Receita de Bolinho de Aipim Assado Ou Frito + Tipos Diferentes Para Petiscar

Faça em casa um aperitivo saudável e que supera o petisco de bar em sabor.
Publicado em Lanches
Receita de Bolinho de Aipim Assado Ou Frito + Tipos Diferentes Para Petiscar nelea33 / Shutterstock.com

A planta conhecida como aipim, mandioca ou macaxeira é popular no Nordeste, mas ganhou o coração de muitos por todo o Brasil. Você sabe o que fazer com ela?

Se estiver procurando um petisco prático e delicioso para o final de semana, essa receita de bolinho de aipim assado ou frito é sensacional para qualquer reunião familiar ou com amigos, mas faça em grande quantidade porque ninguém vai parar de comer! E, além dessa, temos outras opões abaixo que você não pode deixar de conferir.  

poste no pinterest esta imagem de receita de receita-de-bolinho-de-aipim-assado-ou-frito

(favorita) receita de bolinho de aipim frito com queijo cremoso: saiba como fazer

Rendimento
32 bolinhos
Preparação
50 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 1 kg de mandioca (aipim) cozida
  • 3/4 de xícara de farinha de trigo
  • 2 xícaras de farinha de rosca
  • 1 pitada de pimenta do reino
  • 1/2 xícara de manteiga
  • Queijo muçarela em cubos
  • Cebolinha a gosto
  • 1/2 cebola picada
  • 2 dentes de alho
  • Óleo para fritar
  • Sal a gosto
  • 250ml de água
  • Salsinha

Modo de preparo

  • Em um bowl, coloque todo o aipim cozido e use um garfo para amassá-lo bem. Quanto mais macio ele estiver, mais fácil deixá-lo como um purê grosseiro.

  • Adicione a manteiga à panela em fogo médio, deixe derreter e coloque a cebola, o alho e uma pitada de pimenta do reino. Refogue por um minuto.

  • Entre com a farinha de trigo, misture e adicione a água aos poucos, mexendo sempre para unir os ingredientes e formar uma pasta. Coloque sal a gosto.

  • Cozinhe essa massa, sempre mexendo, até ela ficar mais grossa.

  • Misture o aipim com a pasta de farinha até dar ponto de uma massa homogênea. Você deve cozinha-la por 4 a 5 minutos, então, ela vai ganhar a consistência de massa de coxinha e estará soltando da panela.

  • Tempere com cebolinha ou coentro a gosto, misture e acerte o sal.

  • Transfira ela para um recipiente e deixe esfriar.

  • Acrescente 3 xícaras de água e 1 de trigo em um recipiente e dissolva bem. Em outro, coloque 2 xícaras de farinha de rosca para empanar.

  • Pegue uma porção de massa, modele em formato de bola, adicione um pedaço de queijo, feche e modele novamente para que a massa o cubra.

  • Passe o bolinho na mistura de trigo, então, na farinha de rosca e reserve.

  • Repita o processo até acabar.

  • Leve os bolinhos para o frízer por 1 hora para firmar.

  • Passado esse tempo, os frite em óleo quente até dourar o exterior.

  • Sirva ainda quente.

Veja 16 receitas de bolinho de aipim deliciosas para o dia a dia:

Calabresa

De todos os recheios, a calabresa é um dos mais acessíveis e baratos, então, todo o preparo pode sair barato e econômico para você.

Além disso, o bolinho frito com calabresa fica incrível com uma cervejinha.

Carne seca

Para quem gosta de aipim, bolinho recheado com carne seca é de dar água na boca.

Super salgadinho, ele combina com qualquer bebida e ocasião. Não perca tempo! Essa delícia vai desmanchar toda na primeira mordida.

Air Fryer

Você pode para fazer o bolinho de mandioca, sem glúten, com farinha de arroz queijo que leva recheio de carne moída. Para ela, refogue a cebola e o tomate, entre com a carne e tempere ao seu gosto.

