15 Receitas de Bobó de Camarão Ultra Deliciosas que Impressionam

Veja diversos modos de preparar esse prato emblemático da culinária brasileira
Publicado em Frutos do Mar
15 Receitas de Bobó de Camarão Ultra Deliciosas que Impressionam

Quando se fala em pratos de frutos do mar, a gente logo pensa nos sabores irresistíveis da comida baiana. Sim, pela tradição ou pela cozinha de Dona Flor, de Jorge Amado, o prato vai sempre lembrar a Bahia!

E as deliciosas comidinhas baianas remetem às tradições afro-brasileiras mais genuínas. Vem dessa poderosa herança cultural (culinária, musical) que recebemos.

E, direto da Bahia, maravilhosas iguarias locais se estendem a todo o Nordeste e ao país inteiro. É variadíssimo, por exemplo, o manancial de receita de bobó de camarão Brasil afora. Confira agora todas essas modalidades!

poste no pinterest esta imagem

Receita de Bobó de Camarão Tradicional Simples e Fácil: Como Fazer

E salada de couve, regada ao limão, azeite e flor de sal. Humm... Fica majestoso!

Sugestão: sirva com arroz branco, cebola picada, castanhas de caju trituradas. Está cheio de ricas dicas para o melhor preparo do prato.

Não é preciso ser mestre-cuca para conhecer essa delícia que é o famoso prato baiano, de consistência muito cremosa, preparado com camarões, mandioca, leite de coco e 1 colher (sopa) de azeite de dendê.

Gengibre, pimenta do reino, pimentões, cominho, coentro, tempero verde, pitada de sal e pimenta: perfeitos realçadores de sabor!

Na moranga

Há poucos pratos mais expressivos visualmente do que uma bela moranga recheada com bobó de camarão!

E, dentre as dicas dessa receitinha, está a de forrar a base, o fundo da moranga com fatias de mussarela. E você pode perguntar: uma moranga cheia de bobó, num visual assim tão atrativo na mesa, ainda precisa de guarnição?

Sirva com arroz branco enfeitado com salsa e pimenta-malagueta. Ah, e uma travessa de cabeças de camarões fritos. Importante que você deixe cozinhar por mais alguns minutos, com os camarões limpos e ao refogar, que o mesmo esteja desgrudando do fundo da panela.

Com tempero baiano

Nesta receitinha, vemos mais características da Bahia do que apenas o óleo de palma ou azeite de dendê... Uma delícia de gastronomia no melhor charme baiano!

Receita de tempero baiano: pimenta do reino branca, pimenta do reino preta, cominho moído, manjericão seco, louro moído, curry, coentro moído, colorau, páprica doce, pimenta calabresa, pimentão verde, pimentão vermelho, noz-moscada, tomilho, alecrim, alho, cebola, salsa e orégano. Com tudo isso, imagine o resultado desse maravilhoso prato bem à baiana!

Tempero baiano, muito coentro e pimenta dedo-de-moça sem pele e sem sementes picadas. Com esses realçadores de sabor, eis um famoso prato fácil de incrementar na sua cozinha!

À moda maranhense

Não, não é um preparo simples do prato!

Neste modo de fazer o da receita do quitute no Maranhão, uma sensacional palinha musical e gastronômica com a cantora Alcione, que hábil entre ingredientes e pratos assim se define na cozinha: “Sou uma manipuladora de temperos”; “Ninguém chega perto da minha panela”.

Aprenda o modo de preparo com muitos dentes de alho picados (refogue os camarões do modo ensinado por ela, pegue as dicas de todos os temperos e adições...) e faça o bobó da Alcione em sua casa!

Light

Uma receita light... Sabor maravilhoso sem sair da dieta?

Pode haver coisa melhor em se tratando dos prazeres da mesa? Pois veja os itens que podem formar essa maravilha na sua cozinha: camarões, mandioca, leite de coco light (diferencial), cebola, azeite de oliva, pimenta-dedo-de-moça e folha de louro.

Dica: pimenta sem sementes, a fim de que não haja um efeito muito forte no sabor final. E cozinhe a mandioca bem, não deixe crua.

Com batata baroa (ou mandioquinha)

Já pensou numa receita deste prato que seja bem simples de se fazer? Esta é fácil: com caldo de camarão e mandioquinha!

E a mistura-base é: um quilo de camarão + um quilo de batata baroa. O restante será o conjunto de temperos e adições para um quitute muito especial, o que inclui os itens tradicionais do prato: a cebola, o tomate, o alho, o cheiro verde picado, caldo de galinha as garrafinhas de leite de coco e o azeite de dendê.

