Crocante Receita de Batata Doce Frita & Combinações Ideais Para Os Lanches

Um petisco para aqueles que não querem fugir tanto da alimentação saudável.
Publicado em Lanches
Crocante Receita de Batata Doce Frita & Combinações Ideais Para Os Lanches Africa Studio / Shutterstock.com

Alguns ainda têm dúvida, mas batata doce pode ser frita, sim! Se bem preparada, ela fica de “lamber os beiços” e é perfeita para substituir snacks industrializados.

Cansado de comer essa batata cozida em rodelas? Veja, então, como fazer essa receita de batata doce frita que serve de aperitivo, lanche e até acompanhamento. Quer ver mais receitas como essa e saber mais sobre batatas doces? Confere, então, as receitas logo abaixo para conhecer diversos jeitos de preparar essa delícia e diversificar muito na cozinha.  

poste no pinterest esta imagem de receita de receita-de-batata-doce-frita

Nossa favorita: receita de batata doce frita em palito, temperada e macia: como fazer

Rendimento
500g de batata
Preparação
35 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 500g de batata doce
  • 600 ml de óleo
  • 1 colher (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
  • Páprica doce a gosto
  • Um punhado de coentro
  • Sal a gosto

Modo de preparo

  • Em uma tábua, corte as batatas na vertical e em pedaços finos para que você possa cortar fatias finas deles que lembrem à batata palito tradicional.

  • Reserve-as em um bowl.

  • Coloque o óleo para esquentar em uma panela funda, de preferência.

  • Enquanto isso, volte para as batatas e as tempere com páprica, o coentro, sal e um pouco de açúcar. Use as mãos – higienizadas – para misturar tudo muito bem.

  • Quando o óleo estiver quente, adicione uma pequena quantidade de batata para que ele não esfrie rapidamente. Deixe-as fritar até dourarem e repita.

  • Então, as retire e escorra em papel toalha.

  • Deixe esfriar e sirva em um prato bonito.

Veja mais 12 receitas de batata doce frita para o dia a dia:

Tradicional

Vai fazer aquele almoço no Dia das Mães, Dia dos Pais ou só reunir a família? Faça essa batata que usa pedaços maiores e a sirva como acompanhamento de uma salada, um bife ou outra carne da sua preferência.

Sério! Ela purinha, sem tempero algum, já faz toda a diferença na refeição.

A magia da gordura, não é?

Chips

Você não vai resistir e comerá tudo de uma vez, garanto! Então, faz quando estiver sozinha, assim não tem que dividir. Tudo que precisa é de alguns minutos para cortar as fatias, de preferência com um mandolin, óleo para fritar, sal e só!

É super funcional e você pode comer a qualquer momento do dia.

Queijo ralado

Acha que já viu de tudo, né? O pulo do gato vem depois da fritura.

Criar uma misturinha com queijo ralado e orégano faz toda a diferença. Não precisa ter miséria, viu? Pode colocar bastante por cima. E, de quebra, serve também um ketchup para dar aquela mergulhada marota com a batata.

Não sei você, mas me deu água na boca.

Air Fryer

Você sabe que preparos no micro-ondas é coisa do passado, né? Essa assadeira tem feito milagre na vida das pessoas e vai rolar na sua também!

O passo a passo aqui é muito simples: após cortar as rodelas, tempere com sal e azeite de oliva. Em seguida, coloque pedaço por pedaço dentro da Air Fryer.

Se possível, evite que uma batata fique sobre a outra, assim, ela frita rapidinho!

Viu? Agora pode aposentar o micro-ondas.

Palito

É impossível negar que o formato faz a graça, né? Acredite, tem gente que diz que altera o sabor. Não sabemos se é verdade, mas já vimos que essa é a melhor forma de comer uma batata que seja crocante por fora e macia por dentro.

Junto com os chips, ela é a mais servida nos restaurantes. Faz em casa também!

Fitness

Como fazer uma batata que não te faça levar bronca da nutricionista?

Esqueça a imersão no óleo e coloque as suas rodelas de batata para dourar na frigideira com manteiga. Ao tampá-la, ela cozinha um pouco com o vapor criado e ainda dá aquela tostada deliciosa de cada lado.

Panela de pressão

Falando em imersão, aqui tem de sobra.

As batatas com casca são colocadas na panela com óleo para cobrir tudo. Elas vão dar uma fritada prévia, mas você irá fechar a panela de pressão e cozinhá-las por 3 minutos. Depois, irá abrir para verificar e deixa-las fritando sem pressão.

E não vai sal nem tempero. Prático, né?

Casca

Uma delícia para fazer no dia a dia e comer vendo aquela série legal porque substitui aquele salgadinho de supermercado caro e cheio de química.

Você pode fazer na frigideira com manteiga ou no forno.

Empanada

Ela é empanada em uma mistura de ovos, páprica, alecrim e orégano, e no fubá. Fica um espetáculo! Imagina que linda para servir no Natal e ano novo?

Só cuidado para não a deixar oleosa.

A coloque sobre um papel absorvente antes de transferir para um refratário.

Tempurá

Esta receita é bem diferenciada porque o tempurá é popularmente feito com legumes. A batata é empanada em uma mistura de farinha de trigo, amido de milho e água gelada. Cria uma massa bem molenga mesmo!

Você dá um “banho” nas fatias ultra finas de batata e leva para a imersão.

Crocante

Acho que é a primeira coisa que vem à cabeça quando a gente fala de batata, né? Então, vamos de outro empenamento? É bom ter opções.

Aqui a batata é cozida antes. Depois de fria, porque quente pode esfarelar, a mergulhe em uma mistura de ovos e farinha de trigo. Ficou bem molhada? Agora passe por um prato de farinha de rosca. Essa é maravilhosa para a fritura.

Sério, após fritar, você verá do que estou falando: a batata lembra a um salgado de padaria ou àqueles queijos empanados que vão em hambúrguer. Delícia!

Asiática

Que tal fechar com uma sobremesa? Os asiáticos adoram usar produtos que, aqui a gente consome “salgado, para fazer doces por lá, então, se você é um fã da gastronomia oriental, não deixe de conferir isso aqui.

Mas do que se trata? Te explico: é parecido com o que alguns restaurantes fazem aqui com maçãs. A batata é frita e caramelizada com açúcar, gergelim e shoyu.

Acabei com o seu costume de cozinhar a batata na água, eu sei! E que bom, né? Agora você conhece uma dúzia de preparos para sair da mesmice. São receitas para preparar em qualquer ocasião e baratas além da conta.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.