Beiju de Tapioca & Numerosas Variedades Com Esse Versátil Ingrediente

Conheça esse ingrediente lanche super tradicional no brasil
Beiju de Tapioca & Numerosas Variedades Com Esse Versátil Ingrediente Marcelo_Krelling / Shutterstock.com

O beiju, também conhecido como polvilho doce, goma, biju e fécula de mandioca, pode compor tanto receitas doces quanto salgadas. Esse espetacular item culinário possui origem indígena e é ideal para o preparo de tapiocas, com inúmeras opções de montagem. Portanto, confira esta receita de beiju de tapioca que separamos para você e que é extremamente fácil, rápida e deliciosa.

Após este passo a passo, aprenda outras 12 formas de aproveitar esse ingrediente, com diversas dicas detalhadas que contribuirão muito para os seus preparos.

Receita de beiju de tapioca recheado: Saiba Como Fazer

Rendimento
1 porção
Preparação
5 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 3 colheres (sopa) de massa pronta de tapioca
  • 1 colher (sopa) de coco ralado
  • 1 e 1/2colher (sopa) de leite condensado

Modo de preparo

  • Comece aquecendo a frigideira. Depois, desligue o fogo e peneire a massa pronta sobre ela, fazendo movimentos circulares e preenchendo todos os espaços para forrar o fundo da panela.
  • Quando estiver uniforme, coloque em fogo médio e fique de olho, pois a massa se une rapidamente.
  • Assim que a tapioca estiver formada e bem unida, vire-a para que o outro lado também fique pronto.
  • Depois de virar, despeje o coco ralado em apenas um lado da base. Por cima, acrescente o leite condensado e dobre a tapioca ao meio.
  • Deixe cada lado por mais alguns segundos na panela para esquentar e retire do fogo.
  • Sirva em um prato e deguste à vontade!

2º. de coco doce molhado

autor: Pamella Conte

Utilize goma para tapioca hidratada e misture com coco ralado. Leve para uma frigideira de tamanho comum, pois assim a espessura da massa será suficiente para suportar o recheio.

Uniformize com uma colher e, quando ela estiver firme, vire com uma espátula e deixe por 1 minuto. Coloque-a em um prato e prepare o recheio com leite, sal e açúcar. Despeje por cima e feche. Fica uma delícia e extremamente macia!

3º. de forno com leite de coco

autor: Vovó Paizinha Rocha

Faça a massa do beiju com goma e coco ralado. Leve para assar com papel alumínio por 30 minutos e, depois, regue bastante com 200ml de leite de coco.

Tampe novamente com alumínio e espere alguns minutos para que ela fique bem molhadinha e consistente. Sirva e aproveite!

4º. seco com coco ralado

autor: Delicia Do Dia Oficial

Coloque a goma de tapioca em uma panela e espere até que fique firme. Depois, acrescente coco ralado, espere mais um minuto e enrole a massa. Retire do fogo e deguste!

Se quiser, você pode acrescentar o doce de sua preferência, como brigadeiro, beijinho ou geleia. Fazer beiju é simples!

5º. na frigideira com ovo

autor: Adriana Ferreira Mãe de 3

Nessa receita, inicie untando a frigideira com margarina e coloque o ovo sobre ela. Acrescente sal e use fogo baixo.

Quando a clara do ovo estiver branca, acrescente a goma e espalhe. Cubra também as partes da panela sem ovo. Vire quando se tornar uma camada uniforme e deixe durante alguns segundos. Retire e pronto. Agora o seu ovo não cairá mais da sua tapioca!

6º. com queijo

autor: DICAS DA RAYANE LEANDRO

Comece fazendo a base normalmente em uma frigideira. Acrescente queijo por cima e feche-a. Como ele não derrete totalmente fazendo isso, leve para o micro-ondas por 30 segundos.

Retire e deguste esse delicioso lanche com uma xícara de café ou chá.

7º. na folha de bananeira

autor: Marleide silva Vlog e Receitas saudáveis

Aprenda a fazer uma tapioca integralmente caseira! Basta ralar a mandioca em uma tigela e espremer bem. Acrescente um pouco de sal e açúcar demerara. Misture.

Limpe as folhas de bananeira e coloque-as sobre a chapa do forno de lenha. Acrescente a massa sobre uma delas e feche com as folhas até tampá-la. Depois de assada, coloque-a em uma travessa. Você pode comer com margarina, requeijão ou goiabada!

8º. salgado na sanduicheira com manteiga

autor: CANAL Laila Mantesso

Para fazer, forre toda a sanduicheira com a goma. Depois, ligue o aparelho e espere aproximadamente 2 minutos para que a massa fique pronta. Passe um pouco de manteiga com uma faca e enrole. Retire da chapa e aproveite!

Não é preciso virar a massa, já que a sanduicheira aquece em cima e embaixo.

9º. granulada crocante

autor: Lu Ramosss

Comece hidratando a tapioca granulada com leite. Espere alguns minutos e hidrate mais um pouco. Deixe descansar por 10 minutos, hidrate novamente e espere mais um pouco.

Quando a massa ficar bastante hidratada, aqueça uma frigideira antiaderente e adicione a tapioca sobre todo o fundo da panela. Tampe e mantenha em fogo baixo por 3 minutos. Solte da frigideira e espere durante mais alguns minutos. Vire de lado para que asse totalmente e está pronto!

10º. colorido

autor: Cozinhando com a Mari sol

Para dar cor e vida às tapiocas, acrescente beterraba ralada e batida com água e mexa bastante. A cor laranja é obtida com suco de cenoura e a cor verde é feita com suco de espinafre.

As crianças amam comidas coloridas e, por isso, a ideia saudável e saborosa apresentada pode ser feita para os seus pequenos sem medo. Use os recheios de sua preferência!

11º. com muçarela e presunto

O beiju é um derivado da mandioca, feito através do amido extraído da raiz. Foi descoberto em Pernambuco e pode receber recheios variados.

Hoje, você descobrirá uma forma simples de preparar essa delícia: com muçarela e presunto ralado! Basta preparar a goma na frigideira e adicionar esses componentes. Se quiser, acrescente orégano.

12º. fitness

autor: Vitor Piazzarollo

Essa receita leva menos de 5 minutos para ficar pronta!

Basta colocar a goma na frigideira, virar e acrescentar um ovo, queijo e sal a gosto. Quebre um pouco a gema e tampe. Aguarde um minuto, retire do fogo e dobre. Essa é uma ótima refeição pré-treino, pois garante vigor e sustento!

13º. com banana

autor: Dicas e Receitas de Tia Lu

Primeiro, unte a panela com manteiga. Com o fogo baixo, acrescente uma banana fatiada. Vire as fatias com cuidado depois de dourarem. É normal que elas se partam um pouco ao virar, então não se preocupe!

Acrescente açúcar ou mel, canela em pó e uma fatia de muçarela. Depois, peneire a fécula por cima e espalhe. Confira se a liga já está boa e vire. Desligue o fogo antes de fechar e está pronta para comer!

Agradecemos por você ter lido até aqui e esperamos que tenha gostado das ideias e dicas que separamos. Desejamos sorte nos seus preparos e bom apetite!

poste no pinterest esta imagem de receita de beiju

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.