Incrível Receita de Camarão Empanado + Opções para variar

Aquela delícia que apenas um prato com camarão pode te proporcionar e se inesquecível
Publicado em Frutos do Mar
Incrível Receita de Camarão Empanado + Opções para variar margouillat photo / Shutterstock.com

O camarão é um animal que pertence ao filo dos artrópodes. Encontrado comumente em oceanos, o alimento é bastante consumido no Brasil, principalmente em ambientes de praia. Seu consumo pode ser dado de diversas formas, frito, cozido ou empanado.

Para ficar ainda mais gostoso, uma receita de camarão empanado que eu sou apaixonado é a com catupiry. Deixa tudo mais cremoso, saboroso e único, vem aprender!

Ao fim dessa delícia, deixamos mais diversas variações para conferir.

poste no pinterest esta imagem de receita de camarão empanado frito

Receita de Camarão Empanado com Catupiry Crocante, Frito, Simples e Fácil: Saiba Como Fazer

Rendimento
1 porção de camarão
Preparação
30 a 40 minutos
Dificuldade
Fácil
 
Ingredientes
  • 300 grs de camarão GG
  • 1 pote de Catupiry
  • 2 ovos
  • Farinha de rosca
  • ½ limão (suco)
  • 1 xícara de chá de Farinha de trigo
  • Azeite
  • Óleo
  • Pimenta do reino
  • Sal

Modo de preparo

  • Pegue os camarões e limpe bem. Lembre-se de tirar toda a sujeira, entretanto é importante deixar o rabo para facilitar na hora de fritar. Depois de limpos, tempere os camarões com o suco do meio limão, pimenta do reino e sal. Depois, deixe o camarão descansar por alguns minutos para que pegue bem o tempero.

  • Depois em um outro recipiente, coloque a farinha de trigo e tempere também com pimenta do reino e sal. Misture bem.

  • Pelo camarão ser grande e correr o risco de ficar cru na hora de fritar, sele no azeite antes. Coloque o azeite na frigideira e leve os camarões para grelhar. Antes, coloque os crustáceos em um palito de churrasco, isso deixará ele bem retinho. Quando o camarão começar a mudar de cor, você pode tirar da frigideira.

  • Em um pote separado, bata os dois ovos e reserve. Pegue 1 colher de catupiry e coloque na sua mão, para moldar o camarão. Depois, passe o trigo no catupiry.

  • Pegue um camarão e coloque o catupiry no entorno, sempre fechando, como se fosse uma coxinha. Depois, retire o palito que estava no meio do camarão e deixe o rabinho de fora.

  • Passe o camarão com catupiry no ovo, na farinha de rosca, volte para o ovo e outra vez na rosca. Depois, leve ao freezer até ficar bastante consistente e firme, cerca de 30 minutos.

  • Na panela coloque bastante óleo e leve o camarão para fritar. Deixe dourar de todos os lados, retire e deixe escorrer no papel absorvente. Sirva na sequência.

Dica:

É preciso usar o catupiry original e de lata, isso porque ele é mais consistente e deixará sua receita no ponto perfeito.

Use o catupiry gelado.

Passe sempre a farinha para ir mantendo a consistência do catupiry no camarão.

   

Separamos uma lista de mais 10 versões para você aproveitar, vem ver:

Empanado e frito

Esse é o clássico, para quem quer manter o tradicional. Para ficar bastante crocante empane o camarão na farinha de trigo e de rosca.

Antes, tempere o crustáceo com alho, limão, tempero para carne, pimenta do reino a gosto ou pimenta dedo de moça.

Leve para fritar em óleo quente ou na airfryer, escorra no papel toalha. Sirva com molhos e limão, fica incrível.

No panko

A farinha panko, assim como a de rosca, serve para empanar alimentos, entretanto, sua diferença fica por conta do tamanho dos flocos, tal qual sua textura mais crocante.

Conhecida como farinha de rosca japonesa, e excelente caso você busque uma explosão de sabores e texturas na boca, essa farinha é a ideal.

Além disso, ao utilizar esse tipo de ingrediente, sua receita absorverá menos gordura, deixando seu prato mais saudável.

Crocante

Falou em camarão empanado, falou em crocância. Quem gostaria de dar uma bela mordida no camarão e ser surpreendido por uma explosão de texturas na boca?

É simplesmente incrível e nessa receita fica super sequinho, parecendo camarão de praia.

Japonês

A ideia dessa receita não é empanar da maneira tradicional e sim deixar o camarão envolto de uma massinha deliciosa.

O modo de preparo é simples: Tempere o crustáceo com sal, pimenta a gosto, 1 colher (sopa) de limão e reserve. Em uma outra tigela, acrescente os ingredientes: 1 ovo, 1 colher (chá) de sal, 1 colher (sopa) de óleo de soja, 1 colher (sopa) de amido de milho, 1 xícara (chá) de farinha, 350 ml de água e 1 colher (sopa) rasa de fermento químico.

Misture até ter uma massa homogênea, em seguida coloque o camarão na massa e deixe fritar. Fica sequinho e crocante.

Na tapioca

Fugindo um pouco das tradicionais farinhas, a de tapioca é bastante deliciosa e deixa seu prato com outra cara.

Além do sabor e textura maravilhoso, a receita também vai mexer com o visual, visto que a farinha de tapioca possui os grãos maiores e deixam seu prato lindíssimo.

Ótimo para servir como entradas e petiscos.

Com queijo

Existe algo com queijo que não seja bom? O laticínio é extremamente versátil, dá um toque especial ao seu prato, além de deixar tudo mais delicioso.

Corte a mussarela em cubos e depois espete em um palito de dente. Coloque o camarão aí também e depois empane.

Na aifryer

Não quer usar óleo para fritar? Seus problemas acabaram. Na airfryer tudo fica tão gostoso quanto frito, mas mais saudável. Leve o camarão já limpo, temperado e empanado nas farinhas para o eletrodoméstico e deixe cozinhar.

Retire e veja como a crocância permanece. Delicioso para o dia a dia. Sequinho e crocante esta receita.

Com farinha de rosca

É o tradicional método para fazer o empanado crocante. Experimente colocar também a farinha de trigo, para segurar um pouco mais a crocância.

Além disso, use sal a gosto, pimenta do reino e o que mais desejar na mistura do ovo, assim você tem a certeza de que todos os pontos do camarão ficarão temperados. Sirva com um molho agridoce delicioso e um prato principal.

Na cerveja

Mais uma massa bastante diferentona, mas vai que vai te fazer apaixonar. Coloque tempero nos camarões e limpe com cuidado, mas lembre-se de deixar um pedaço do rabinho para facilitar na hora de empanar.

Depois coloque 1 xícara (chá) de farinha de trigo, temperos e 350 ml de cerveja. Mexa bem. Coloque o fermento em pó e depois empane o camarão. Frite em óleo quente até dourar e depois sirva com limão. É de comer rezando.

Com cream cheese

O cream cheese tal qual o catupiry é uma delícia quando combinado com camarões. Nesse caso, utilize o camarão pistola, visto que é um pouco maior e vai facilitar o trabalho. Para não correr o risco dele ficar cru, antes de empanar leve ao microondas por dois minutos.

Depois coloque o cream cheese, um pouco de farinha de trigo e depois empane no leite e farinha de rosca. Leve para fritar em óleo bem quente. Sirva na sequência.

Dos frutos do mar, o camarão é um dos mais queridos, então aproveite essas ideias e sugestões de camarões empanados!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.