Receita de Chá de Carangueja + alternativas para alívio e emagrecimento

>A carqueja é uma planta medicinal comumente usada na medicina caseira que possui propriedades que podem ajudar com dores, prevenção e cura de doenças.
Publicado em Chás
Receita de Chá de Carangueja + alternativas para alívio e emagrecimento Saharosa40 / Shutterstock.com

Esse chá coringa dá para ser servido doce ou amargo, morno ou frio com adição de frutas. Veja essa receita de chá de carqueja e aproveite as 1001 utilidades. Ao fim, listei mais uma seleção espeial com variações deliciosas.

Ele é bem fortificado quando unido a outras ervas, trazendo diversos benefícios para quem o bebe. Porém, deve ser consumido com certa cautela!

Chá de carqueja: para que serve?

  1. Ajuda na circulação sanguínea;
  2. Combate os vermes intestinais;
  3. Mantém o bom funcionamento do fígado.
  4. Auxilia no processo de emagrecimento;
  5. Redução do colesterol.
poste no pinterest esta imagem de receita de chá de carqueja

Receita de Chá de Carangueja Simples e Fácil: Saiba Como Fazer

Rendimento
1 copo
Preparação
10 minutos
Dificuldade
Fácil
 
Ingredientes
  • 1 litro de água;
  • 10 gramas de carqueja.

Modo de preparo

  • Se sabe como fazer chá, no geral, vai tirar esse de letra.

  • Para 1 litro de água fervente, são recomendados 10 gramas de carqueja. Você pode fazê-la por infusão, mas dá para fazer por cocção.

  • Bote a água para ferver.

  • Enquanto isso, coloque a carqueja em uma peneira e lave muito bem.

  • Acrescente a erva e deixe ferver até soltar cor.

  • Coe antes de servir.

Talvez já soubesse que carqueja emagrece, mas sabia também que a carqueja tem essa série de propriedades que ajuda no tratamento de diversas condições? Que ajuda a eliminar uma grande parte do líquido que o corpo retém?

Eu tenho mais 10 receitas de chá de carqueja que são incríveis para a sua saúde. Confira:

Carqueja e centelha

São vários os benefícios da carqueja por conta das suas propriedades medicinais, mas quando aliada a outras plantas, ela pode ser usada para fins até mais estéticos. Para fazer o chá, você unirá a carqueja amarga a centelha e a cavalinha.

Ele tem ação diurética, mas é importante ressaltar que pode haver efeitos colaterais para a pressão arterial e coisas do tipo, então, veja se você pode tomar.

Mix de folhas e raízes

Para que serve e como fazer? Essa bebida é feita principalmente para desinchar, porém, pode também ajudar a reduzir o cansaço, possui antioxidantes, vitaminas e minerais que contribuem para fortalecer o sistema imunológico.

A hortelã, o chá verde, alecrim e salvia são só alguns nessa infusão. Você escolhe entre comprar o mix ou adicionar 10 gramas de cada um para ferver.

Gelado

Modo de preparo completo:

Para preparar esse chá, você irá precisar de um sachê de chá com hortelã, carqueja, c. verde, gengibre e alecrim. Além disso, mais 2 fatias de abacaxi, 1 folha de couve, 1 fatia de gengibre e água.

Depois de preparar o chá, espere esfriar e adicione junto aos demais ingredientes no liquidificador. Bata, depois coe e adoce à sua preferência. A carqueja não é tão saborosa, então, aqui, o seu sabor amargo é facilmente disfarçado.

Sirva com gelo em um copo bonito.

com Hibisco e chá branco

O chá de carqueja pode ser poderoso unido ao chá branco e hibisco, resultando em uma excelente bebida para promover o bem estar, hidratar o corpo, para melhorar elasticidade da pele e trazer vários benefícios para a saúde.

Modo de preparo completo e simples:

1 colher de sopa de cada é o suficiente. Você deve adicioná-los à panela com 350 ml de água, deixar ferver por 10 minutos, coar e servir depois de frio.

com Erva-mate

Já vimos que carqueja lida com a má digestão e má circulação do sangue, porém, com a adição da erva-mate, que trabalha em determinadas gorduras localizadas e na acumulação de liquido, esse chá se torna mais poderoso para a saúde.

Como preparar?

Para 500ml de água, coloque 1 colher de sopa de cada para ferver. É interessante que o conteúdo fique tampado de 5 a 8 minutos para que as ervas liberem o máximo delas mesmas. Coe para ficar só com o líquido.

É uma receita super indicada para tratar prisão de ventre e problemas digestivos.

Mix de folhas e talos

Essa infusão é composta por 1 folha de abacateiro (seca), 1 folha de espinheira-santa, 1/2 colher de talos frescos ou hastes de carqueja, 1 colher (chá) de folhas de chapéu-de-couro, 1 colher (chá) de folhas secas de jurubeba, 1 colher (chá) de folhas secas de erva-de-bugre, 1/2 colher (sopa) de talos frescos de cavalinha e 1 folha seca de espinheira-santa.

Como fazer:

As plantas precisam ser abafadas em 1 litro de água quente por 5 ou 8 minutos, então, o chá deve ser coado e estará pronto. Você consegue consumir o chá em várias xícaras por dia desde que de 8 em 8 horas.

com Gengibre

Modo de preparar simples:

Ferva todos os ingredientes, ½ unidade de abacaxi (casca), 1 unidade de laranja (casca) e 1 colher de sopa de gengibre, por 3 minutos em 1 litro de água. Desligue o fogo e só depois acrescente 1 colher de sopa de carqueja.

Os principais benefícios do chá de carqueja com gengibre são:

  1. Auxilia no tratamento de doenças no fígado e da vesícula;
  2. Contribui para o organismo graças as fibras;
  3. Irá melhorar a digestão;
  4. É rico em vitamina C.

Por isso, tem um gosto bem mais agradável. Beba até 1 litro a cada dia.

com Erva doce

Esse preparo leva 1 colher de sopa de carqueja, 1 colher de sopa de erva-doce, 2 colheres de sobremesa de gengibre e mais 2 de casca de romã.

Só depois de ferver a romã e o gengibre durante 5 min em 400 ml de água, é que você deve adicionar as outras ervas e abafar, já com o fogo desligado.

Deixe em infusão por 10 min.

Sobre essa bebida, é informado que é rica em antioxidantes, ou seja, é detox.

Você também pode bebe-lo frio e com gelo, se desejar.

com Couve e maçã

Couve, maçã e carqueja: para que serve? Essa planta poderosa para o emagrecimento, unida a folhas e frutas, vai encher o seu corpo de nutrientes importantes. Alguns dos seus benefícios: sua ação antioxidante é importante, assim como oferece efeito anti-inflamatório.

Como fazer?

Os ingredientes necessários são: 1 maçã fatiada, 1 folha de couve, 1 colher (sopa) de linhaça, 1 copo de chá de carqueja e o suco de 1 limão. Bata tudo no liquidificador com 1 litro de água.

Esse “suchá” é uma bebida bem refrescante se servida como um suco geladinho.

Você pode tomar um copo disso todos os dias por até 30 dias.

com Folha do abacaxi

A carqueja também é uma das plantas medicinais mais forte e eficiente no universo indígena. Seus benefícios podem ser diversos, mas os quilombolas recomendam a união da carqueja, da erva doce (folha) e da folha seca do abacaxi como uma fantástica solução para alivio nas dores do estômago.

Como preparar?

Simples! Coloque todos os ingredientes mencionados para ferver com 400 ml de água, deixe ferver por 10 min, então coe e deixe esfriar.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.