9 Receitas de Chá de Erva Cidreira Para Seus Momentos de Relaxamento

Porque momentos relaxantes merecem bebidas saborosas e aconchegantes.
Publicado em Chás
9 Receitas de Chá de Erva Cidreira Para Seus Momentos de Relaxamento Africa Studio / Shutterstock.com

Também conhecida como melissa ou capim santo, a erva cidreira é uma planta utilizada há centenas de anos e atravessa gerações e seu nome científico é melissa officinalis. O capim cidreira ou capim limão também é um "parente" próximo.

Suas folhas são muito utilizadas por seus benefícios para a saúde, como tratar alterações digestivas como gases intestinais e sintomas de ansiedade, tendo efeito calmante.

Além disso a erva cidreira pode também auxiliar nas cólicas menstruais. Alguns estudos apontam auxílio na prevenção do Alzheimer.

É auxiliar no bem-estar geral do organismo, tendo ação antioxidante, ou seja, combatendo a ação dos radicais livres. Por sabermos de todas suas propriedades benéficas à saúde, buscamos diversas receitas de chá de erva cidreira, além de dicas para sua utilização e mais benefícios.

poste no pinterest esta imagem de 9 Receitas de Chá de Erva Cidreira Simples e Fácil

Receita de chá de erva cidreira Com camomila: Como Fazer

 A combinação ideal para produzir uma gostosa sensação de relaxamento que leva a um sono rápido e natural. As propriedades das ervas, junto com o calor da bebida, potencializam estes benefícios. Fazer o chá de cidreira é muito simples.

Mas como fazer o chá? Para este chá você vai precisar de 1 colher (sopa) de cada erva e 1 xícara (chá) de água fervente. Adicione as ervas à água e tampe por cerca de 10 minutos. Coe e adoce com mel. O ideal é não o adoçar, mas se o fizer, use pouca quantidade.

De saquinho

Os chás de saquinho são bons como forma prática de ter acesso a chás. Você pode fazer apenas um ou misturar aqueles que desejar.

É fácil aprender como usar a erva cidreira para fazer chás e até sucos, e os saquinhos facilitam bastante.

A melhor forma de fazer o chá de saquinho é mergulhá-lo em 1 xícara de água filtrada e fervida. Deixe em infusão por cerca de 10 minutos. É interessante ver que há muitas formas de como usar estes chás para nosso benefício.

Com hortelã

Esta mistura é auxiliar no processo de emagrecimento. Você pode usar a erva cidreira para auxiliar na diminuição da ansiedade.

Lembrando que um chá atua pode ajudar nesse processo, mas o que mais faz diferença não vai ser o uso do chá, mas sim uma alimentação focada nesse objetivo.

Em um bule coloque as ervas. Adicione água bem quente. Tampe o bule, mexa e deixe cerca de 15 minutos em infusão.

É sempre importante entender para que um chá serve e como usá-lo. Lembrando que eles podem ter efeitos colaterais, então precisamos usar com cuidado.

Com erva doce

Aqui você aprende mais sobre a possibilidade de misturar erva in natura com erva em saquinhos. Dependendo do efeito que você deseja use durante o dia, dependendo use durante a noite.

Quem possui a pressão arterial muito baixa precisa ter cuidado ao fazer chá de erva cidreira, pois o chá da erva cidreira pode baixá-la ainda mais.

Caso sinta algum efeito, você pode usar menos colheres de sopa da erva para o preparo do chá ou precisa estudar sua composição para ver o que ele pode causar, e quem sabe até evitar seu uso.

Com maracujá

Esse chá também é chamado de "calmante sossega leão". Essa misturinha promete fazer qualquer um acalmar e dormir como um bebê.

Há outros chás que também ajudam, mas este é excelente. Seus principais benefícios são uma gostosa sensação de relaxamento, ideal para induzir o sono.

Mas como fazer, como preparar? Em uma panela com água coloque as folhas da erva cidreira (ajuda a aliviar a ansiedade), as sementes do maracujá e o restante da fruta, lavada e picada em pedaços. Desligue após levantar fervura e seu chá está pronto.

Com mel

Os chás de erva-cidreira são dos chás mais utilizados como calmante, sem dúvidas. Ele pode ser facilmente encontrado quando você vai ao supermercado ou à feira. É muito fácil aprender como fazer chá, então é ideal até para quem é iniciante.

É uma planta também fácil de ter em casa. Quando você sabe para que serve, entende os benefícios do chá, pode querer ter seu próprio pé da planta para conseguir facilmente as folhas de erva cidreira in natura.

Chás de erva cidreira, capim santo, capim limão são todos familiares com propriedades semelhantes. As folhas da planta é que são usadas para fazer chás e sucos.

Gelado com limão

Este método serve para qualquer tipo de chá e qualquer planta medicinal como a erva doce, capim limão, camomila, etc.

Além de delicioso e refrescante, mantém todos os benefícios do chá quente.

O vídeo não ensina apenas um método de preparo, mas três, então fique atento. Ao final, após preparar o chá, adicione o limão se desejar. Quem tem a planta em casa, tem uma mina de ouro para a saúde.

Com folhas

Ela é uma planta medicinal é muito fácil de ser encontrada, por isso é tão comum seu chá. O modo de preparo é muito simples. Porém não convém tomar muitas xícaras por dia.

A partir dela também se faz o óleo essencial. Saiba mais com uma pequena e rápida busca na internet.

Com abacaxi

Aqui nós temos duas opções: bater a erva-cidreira junto com o abacaxi e coar depois, ou preparar o chá de erva cidreira também e adicionar ao suco depois.

Este é um chá com efeito calmante, mas igualmente pode auxiliar na digestão, pela sua associação ao abacaxi.

Tomar o chá ou o suco são igualmente bons. É um tipo de chá para um dia mais quente, por exemplo.


Entender para que um chá serve e como utilizá-lo é muito importante. Ervas não devem ser usadas indiscriminadamente, podendo ter efeitos colaterais que precisam ser levados em consideração.

No entanto muitas ervas são muito benéficas para a saúde como o chá verde que é muito bom para dar energia, além de ser um poderoso antioxidante. A erva cidreira ajuda com efeito sedativo.

Como estes há outros, basta você estar disposto a conhecê-los e aprender sobre eles. Um bom chá para você!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.