Pudim: Saiba como fazer na Airfryer

Sabor na Mesa Escrito por 

Você é aquela pessoa apaixonada por um doce e não consegue cair na tentação quando vê aquele delicioso pudim? Pudins são alimentos deliciosos ricos em leite, famosos em todo o nosso Brasil e em algumas partes do mundo.

INGREDIENTES

-Calda caramelada
-1 lata de leite condensado
-1 lata de creme de leite
-4 ovos

MODO DE FAZER

Faça a calda no fogão, tradicionalmente. Coloque açúcar na panela e deixe se transformar em uma calda uniforme. Coloque um pouco de água e espere derreter.
Misture numa tigela ou no liquidificador o leite condensado, o creme de leite e os ovos, até ficar homogêneo.
Coloque a calda na forma, depois despeje a massa por cima.
Ligue a Air Fryer para aquecer por 5 minutos a 180°. Coloque a forma na gaveta, coberta por papel laminado. Deixe por 20 minutos. Retire o papel laminado e deixe mais 10 minutos.
Pronto! Espere esfriar e sirva.

O pudim tem sua origem em Portugal. Segundo a lenda, ele foi inventado por um abade que escondia a receita de todos que lhe perguntavam. Com a fama do doce entre a população, o abade resolveu criar um concurso, uma competição com outros confeiteiros, para saber se algum deles conseguia copiar perfeitamente sua receita.

Porém, ninguém conseguiu copiar fielmente a receita do abade, mas, com a competição, os portugueses descobriram mais ou menos como fazer algo parecido.  A receita do pudim do abade ficou guardada por muitos anos, sendo descoberta somente após sua morte. Consistia em gemas, água, açúcar e toucinho de porco.

O nomeado Pudim de Priscos foi, e continua sendo, um dos sucessos da culinária de Portugal. O doce fez tanto sucesso que logo tomou o mundo, principalmente o Brasil. Aqui, conhecemos diversas receitas e tipos de pudins, aos quais foram adicionado chocolate, frutas, caldas, e tantas outras coisas deliciosas.

O pudim de leite condensado é o queridinho dos brasileiros, simples de se preparar e não tem erro quando o assunto é doce. É consumido em território nacional, mas tem cheirinho de comida mineira. Você conhece alguma casa bem mineirinha que não tenha uma especialista em pudim? Dona Conceição, senhora minha avó, é especialista em pudim e não passa um evento ou festa de fim de ano sem trazer seu delicioso pudim de leite condensado, receita que ela sabe de cabeça, que passa de geração para geração desde o interior de Minas Gerais para as mesas da grande São Paulo.

Porém, estamos em 2015 e muitas coisas mudaram para nos ajudar a aproveitar nosso dia a dia com mais prazer. A tecnologia, que hoje existe por toda parte, pode nos auxiliar até mesmo na hora de fazer o pudim da vovó, acredita? Pois bem, hoje contamos com tecnologia na cozinha com as modernas panelas elétricas. Elas ficaram muito famosas nos últimos anos pela sua facilidade e versatilidade; hoje, há diversas marcas no mercado, sendo possível adquiri-la por um preço acessível, mostrando-se um utensílio versátil e extremamente prático.

A Air Fryer é uma panela elétrica maravilhosa que pode te ajudar a fazer o delicioso pudim da vovó sem ter que usar o banho-maria e ficar horas e mais horas esperando que ele asse, além do medo que a água seque. É a tecnologia a favor da culinária! Esse tipo de panela é maravilhoso, pois funciona com um sistema de aquecimento composto com uma hélice que faz o ar super quente girar tão rapidamente que consegue cozinhar o alimento colocado lá dentro. Ela é prática, tem efeitos maravilhosos e, nesse caso, não desperdiça o gás.

Minha avó costuma dizer que não vai nada de especial no pudim. Pois bem, para a adaptação da receita de família para a Air Fryer, vamos começar pela calda: você vai precisar de ½ xícara de açúcar e ¼ de xícara de água bem quente. Essa parte você vai precisar fazer no fogão, mas é extremamente simples. Você vai colocar o açúcar na própria forma de pudim e levá-la ao fogo baixo. Deixe o açúcar derreter e, quando tiver derretido, coloque a água. Não se assuste, vai fazer um barulho, vai parecer que está tudo duro, mas logo, mexendo devagar, a mistura derrete e se transforma em um delicioso caramelo, que vai ser a nossa calda. Aconselha-se colocar esse caramelo por alguns minutos na geladeira para que a calda fique bem firme.

Para a massa, use 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite e 4 ovos. Coloque cada um dos ingredientes. Misture todos em uma tigela de forma a ficar uma massa lisa e homogênea. Se você gostar de pudim com furinhos, basta colocar essa mistura no liquidificador e bater bastante. De qualquer forma, uma dica importante é passar os ovos em uma peneira para não ficar com aquele gosto forte.

Deixe sua Air Fryer ligada por 5 minutos a 180ºC. Coloque a mistura pronta na forma, sobre a calda e, então, insira na gaveta da sua Air Fryer, coberta com um papel alumínio. Recomenda-se que você deixe por 20 minutos com o alumínio, depois o retire e deixe o pudim cozinhar com a mesma temperatura por 10 minutos. Pronto! Espere esfriar e surpreenda!

O mais legal é que, com a Air Fryer, tudo é feito de maneira elétrica e eficaz. Você vai impressionar as pessoas com uma deliciosa sobremesa, super fácil e prática de fazer, além de impressionar a si mesma com a versatilidade de sua Air Fryer e a deliciosidade e a cremosidade desse pudim.

Aproveite e confira a comparação para saber qual é a melhor fritadeira elétrica sem óleo do mercado.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Top