Chá de Cravo da índia + Combinações Deliciosas para essa bebida

Um chá quentinho sempre combina com dias frios ou de resfriado.
Publicado em Chás
Chá de Cravo da índia + Combinações Deliciosas para essa bebida azerbaijan_stockers / Shutterstock.com

A Receita de Chá de Cravo da Índia que combina perfeitamente com aqueles dias em que você só quer sentir um aconchego maior, com uma bebida quente e deliciosa, e o melhor de tudo, extremamente saudável.

O cravo da índia é uma especiaria conhecidíssima, extremamente usada em sobremesas, mas de valor nutricional altíssimo, já que é ótima para melhor o funcionamento intestinal e estomacal, além de poder usar o cravo para melhorar o mau hálito, dor de dente e cáries, por exemplo. O óleo de cravo, ou eugenol, é a forma mais pura e concentrada dessa especiaria, sendo usada de forma mais específica. Em seguida, teremos uma seleção com outras 12 receitas alternativas dessa delícia para você testar. . Escolha sua favorita e aproveite!

poste no pinterest esta imagem de receita de receita-de-cha-de-cravo-da-india

Receita de Chá de Cravo da Índia com Gengibre: Como Fazer

Rendimento
1 xícara de chá
Preparação
10 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 200 ml de água
  • 4 cravos da índia
  • Gengibre fresco a gosto

Modo de preparo

  • Em uma panela, leve a água para aquecer.

  • Quando a água tiver quase fervendo, com pequenas bolhas se formando, acrescente o gengibre e os cravos.

  • Após deixar ferver a água, os ingredientes precisam cozinhar, até o gengibre ficar macio, em torno de 5 minutos.

  • Tire do fogo e tampe.

  • Deixe descansar por mais 5 minutos.

  • Sirva adoçado, caso queira.

  • ½ xícara de chá de salsão picado

Siga para ver mais 12 melhores receitas de chá de cravo da índia:

Com Banana

autor: Receitas Dicas e Muito Mais

A banana é uma fruta já conhecida e amada, sendo uma das melhores opções de lanche saudável, além de rápido e prático. Mas e quem disse que as opções de seu consumo se resumem à alimentos? Isso mesmo! A banana também pode ser usada em bebidas que não sejam vitaminas.

Como essa receita é feita com ingredientes simples e que todos têm em casa, tenho certeza que você precisa apenas reuni-los e poderá fazê-la ainda hoje!

Ah! E não apenas o sabor é maravilhoso, porque além disso, também funciona como forma de auxiliar no descanso da mente após um longo dia de trabalho, para evitar o desgaste mental e melhorar sua concentração.

Maçã Verde

autor: Dicas Naturais da Moni

Todos sabem que a maçã é uma ótima combinação com o cravo, sendo esse sabor perfeito para uso em sobremesas. Mas geralmente, essa junção é feita com a maçã vermelha, sobrando a maçã verde para ser utilizada em outros preparos.

Pensando nisso, trouxemos aqui essa alternativa magnífica, já que o sabor mais ácido dessa fruta, harmoniza muito bem com o sabor marcante com cravo, trazendo notas mais diferentes daquelas que você está mais acostumado, e que combinam muito bem com uma torrada ou pão integral no chá da tarde.

Com Alho e Canela

autor: Nicia Trufas & Balas Geladas

É isso mesmo que você leu! O alho pode ser usado muito além dos pratos salgados, sendo mais do que o tempero perfeito para o arroz, ou o toque especial do refogado, sendo extremamente recomendado quando o assunto é medicamente caseiro e cuidado da sua saúde.

Essa receitinha pode ajudar os casos pós gripe, quando aquela tosse chata permanece, mesmo com o uso constante de medicamentos. Por ser muito natural, você pode fazer uso com mais tranquilidade, mas eu garanto que você nem mesmo precisará fazer uso por muito tempo.

Com Laranja

autor: Diario de Casa

A laranja é uma fruta querida para consumo in natura, em bebidas frias, como também as bebidas quentes, e isso se dá não apenas pelo sabor doce e leve, mas também pelo seu valor nutricional, riquíssimo e pouco calórico.

Por ser fonte de vitamina C, a laranja é uma grande aliada quando o assunto é combater a gripe. Porém, quando combinada com o cravo da índia, o chá dessa fruta é potencializado, bastando que seja consumido poucas vezes para já demonstrar efeitos.

Com Limão

autor: Joi Cozinha pratica

Sabe quando a gripe vem mais forte, e você toma todos os remédios possíveis para aliviar os sintomas, mas nenhum parece surtir efeito, e você só se vê doente? Bem, nem se desespere, pois aqui temos uma alternativa incrível, barata e simples para você testar em casa.

O limão é uma forte referência quando se pensa em cura natural, ou mesmo quando se utiliza medicamentos, já que por muitas vezes, seus sabores são dessa fruta ácida.

Porém, o que muitos desconhecem sobre o chá de cravo da índia é que ele também tem suas propriedades medicinais, e que quando combinado com o limão, formam um potente chá para te ajudar na gripe. Teste e comprove!

