Bobó de Camarão & Recomendações Ultra Deliciosas Que Impressionam

Veja diversos modos de preparar esse prato emblemático da culinária brasileira
Bobó de Camarão & Recomendações Ultra Deliciosas Que Impressionam Estudio Conceito / Shutterstock.com

Quer os cheiros do Nordeste na sua cozinha? Confere esse preparo caprichado!

Direto da culinária afro: aprenda a fazer uma receita de bobó de camarão que deixa água na boca de qualquer nordestino. Você irá satisfazer a todos com o sabor desse prato! Quer mais receitas surpreendentes e diversas?

Confira, então, as sugestões super saborosas logo abaixo para fazer um almoço incrível.

A favorita: receita de bobó de camarão tradicional, simples e fácil: saiba como fazer

Rendimento
5 porções
Preparação
50 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 300g mandioca cozida
  • 400g camarão cinza
  • 100 ml de leite de coco
  • 1 pimentão vermelho
  • 1 pimentão verde
  • 1 pimentão amarelo
  • 1 talo de gengibre
  • 3 talos de alho poró
  • 3 dentes de alho
  • 1 tomate
  • 1 cenoura
  • 2 cebolas
  • 2 limões
  • Cabeças de camarão
  • Folhas de louro
  • Erva doce
  • Gengibre
  • Tomilho
  • Pimenta de cheiro
  • Cominho em pó
  • Coentro em grão
  • Coentro e cebolinha
  • Castanha de caju
  • Azeite de dendê

Modo de preparo

  • Adicione a mandioca descascada em uma panela de pressão e cozinhe.
  • Em uma panela grande no fogo médio, adicione uma colher (sopa) de azeite e doure as cabeças de camarão, amassando-os para que soltem líquido e sabor.
  • Tempere com sal, coentro, tomilho e suco de limão os outros camarões. Misture bem e reserve em um bowl na geladeira por 20 minutos.
  • De volta à panela, adicione o tomate, 2 talos de alho poró, a cebola, erva doce, cenoura, a casca de gengibre, as folhas de louro a gosto, os dentes de alho e o alecrim. Coloque sal e cozinhe por 10 minutos.
  • Cubra com água em temperatura para criar o caldo.
  • Em outra panela, refogue os pimentões no dendê. Entre com o talo do gengibre cortado, o cominho e o coentro. Tudo vai caramelizar.
  • Leve essa base para o liquidificador com a mandioca, acerte o sal e bata com conchas de caldo até virar um purê. Se ficar grosso, entre com mais caldo.
  • Reserve em uma panela.
  • Pegue o camarão médio limpo que estava marinando em temperos, refogue por 1 minuto em uma mistura de azeite e dendê até pegar cor.
  • Adicione à panela, a cebola picada com alho poró e 3 dentes de alho. Tempere com sal e pimenta de cheiro. Volte o camarão e refogue com 1 concha de caldo.
  • Entre com a medida a gosto do creme de mandioca e verduras.
  • Acrescente pouco mais da metade de um vidro de leite de coco e acerte o sal.
  • Finalize com cheiro verde e um pouco de suco limão.
  • É só desligar e servir.

2º. Na moranga

autor: Josefa Rodrigues cozinhando com mainha

Há poucos pratos mais expressivos visualmente do que uma bela moranga recheada com bobó de camarão!

E, dentre as dicas dessa receitinha, está a de forrar a base, o fundo da moranga com fatias de muçarela. E você pode perguntar: uma moranga cheia de bobó, num visual assim tão atrativo na mesa, ainda precisa de guarnição?

Sirva com arroz branco enfeitado com salsa e pimenta-malagueta. Ah, e uma travessa de cabeças de camarões fritos. Importante que você deixe cozinhar por mais alguns minutos, com os camarões limpos e ao refogar, que ele esteja desgrudando do fundo da panela.

3º. Tempero baiano

autor: Gostosuras da Baiana

Nesta receitinha, vemos mais características da Bahia do que apenas o óleo de palma ou azeite de dendê... Uma delícia de gastronomia no melhor charme baiano!

Receita de tempero baiano: pimenta do reino branca, pimenta do reino preta, cominho moído, manjericão seco, louro moído, curry, coentro moído, colorau, páprica doce, pimenta calabresa, pimentão verde, pimentão vermelho, noz-moscada, tomilho, alecrim, alho, cebola, salsa e orégano. Com tudo isso, imagine o resultado desse maravilhoso prato bem à baiana!

Tempero baiano, muito pimenta dedo-de-moça e coentro sem pele e sem sementes picados. Com esses realçadores de sabor, eis um famoso prato fácil de incrementar na sua cozinha!

4º. À moda maranhense

autor: Estrelas

Aprenda o modo de preparo! Na panela, coloque azeite e refogue dentes de alho picados (tempere o camarão e cozinhe do modo ensinado por essa cozinheira de mão cheia, pegue as dicas de todos os temperos e adições), e faça versão da Alcione em sua casa.

Mas eu tenho uma sugestão: cozinhe a mandioca e bata no liquidificador com a água do cozimento para o creme ficar saboroso!

5º. Light

autor: Voce Bem Saudavel

Uma receita light... Sabor maravilhoso e sem sair da dieta? Pode haver coisa melhor, em se tratando dos prazeres da mesa? Pois veja os itens que podem formar essa maravilha na sua cozinha: camarões, mandioca, leite de coco light (diferencial), cebola, azeite de oliva, pimenta-dedo-de-moça e folha de louro.

