Chá de Capim Cidreira (Capim Santo) + opções criativas de preparo

O calmante natural que vai ajudar seu sono de uma vez por todas.
Publicado em Chás
Chá de Capim Cidreira (Capim Santo) + opções criativas de preparo SiNeeKan / Shutterstock.com

A Receita de Chá de Capim Cidreira (Capim Santo) tiro e queda para os dias de cansaço mental em que não conseguimos dormir para relaxar, melhor mesmo do que produtos industrializados ou medicamentos, sendo muito mais natural e saudável.

O capim santo também conhecido como capim cidreira, capim limão, melissa e erva cidreira, a depender da região do Brasil. É uma planta rica em flavonoides, com propriedades calmantes, relaxantes e pode ser, até mesmo sedativas, além de anti-inflamatórias, antioxidantes e ter ação analgésica. Em seguida, teremos uma seleção com outras 11 receitas alternativas dessa delícia para você testar. . Escolha sua favorita e aproveite!

poste no pinterest esta imagem de receita de receita-de-cha-de-capim-cidreira

Receita de Chá de Capim Cidreira (Capim Santo) com Limão: Saiba Como Fazer

Rendimento
2 xícaras de chá
Preparação
10 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 400 ml de água
  • 4 colheres de sopa de capim cidreira (capim santo) picado ou da erva seca
  • 1 limão taiti

Modo de preparo

  • Retire o caldo do limão e reserve.

  • Em uma panela com água, acrescente o capim cidreira cortado e as cascas do limão espremido.

  • Deixe ferver tampado.

  • Depois de levantar fervura, retire do fogo, coe e espere, pelo menos, ficar morno.

  • Acrescente o suco de limão.

  • Sirva e adoce como preferir.

Siga para ver mais 11 inovadoras e funcionais receitas de chá de capim cidreira (capim santo):

Chá Gelado de Liquidificador

autor: Lorrine Mondin

Essa é versão pode te chamar a atenção por usar um eletrodoméstico incomum para o preparo do chá, porém, eu te garanto que ela será a melhor bebida eu você já provou na vida, e fará parte de todos os seus próximos verões.

Perfeita para os dias mais quentes, essa bebida te dá não apenas a sensação refrescante a cada gole, como também auxilia o seu corpo, contribuindo conforme as propriedades medicinais da nossa maravilhosa estrela do dia. O melhor de tudo é que, para fazer essa delícia basta ter em mente o preparo de um suco. Super prático.

Com Hortelã

autor: Victor S. Gomez

Se você é daqueles que têm receio com chás naturais, por conta do gosto forte que podem ter as ervas naturais, essa receita aqui vai mudar sua visão definitivamente.

A hortelã, apesar de ser uma erva, possui um sabor muito refrescante e leve, além de resultar em um chá delicioso. O capim cidreira (capim santo), também resulta um chá leve, e menos forte do que outros tipos. E que saber de outra curiosidade sobre essa bebida? Além disso, dentre os benefícios também tem o fator de que pode ser usado no processo de emagrecimento! Fazer chá nunca pareceu tão útil!

Com Laranja

autor: Dia a dia da Rose

A laranja é muito conhecida por suas propriedades oriundas da vitamina C, sendo a primeira pensada quando o assunto é gripe ou resfriado. Contudo, o que não pensamos de imediato é que você pode usá-la para auxiliar o seu sono.

Se você tem insônia de noite, e não sabe mais o que fazer, essa receita é uma ótima opção. A junção dos benefícios do capim santo com a laranja, além de um sabor divino, também pode ser utilizada para te ajudar a dormir sem mais problemas, tendo ação calmante para nervos esgotados do esforço do dia, te dando um sono tranquilo e relaxante. Basta prepara o chá e atestar.

Com Limão e Pepino

autor: Lucrécia Carvalho

Essa aqui é especialmente para quem vem sofrendo com problemas de pressão alta há certo tempo, e mesmo com medicamentos esse valor não parece baixar. Ou mesmo quem ainda não precisa tomar medicamentos, mas quer manter a pressão sob controle.

O pepino não só é diurético, como melhora a circulação, e ajuda na redução da pressão arterial. Da mesma forma atua o limão, que possui ácido ascórbico, que melhora a circulação e reduz a pressão. Por fim, dentre os benefícios do capim cidreira (capim santo) está a eliminação do sódio na urina, também ajudando na pressão arterial. Mas tenha cuidado, siga sempre seu médico, e não deixe os medicamentos de lado ou reduza o consumo sem opinião profissional.