Com Canela, Limão e Mel

autor: Alimentos Que Curam

Às vezes, o que nós precisamos para ficar saudáveis é de um bom combinado de propriedades de diversos elementos, que quando combinados, formem um potente remédio natural, cujo efeito é praticamente instantâneo para a sua felicidade.

Por isso, trouxemos aqui um potente mix de sabores naturais que ajuda quando você estiver com aquela tosse persistente, que insiste em ficar, mesmo quando todos os sintomas gripais já foram embora. O melhor de tudo é que, nessa versão, você nem mesmo precisa se preocupar com adoçar, já que ela própria contém mel na sua formação.

Com Erva-Doce e Canela

autor: Rita Na Cozinha

O sabor perfeito do cravo e canela já é muito conhecido por nós, brasileiros, e até mesmo internacionalmente, já que figura uma ótima alternativa não apenas para os alimentos, como também para produtos de higiene pessoal e perfumaria, dando a ela uma fragrância adocicada e marcante. Mas e quem disse que essa dupla não comporta mudanças?

Para fazer essa versão maravilhosa, você nem precisa se preocupar com procurar ingredientes difíceis ou caros, pois o terceiro elemento é algo que há em praticamente todas as cozinhas: a erva doce.

O modo de preparo simples dessa receita, faz dela uma carta na manga que ajuda nos dias em que a vontade de tomar um chazinho surge sem pedir licença.

Com Folha de Amora

autor: Natural TV - Receitas e Dicas de Saúde

Muitas pessoas desconhecem o quão rica é a folha de amora, nem mesmo como usar suas propriedades no dia a dia. Mas, além de auxiliar na menopausa, suas funções vão de combater a insônia à perda de peso! São muitos benefícios, agora, imagine potencializá-los com o cravo?

Esse chá, apesar de poucos ingredientes, e nome simples, tem muita serventia para combater processos inflamatórios. Eles podem ser ajudar nas dores de cabeça e sintomas gripais, além de combater os calores da menopausa feminina.

De sabor é leve, e pode ser consumido até mesmo pelas pessoas de paladar mais exigente, podendo até memo nem ser adoçado para consumir.

Com Abacaxi

autor: Emagrecer e Saúde - Dicas Naturais

Quem aqui nunca quis perde uns quilinhos? Ou até já conseguiu, mas foram menos do que os que queria, e acabou se desesperando, por terem acabado as ideias para conseguir sumir de vez com aquela barriguinha que marca na blusa?

Pode até parecer milagre, mas te garanto que é só aparência! Combinar o abacaxi com o cravo pode reduzir os números da balança com bastante rapidez, e sem fazer dietas mirabolantes e impossíveis de serem mantida a longo prazo. Com ele, basta manter a dieta saudável básica aliada à essa bebida divina!

Com Maçã e Canela

autor: Instituto Sankalpa

Apesar das inegáveis e indiscutíveis formas que um chá pode auxiliar no processo de cura de algumas doenças ou sintomas, também podemos dizer que ele é implacável quando o assunto é sabor.

E por isso mesmo trouxemos aquela receitinha de chá que você pode fazer sempre que quiser tomar algo saudável, delicioso, pouco calórico e simples! Sendo um sabor clássico, a junção desses três ingrediente só comprova que o clássico, também tem seu valor!

Com Anis e Maçã

autor: Só Dicas Naturais

Nós já temos muito conhecimento do par perfeito que forma a maçã e o cravo da índia. Mas, e se nós adicionarmos um terceiro elemento à essa dupla, como ficará a combinação? Bem, no mínimo, o resulto desse trio aqui é delicioso.

Quem não conhece o anis, está perdendo muito. É potente e no combate a fungos e outros microrganismos, bactérias e fortalece o sistema imunológico. Ah! E se isso não bastar, como seu sabor é levemente adocicado, quando combinado com esses outros dois elementos, o chá resultante nem precisa adoçar!

Com Alecrim

autor: Natural TV - Receitas e Dicas de Saúde

Nem só de tempero de carne vive a nossa amada erva alecrim, suas funções vão muito além de dar sabor à comida, sendo importante para saúde digestiva, alívio da dor de cabeça, antisséptico, diurético, e até mesmo para crescimento capilar, quando usado como óleo!

O chá dessa erva, junto ao cravo da índia, corresponde ao potente combate à indigestão, além de serem utilizados para reduzir a pressão arterial, servirem de anti inflamatório, ajudarem no funcionamento do estômago e fortalecer o sistema imunológico, atuarem em processos inflamatórios do corpo, e o mais importante, têm um sabor divino!

Bem, a lista de benefícios do cravo da índia foi bem extensa com várias informações sobre o produto até o eugenol (óleo essencial de cravo). A dica final é que você saiba utilizar com sabedoria essa listinha para seu bem-estar, provando dos sabores conforme desejar ou necessitar para a saúde sempre estar em dia, mas se mantendo atento aos sintomas. No mais, saboreie essas maravilhas naturais!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.