6º. Com batata baroa (ou mandioquinha)

autor: Paty Milk

Já pensou numa receita deste prato que seja bem simples de se fazer? Esta é fácil, com caldo de camarão e mandioquinha.

E a mistura-base é: um quilo de camarão + um quilo de batata baroa. O restante será o conjunto de temperos e adições para um quitute muito especial, o que inclui os itens tradicionais do prato, que são a cebola, o tomate, o alho, o cheiro verde picado, caldo de galinha as garrafinhas de leite de coco e o azeite de dendê.

Dica particular: cozinhe a batata baroa com caldo de galinha (dois tabletes) e um dente de alho para dar aquele gostinho!

7º. Capixaba

autor: tarobalondrina

Agora você vai saber qual é a diferença entre o tradicional da Bahia e o do Espírito Santo.

Feito na panela grande de ferro. Basicamente, é o seguinte: o preparo capixaba não leva azeite de dendê nem leite de coco (no lugar deste, leite comum).

Quanto aos outros ingredientes, formam a mistura parecida, sendo que o modo capixaba usa e abusa do coentro picado; este é usado aqui em expressiva quantidade. Veja como fazer e os ingredientes!

8º. Do Balneário de Iriri

autor: CAÇAROLA DOS CHEFS

O Balneário de Iriri é chamado de “o Caribe Capixaba”.

E a região, por ser oceânica, é conhecida não só pelas belezas naturais, mas também pela forte gastronomia de pratos preparados com peixes e frutos do mar.

Nesta versão especial de bobó de camarão fácil, um item novo faz diferença: adicione os camarões à cachaça para flambar na caçarola capixaba!

Confira os detalhes da receitinha e o clima gastronômico.

9º. Arroz de Coco, farofa de cebola tostada e amêndoa

autor: Fernando Adore

Esta sugestão é interessante por ser incrementada! Veja que farofa original.

O chef brinca a respeito, dizendo que já serviu essa farofa com cebola como se fosse uma farofa “de fios de carne de sol”, por causa da cor acobreada.

Ficou com curiosidade para aprender como fazer dessa farofa com cebolas caramelizadas? Quer conhecer esse famoso arroz de coco?

10º. No fogão a lenha

autor: WLC Ferreira

Esse prato é feito no fogão à lenha, isso quer dizer que a sua receita é toda realizada na mesma panela de barro ou pedra? Este prato promete!

Como preparar o caldo: em uma panela, aqueça o azeite, são 3 colheres (sopa) de azeite ou dendê. Acrescente os camarões (só as cascas), junte a cebola, alho-poró, os dentes de alho picado, uma pitada de sal e cozinhe aos poucos. Depois, acrescente 1 litro de água.

Aposte neste cenário e no diferencial desse cozimento! Comece preparando em uma panela com azeite e cozinhe o camarão.

11º. Ao creme de leite

autor: Vlogs & Receitas com Selma Silva

Já dissemos aqui que o creme de leite é, muitas vezes, um item essencial. Agora para imprimir ares de cozinha francesa a um prato tipicamente brasileiro, parece um desafio! Veja como isso se tornou possível.

Adiantando duas dicas: o creme de leite foi batido junto com a mandioca. E o camarão utilizado foi o branco. Chame os amigos e familiares para fazer essa receita com você.

12º. Leite de coco, coentro e azeite de dendê

autor: Nhac GNT

Um prato muito caprichado... Com detalhes e dicas: rale o gengibre na hora e selar os camarões inteiros em frigideira com azeite de dendê bem quente. Para acompanhar o prato: arroz branco com tomates picados e farofa de dendê.

E, para a decoração, camarões inteiros e folhas de salsinha.

13º. Farofa de pão, mandioquinha e arroz de coco

autor: TV Chris Flores

Veja também as dicas oferecidas para você ficar ainda mais expert!

Esta versão do prato, em vez da mandioca convencional, utiliza batata e mandioquinha, apresentando um prato, mas igualmente delicioso.

Farofa leva azeite de dendê, manteiga, cebola, sal a gosto, pimenta do reino e farinha de pão. Além da farofa para acompanhar, sirva com arroz branco com leite de coco e adicione à mesa festivos chips de mandioquinha.

14º. Leite de coco e pimenta dedo-de-moça

autor: Luiza Zaidan

Escute os chefs e curiosos para você aprender, de verdade, o preparo do bobó de camarão. Veja o que ela sugere: aproveitar bem as cascas do camarão para o caldo ficar bem saboroso! Aqui, o escolhido é o rosa.

Quanto à mandioca, deixe cozinhar por 30 minutos em fogo baixo. Veja mais detalhes do passo a passo dessa receita fácil de fazer e entenda por que esse preparo produz um resultado tão cremoso!

15º. Abóbora japonesa

autor: Cris Alves Na Real

Na apresentação desta receita, a chef destaca que um segredo culinário faz toda a diferença para tornar este prato principal muito saboroso.

O que será: o uso da páprica doce, do molho inglês ou da abóbora japonesa? Ou será o modo de fazer?

Escolha uma versão atrativa de receita com os frutos do mar mais deliciosos para quem curte! Com camarão rosa, branco ou cinza, essa delícia pode ser um sucesso, figurando ao lado dos acompanhamentos favoritos no dia a dia!

poste no pinterest esta imagem de receita de bobo-de-camarao

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.