Com Maçã Caramelizada

autor: Intergalactiane

É isso mesmo! Maçã caramelizada no chá é possível e delicioso, sem contar que é super fácil e barato de preparar, ficando docinho e ótimo até mesmo para a criançada!

Não se assuste com o nome, porque esse chá é muito fácil de fazer, mesmo que a maçã utilizada seja caramelizada. O melhor de tudo é que, em razão da forma como é preparado, essa bebida fica com um perfume único e incrível, perfeito para o chá da tarde com uma torrada crocante ou um sanduíche leve.

Com Maracujá

autor: MULHER DEPOIS DOS 50

O maracujá é uma fruta já conhecida por seus efeitos relaxantes e que ajudam a combater a insônia, sendo, provavelmente, a primeira fruta que se pensa quando o assunto é dormir com conforto.

Esse chá potencializa todo o efeito dessa fruta, já que não só contém as propriedades calmantes do maracujá, como da erva em destaque. E o melhor é que é uma receita supereconômica, pois até mesmo a casca da fruta será utilizada a seu favor.

Com Melão

autor: Viver de Produtos Naturais

Tá com vontade de tomar uma bebida gelada, deliciosa, saudável e funcional? Bem, temos a sugestão perfeita, e o melhor é que é super fácil e barata, com ingredientes que, caso você não tenha em casa, são super fáceis de achar em qualquer mercado.

O segredinho para sua bebida ficar ainda mais refrescante é deixar o chá de cidreira, também conhecido como capim limão, bem geladinho, assim, quando ele for misturado com o melão, ela ficará mais refrescante. Para melhorar, você nem precisa adoçar, afinal, o melão é docinho e por isso dispensa qualquer açúcar o adoçante natural. Sirva com gelo para a experiência ser ainda melhor.

Com Erva-Doce

autor: Silvia Helena.

Se você sofre com indigestão após refeições grandes, como almoço ou jantar, você deve testar essa receita maravilhosa, simples e prática, cujo efeito vai ser muito reconfortante e te ajudará a se livrar de uma vez por todas do mal-estar.

A erva doce é uma das plantas medicinais que tem o óleo essencial anetol, que não só dá o aroma delicioso desse chá, como também contribui para o relaxamento dos músculos digestivos, diminuindo cólicas, gases e distensão abdominal. Como o capim santo é uma planta que tem propriedades gástricas, esse chá se torna um potente digestivo. Experimente e comprove a melhora do bem estar!

Com Camomila

autor: Canal Live Saudável

Sofre de insônia? Já tentou de tudo para tentar melhorar seu sono, mas não consegue obter resultados realmente úteis e continua tendo um sono ruim, não reparador, que te deixa cansado no dia seguinte, sem energia para o trabalho?

Seus problemas serão resolvidos com essa maravilhosa bebida, já que a camomila é uma das plantas medicinais conhecidas por suas propriedades calmantes, assim como o capim santo. O que poucos sabem é que a camomila também atua como anti-inflamatório e antiespasmódico, relaxando os músculos e nervos, levando a um belo e revigorante sono.

Com Limão e Mel

autor: Cozinhando com Juciene

Muitas pessoas consumem o limão e o mal em conjunto, mas não sabem a importância real desses dois produtos juntos. Quando se fala em capim cidreira, então, as pessoas sequer imaginam o poder dessa erva quando consumida junto com os dois ingredientes anteriores.

A cidreira é uma planta medicinal conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias, que quando combinadas com as vitaminas B e C, provenientes do mel e limão, resultam em um potente antigripal, poderoso para ajudar os resfriados, e até mesmo ajudar na febre que muitas vezes acompanha esses dois problemas. Seu sistema imunológico ganhará uma força extra, ajudando no bem estar.

Com Limão e Gengibre

autor: Chef João Paulo

Não tem nada pior do que adoecer e ficar com o nariz completamente congestionado, precisando respirar pela boca, e sem conseguir comer direito, pois sua garganta foi prejudicada durante seu período doente, deixando todas as comidas com um gosto amargo ruim.

A solução para isso é justamente o consumo deste chá, especialmente porque a junção do limão com gengibre atua exatamente nesses problemas acima, além de reduzir a sensação de enjoo, que muitas vezes dificulta a ingestão de alimentos. E de sobra, com o capim santo pode ser consumido com um poder digestivo potencializado.

Tenho certeza de que esses chás deliciosos expandiram seus horizontes quanto ao consumo de chás como aliados à saúde, e verdadeiros remédios naturais e caseiros. O importante é nunca deixar o médico de lado, e sim combinar essas bebidas e seus benefícios para a saúde. No mais, delicie-se, pois além de medicamentos, eles são bebidas deliciosas e escolhas quais são suas favoritas.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.