Dica particular: cozinhe a batata baroa com caldo de galinha (dois tabletes) e um dente de alho para dar aquele gostinho!

Capixaba

Agora você vai saber qual é a diferença entre o tradicional bobó da Bahia e o do Espírito Santo.

Feito na panela grande de ferro. Basicamente, é o seguinte: o preparo capixaba não leva azeite de dendê nem leite de coco (no lugar deste, leite comum).

Quanto aos outros ingredientes, formam uma mistura parecida, sendo que o modo capixaba usa e abusa do coentro picado; este é usado aqui em expressiva quantidade. Veja como fazer e os ingredientes!

Do Balneário de Iriri

O Balneário de Iriri é chamado de “o Caribe Capixaba”.

E a região, por ser oceânica, é conhecida não só pelas belezas naturais, mas também pela forte gastronomia de pratos preparados com peixes e frutos do mar.

Nesta receita especial de bobó de camarão simples, um item novo na mesa dos ingredientes: a cachaça (isso mesmo!), a ser usada para flambar os camarões na caçarola capixaba!

Confira os detalhes da receitinha e o clima gastronômico.

Com Arroz de Coco, farofa de cebola tostada e amêndoa

Interessante esta receita, por ser incrementada! Veja que farofa original!...

O chef brinca a respeito, dizendo que já serviu essa farofa com cebola como se fosse uma farofa “de fios de carne de sol”, por causa da cor acobreada...

Ficou com curiosidade para aprender como fazer dessa farofa com cebolas caramelizadas?

Quer conhecer esse famoso arroz de coco? Siga todos os passos dessa maravilha.

No fogão a lenha

Esse prato feito no fogão à lenha e usando uma panela grande de pedra? Esta receita promete, não acha?

Como preparar (caldo): em uma panela aqueça o azeite e acrescente os camarões (só as cascas), junte a cebola, alho poró e os dentes de alho picado e refogue por algum tempo. Depois acrescente 1 litro de água.

Aposte neste cenário e no diferencial desse cozimento! Confira o passo a passo dessa receita! Comece preparando em uma panela com azeite e refogue o camarão.

Ao creme de leite

Já dissemos aqui que o creme de leite é item essencial a uma cozinha com mais sabor e sofisticação num prato!

Agora, imprimir ares de cozinha francesa a um prato tipicamente brasileiro parece um desafio! Veja como isso se tornou possível!

Adiantando duas dicas: o creme de leite foi batido junto com a mandioca. E o camarão utilizado foi o branco!

Chame os amigos e familiares para fazer essa receita com você!

Com leite de coco, coentro e azeite de dendê

Sim, aqui temos uma explanação de bobó de camarão fácil de fazer... E “com muito axé”!

Um preparo muito caprichado... Com detalhes e dicas: rale o gengibre na hora e selar os camarões inteiros em frigideira com azeite de dendê bem quente. Para acompanhar o prato: arroz branco com tomates picados e farofa de dendê.

E, para a decoração, camarões inteiros e folhas de salsinha.

Com farofa de pão, mandioquinha e arroz de coco

Veja também as dicas oferecidas, a fim de você ficar ainda mais expert!

Esta versão do prato, em vez da mandioca convencional, utiliza batata e mandioquinha, apresentando um bobó de camarão simples, mas igualmente delicioso.

Farofa: azeite de dendê, manteiga, cebola, sal a gosto, pimenta do reino e farinha de pão. Além da farofa para acompanhar, sirva com arroz branco com leite de coco e adicione à mesa festivos chips de mandioquinha.

Com leite de coco e pimenta dedo-de-moça

Quanto à mandioca, deixe cozinhar por 30 minutos em fogo baixo.

Escute os culinaristas para você aprender, de verdade, como fazer bobó de camarão. Veja o que essa chef sugere: aproveitar bem as cascas do camarão para o caldo ficar bem saboroso! Aqui, o escolhido é o rosa.

Veja mais detalhes do passo a passo dessa receita fácil de fazer e entenda por que esse preparo produz um resultado tão cremoso!

Com abóbora japonesa

Na apresentação desta receita, a chef destaca que um segredo culinário faz toda a diferença para tornar este prato principal muito saboroso.

O que será: o uso da páprica doce, do molho inglês ou da abóbora japonesa? Ou será o modo de fazer?

Siga atentamente cada passo dessa maravilha de receitinha!


Escolha uma versão atrativa de receita para você e sua família e ponha mãos aos ingredientes! Com camarão rosa, branco ou cinza, esse quitute pode ser "o centro de sua mesa", figurando entre suas receitas favoritas no dia a dia!

Acompanhe nossas dicas sempre! Boa sorte!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.