garfo, você a mergulhe na mistura antes de adicionar na gordura quente.

Depois de fritos, use açúcar e canela para passar sobre as bolinhas.

3º. Com chocolate

Está mais do que provado que fruta com chocolate funciona, então, esse bolinho de chuva com banana tem chocolate fracionado na massa, o tornando uma sobremesa super docinha e crocante.

Você precisa conferir por si mesmo.

4º. Sem glúten e sem lactose

Quando as pessoas veem alguns ingredientes tradicionais sendo retirados da receita, temem que para chegar ao resultado final, o processo fique mais difícil.

Porém, essa receita de como fazer bolinho de chuva não leva gordura, apenas água, 1 ovo, meia xícara (chá) de farinha de arroz e suco de limão!

Bata até obter essa cremosidade bem consistente. Ele é perfeito para o café da manhã.

5º. Canela

Essa delícia ficaria linda na sua mesa especial de festa junina.

Na tigela, adicione 1 xícara de leite, 3 de farinha, bananas amassadas já com uma boa pitada de canela, 1/2 colherzinha de chá de sal, 2 colheres de sopa de açúcar, 1 de margarina e 1/2 colherzinha de sopa de baunilha.

Agora, com um garfo, misture até ficar homogêneo.

6º. Fitness (assado)

Essa dá vontade é de comer um monte, por isso, tenha cuidado! É uma receita de bolinho de chuva que vai leite de coco, farelo de aveia orgânico e sem glúten, demerara e óleo de coco.

Para evitar a fritura, use forminhas pequenas e leve ao forno médio preaquecido por cerca de 20 minutos ou até dourar.

Olha o capricho dessa receita! Muito boa para o lanche da tarde.

7º. Terra

Sabia que a banana-da-terra possui diversos benefícios para a saúde, como possuir alto teor de vitaminas, rica em zinco e magnésio, mas é recomendável que seja consumida assada ou cozida?

Se a tiver em casa, não hesite em tentar.

8º. Castanha do Pará

Para fazer essa receita cheia de benefícios à saúde, são necessárias apenas 4 unidades de banana nanica, meia xícara (chá) de açúcar, duas colheres (sopa) de castanha de caju, 2 xícaras de farinha, coloque o fermento químico e um pouquinho de sal.

Apesar do interior macio, as bolinhas oferecerão certa crocância toda especial ao usar esse ingrediente.

9º. Farinha de aveia

O doce dessa vai ficar por conta do quão madura a banana estará, então se tiver aí aquelas cujas cascas estão bem escura, não jogue fora! Elas serão perfeitas.

Além disso, a aveia, um alimento super versátil, vai promover a assimilação dos nutrientes da receita pelo seu corpo e garante boa digestão.

10º. Vegano

Esta receita é a minha sugestão para os vegetarianos e veganos que sentem falta desses bolinhos de chuva que nos lembram da infância. Já vimos que elas são super adaptáveis, então, nessa mistura vai amido de milho e até cravo em pó.

Aqueça o a gordura durante a produção para economizar tempo. Depois de fritos, o resultado fica igualzinho! Os coloque para secar em um papel absorvente por 5 minutos.

Passe eles na sua misturinha doce e está pronto.

11º. De fubá

Outra excelente opção para aqueles que estão fugindo do glúten.

O fubá é rico em fibras e de substâncias vitais para o bom funcionamento do nosso organismo, então é uma boa substituição a qualquer momento.

E como os bolinhos não ficam muito doces, eles são ideais para comer no café da tarde.

12º. Ninho

E para fechar com chave de ouro, o acréscimo desse ingrediente coringa que vai deixar as pessoas se perguntando que gostinho é aquele.

Ele vai na mistura com todos os secos e deixa o seu bolinho frito mais do que especial.

O cozinheiro apaixonado que transforma cada prato em memória.

Rafael não é um chef de restaurante estrelado, mas tem o dom de transformar cada prato em uma verdadeira obra de arte, cheia de sabores e histórias. Apaixonado por gastronomia desde sempre, já mergulhou em cursos de churrasco, confeitaria e até cozinha italiana, francesa e brasileira, só para garantir que nenhum tempero fique sem seu toque especial. Em casa, é o rei do fogão: seja no almoço de domingo com a família ou nas festas onde todo mundo já sabe que quem manda na cozinha é ele. Há 10 anos casado com a Daiane, descobriu que cozinhar juntos é tão gostoso quanto comer, e transformou a mesa num lugar sagrado, onde cada refeição vira motivo pra celebrar.

Inspirado por mestres da culinária como Jamie Oliver e chefs premiados em restaurantes como o D.O.M. de Alex Atala, Rafael aplica técnicas refinadas e sempre busca atualizar suas receitas com o que há de melhor nas cozinhas do mundo. Se tem alguém que conhece os sabores do Brasil e do mundo, é ele. Já desbravou os melhores restaurantes, do Figueira Rubaiyat em São Paulo ao Terraço Itália, sem falar nas experiências internacionais que inspiram suas receitas. Mas, no fim do dia, seu maior orgulho é ver o sorriso da família ao provar um prato feito com carinho. Quer ver dicas, descobertas e muito sabor no dia a dia?

Está no lugar certo, aqui no sabor na mesa, trago todas as receitas que testei, gostei e reuni durante toda a minha vida.

Segue lá no Instagram e vem comer com a gente! ??

Instagram icon https://www.instagram.com/raf.gcs

Adicionar comentário