Os bolinhos não precisam empanar e vão direto para a Air Fryer.

Frango

Se engana quem acha que mandioca só combina com carne vermelha.

Inclusive, nesse preparo, os ingredientes foram pensados para manter a sua alimentação saudável em dia.

Cheiro verde

Sua receita temperada e perfumada.

A combinação de cebolinha e salsinha faz sucesso porque traz um frescor surreal à comida. Agregado à massa, também vai fazer toda a diferença, assim como o queijo ralado ou o orégano.

Carne moída

O bom dessa receita é que ela é tradicional e não tem como errar.

Adicione água e deixe o aipim cozinhar em uma panela de pressão por 20 minutos ou até ele ficar macio. Use a carne moída que prefira, refogada com temperos para rechear cada bolinho e os empane com amido de milho e farinha de rosca.

Apimentado

Gosta de uma picância extra? Achou! E é fácil demais de preparar: só amasse bem a macaxeira, tempere com sal, 4 colheres (sopa) de orégano, queijo e um mix de pimentas da sua preferência até dar o ponto.

Agora leve para congelar em uma forma por 1h, depois, faça cortes retangulares e leve para fritar. Fiz aqui e esta receita ficou uma delícia.

Frigideira

O passo a passo é simples: em uma tigela, amassa a macaxeira com o parmesão e cheiro verde até formar uma massinha. Amasse bem para dar ponto de massa que não gruda nas mãos.

O parmesão “empana” o bolinho e cria uma casquinha quando frito.

Vegano

Também há opção para aqueles que rejeitam recheios de origem animal.

A receita desse bolinho é leve, então, o capricho é no tempero da massa, entretanto, nada te impede de adicionar cogumelos ou carne de jaca como recheio.

Bacon

Dispensa comentários, né? Ele é sempre apreciado em receitas salgadas.

Mas um aviso: o bacon deve ser assado ou frito antes só para garantir, hein? Após a última fritura, já com a mandioca, ele vai ficar bem crocante.

Bacalhau

O bolinho de bacalhau já é muito famoso em bares, especialmente no Rio de Janeiro, mas feito com a massa de aipim é novidade em alguns lugares.

Geralmente é usado batatas e uma colher de farinha de trigo para criar aquela massinha delicia. Quer inovar? Aposte no preparo acima.

Assado

Aqueles que não comem fritura querem saber: como fazer o bolinho assado?

Em 35 minutos, no forno a 180º, você garante essas delícias. Esse não tem a crocância da fritura, então, é mais servido como acompanhamento na refeição.

Camarão

Especialmente comum no litoral, o uso do camarão torna esse bolinho premium.

Se for comprar no bar ou quiosque de praia, vai sair caro, assim, por que não fazer em casa para você o seu amor curtirem uma sexta à noite diferente?

Carne de Sol

Ela tende a ser uma carne bem macia, então, pode ser uma ótima alternativa para rechear. Especialmente comum no Nordeste, ela é feita para refeições diurnas e as sobras podem ser desfiadas para compor os bolinhos incríveis.

Quem conhece o sabor... já deve estar salivando!

Aipim cru

Você não precisa cozinhar tanto para esse bolinho de mandioca.

Ela é triturada com os temperos e usa-se água e farinha para chegar no ponto. Sem precisar empanar, ela vai para o óleo sem formato especifico. Bem caseira!

Charque

Todo nordestino ama! E você, já experimentou?

Uma carne saborosíssima e perfumada que abre o apetite de qualquer apreciador. Só te aconselho o seguinte: deixe cozinhar na água bem quente para tirar o excesso de sal porque a presença dele pode tornar o bolinho quase incomível.

Os bolinhos são famosos petiscos pela praticidade no preparo e a diversidade de recheios que conseguimos colocar. Você tem que ter se apaixonado por alguns aqui, né? Aproveite.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.