Casquinha De Siri + Formas Inovadoras De Prepará-La

Que tal aprender a fazer essa delícia litorânea? Surpreenda qualquer pessoa com essa receitinha maravilhosa.
Publicado em Frutos do Mar
Casquinha De Siri + Formas Inovadoras De Prepará-La flanovais / Shutterstock.com

A Receita de Casquinha de Siri, perfeita para você adentrar no clima do litoral brasileiro, e provar esse prato tão tradicional e que valoriza tão bem o elemento principal: a carne de siri.

Essa receita é super simples e fácil de fazer, seu sabor é potente e idêntico ao tradicional, garantindo que sua experiência será a mais completa possível, sem custar muito tempo e dinheiro para isso.

Em seguida, teremos uma seleção com outras 10 receitas alternativas desse prato para você testar. Escolha sua favorita e aproveite!

poste no pinterest esta imagem de receita de receita-de-casquinha-de-siri

Receita de Casquinha de Siri Tradicional: Saiba Como Fazer

Rendimento
10 porções
Preparação
35 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes

Para o Recheio

  • 500g de carne de siri
  • 1/2 cebola roxa picada
  • 2 tomates picados
  • 2 dentes de alho picado
  • 100 ml de leite de coco
  • 2 colheres de sopa de pimentões amarelo e vermelho picados
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de sopa de azeite de dendê
  • 1/2 xícara de farinha de pão
  • Salsa picada a gosto
  • Pimenta do reino ou dedo de moça a gosto
  • Sal a gosto

Para a Farofa Crocante:

  • 1/2 xícara de castanha de caju torrada
  • 1 colher de sopa de farinha de pão ou farinha de rosca
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ralado

Modo de preparo

Para o Recheio:

  • Em uma panela, aqueça o azeite de dendê e coloque o azeite de oliva para refogarem o alho.

  • Em seguida, coloque a cebola e refogue.

  • Quando estiver levemente dourado, acrescente os pimentões e os tomates na cebola e alho.

  • Acrescente a carne de siri, e deixe refogar por alguns segundos.

  • Tempere com sal e pimenta e coloque o leite de coco e a salsa e mexa bem.

  • Adicione a farinha de pão, misture bem, e deixe cozinhar por alguns minutos, até ficar firme.

Para a Farofa:

  • Em um processador, coloque todos os ingredientes.

  • Triture até resultar em numa farofa uniforme.

Montagem:

  • Encha as casquinhas com a carne de siri, até ficar no limite da borda final.

  • Cubra com a farofa por cima, nas casquinhas recheadas.

  • Leve para assar, no forno preaquecido a 200°C, até dourar.

Veja também as 10 melhores receitas de casquinha de siri:

Baiana

Quem conhece a culinária brasileira, sabe bem que os estados do Nordeste têm destaque quando o assunto é comida com frutos do mar, em especial os estados litorâneos, como a Bahia.

E não podia ser diferente com a nossa receita de casquinha de siri.

Seguindo essa receita, você conhecerá a versão cujo sabor caprichado e temperado, vai te proporcionar uma experiência única e regional, garantindo que mesmo que essa seja sua primeira tentativa, ela ficará perfeita!

Vegana

Apesar de ser um prato tradicionalmente de origem animal, isso não é empecilho algum para que haja a inovação do produto, adaptando às diversas restrições alimentares.

Com essa opção, você poderá incluir todos os seus amigos, oferecendo um prato delicioso e extremamente inovador, possibilitando que todos comam da mesma receita, adaptada às preferências de cada um.

De Forno

Apesar dessa receita já ser um prato simples e acessível, é possível simplificá-lo ainda mais, seguindo certas necessidades de tempo do cozinheiro da vez.

Aqui, o que já era fácil ficar ainda melhor, já que ao utilizar o forno, você conseguirá um sabor super apurado, e com o preparo simples, tendo como maior objetivo o controle do tempo de forno.

Ah, e é ótimo para um jantar em família. Leve ao forno em naquela bela travessa de servir, e tudo ficará mais perfeito.

Leite de Coco

Não precisa ser o mestre culinário para saber o coco tem cara de praia, e combina com todos e quaisquer peixes e frutos do mar, certo?

A carne de siri não poderia fugir da premissa acima, e sua junção com o leite de coco resulta em uma carne extremamente cremosa, que pode ser usada para rechear as casquinhas ou ainda colocar em uma travessa uniforme.

Para trazer aquela dose extra de sabor, pode usar um bom molho de pimenta, ou suco de limão suculento em cima.

Cremosa

Dentre todas as texturas, a comida litorânea combinada com cremosidade, forma uma dupla gastronômica imbatível para os amantes de frutos do mar.

Aqui, você não precisa nem mesmo se preocupar com a bebida gelada, porque, cada colherada dessa maravilha vai cair como uma nuvem na sua boca, sem mesmo precisar de ajuda para ser consumido.

Gratinada

A cor dourada, quando na medida certa, torna toda e qualquer comida mais apetitosa. Ela faz com que as comidas aparentem sabores mais intensos e texturas mais deliciosas.

Não poderia ser diferente com essas deliciosas casquinhas de siri levadas para gratinar com um toque de queijo ralado/ queijo parmesão ralado, cujos sabores ficam mais intensos, e que combinada com o queijo fica ainda mais deliciosa, quebrando todos os paradigmas quanto a combinação entre frutos do mar e laticínios.

Coloque a mistura numa bela travessa, e sirva em grande estilo.

Com Camarão

A casquinha de siri, por si só, já tem um aspecto de comida rebuscada e que combina muito bem com jantares simples, porém refinados e elegantes. Mas e quem disse que isso não pode melhorar?

O camarão é considerado o rei do mar, e isso não poderia ser menos do que o esperado, já que seu sabor e textura são extremamente únicos.

Porém, apesar dessa característica, ele combina muito bem com o siri, pois eles combinam seus sabores, complementando a sua experiência gastronômica.

Crocante

Para o time crocante, esta receita também pode adaptar-se a sua vontade, deixando a casquinha ainda mais gostosa, e a experiência melhor.

As comidas crocantes combinam perfeitamente com a praia, mas isso exige que as proporções sejam seguidas corretamente, para evitar uma comida muito pesada e que não combine muito bem com a brisa marítima.

Seguindo o passo a passo aqui descrito, tenho certeza de que essa receita será um enorme sucesso.

Pão de Forma

Tem vontade de comer esse prato? Ou mesmo quer experimentá-lo uma primeira vez? Em algumas regiões, a carne de siri pode não ser fácil de ser encontrada, dificultando que esse prato seja degustado por todos.

Pensando nisso, trouxemos uma receita que pode não ser a original, mas seu sabor se assemelha, e muito, tendo o pão como um dos principais responsáveis por possibilitar essa experiência.

Faça e prove essa maravilha acessível.

Peixe

Um gostinho fresco de mar, mas fácil de ser encontrado nos mercados, e até mesmo mais barato do que a carne de siri, é garantido por um outro fruto do mar muito conhecido do brasileiro: o peixe.

Apesar a substituição de um ingrediente por outro, a receita mantém sua simplicidade e praticidade do preparo, ganhando pontos no quesito sabor e economia, razão pela qual eu duvido que você não fique, pelo menos, com curiosidade para testar. Prepare e recheie as casquinhas para aproveitar!

E aí, alguma dessas receitas te chamou mais a atenção? Acredito que tenha sido difícil escolher sua receita favorita.

Então quer uma dica? Teste todas! Isso mesmo, só assim você vai saber qual a melhor! Com certeza não haverá arrependimento durante essa busca.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.