Picanha: Saiba como fazer na Airfryer

Rafael Gonçalves Escrito por 

A picanha é principalmente conhecida por ser um dos cortes mais macios do boi. O corte suculento ansiosamente aguardado no churrasco normalmente é servido em restaurantes no modelo à la carte, com a parte externa assada e a interna com um leve tom rosado, apresentando o breve cozimento. Esta forma de assar a picanha permite que o sabor da carne temperada se misture com o sabor original da carne com pouco de sangue, o que a torna a preferida entre as carnes nobres.

INGREDIENTES

1 Kg de picanha
Sal grosso para temperar

MODO DE PREPARO

Pique a picanha e tempere com o sal (ou outro tempero que preferir).
Coloque na Air Fryer por 15 minutos a 200°.
Pronto. É só saborear.

A origem da picanha é brasileira e apesar da terra do churrasco ter inspirado o nome, não foi na região sul que o corte foi originado. De naturalidade paulista, a picanha passou a ser inserida nos churrascos urbanos em que eram servidos os cortes bovinos individualmente, ganhando espaço no sistema à la carte dos restaurantes.

O churrasco gaúcho na época se limitava a servir linguiças, costelas e o matambre, que consiste na combinação da costela, contrafilé, legumes, linguiça e ovos, posteriormente a picanha passou a fazer parte das peças de carne para churrasco na região.

O nome dado ao corte que é extraído da alcatra, que fica na parte traseira do boi, onde se localizam as carnes nobres e consequentemente mais caras, se refere ao instrumento utilizado para cutucar os bois na parte das ancas. Conhecido como picaña no Pampa argentino, o instrumento passou a nomear o corte nobre, que ao cair no conhecimento popular se tornou a conhecida picanha.

Churrasco de Picanha

Refeição tradicional das tardes de domingo, o churrasco de picanha é o preferido da família brasileira e disseminado em todo território nacional.

No churrasco reunimos a família e amigos, preparamos a carne com sal grosso e em determinados casos com algumas ervas. Preparamos a churrasqueira com carvão e usamos de todos os artifícios para acendê-la, desde o tradicional jornal enrolado e enfiado dentre os pedaços de carvão, ao mais peculiar pedaço de pão duro empapado de álcool. Abana daqui, abana dali, levanta a fumaça e enfim podemos começar a assar os pães de alho, linguiças, drumetes e enfim as carnes.

Quem mora em apartamentos não faz fumaceira ou realiza todo o ritual de acender uma churrasqueira, mas dificilmente terá um churrasco em dias de domingo. Neste caso, o jeito é apelar para churrasqueiras elétricas, mas estas transbordam toda a gordura da carne, necessitando de manutenção constante.

Receita de picanha na Airfryer

O preparo da picanha na Airfryer não tem mistério. Basta temperar a picanha e colocá-la na Airfryer por 15 minutos a 200°. Este tempo de preparo se altera de acordo com o ponto que deseja da carne, ou seja, é possível programar a Airfryer em menos tempo para conseguir uma carne mais sangrenta.

Uma dica interessante, é pré-aquecer a Airfryer antes de colocar os cortes de carne, permitindo que a picanha sele a parte externa e mantendo o cozimento da parte interna no ponto desejado.

Pincelar manteiga e alho na picanha é algo opcional, no entanto, é uma opção saborosa, e, neste caso, basta que pincele na picanha a mistura após a conclusão do cozimento e programe por mais dois minutos, permitindo que a mistura se insira na carne.

A vantagem de utilizar a fritadeira elétrica Airfryer é a possibilidade de cozer os alimentos sem fazer sujeira, sem produzir fumaça e principalmente poder isolar os aromas dos alimentos. O cozimento a vapor é mais saudável ao organismo e permite que os alimentos continuem saborosos.

Rafael Gonçalves

E tudo começou com um casamento rs. De péssimo cozinheiro a produtor de conteúdo de receitas levou um bom tempo de estudo e trabalho duro para reunir todas as informações que quero dividir com você. De receitas a análises de produtos incríveis que estudei e reuni com qualidade para você e sua família.

E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Top