Mandioca Frita: Saiba como fazer na AirFryer

Mandioca Frita: Saiba como fazer na AirFryer foto: sabornamesa.com.br
Rafael Gonçalves Escrito por 
INGREDIENTES
500gr
de Mandioca
Sal
a gosto
Quantidade
1 Porção
Preparação
25 minutos

Modo de Preparo

 
1

Corte a Mandioca

Esse é um passo muito importante, descasque e corte a mandioca em tamanhos iguais ou o mais padronizado que puder. Isso fará toda a diferença nos passos seguintes.

Dica:

Mandioca de qualidade é algo complicado de se conseguir, nós temos um local que compramos já descascada, limpa e principalmente de ótima qualidade. Encontre um mercado, feira ou sacolão que venda uma mandioca macia. Existem mandiocas impossível de cozinhar, são praticamente pedras kkkk.

mandioca crua cortada

 
2

Pressão

Mandioca de qualidade não cria dificuldade para cozinhar na panela de pressão. Em 10 minutos ela fica molinha e no ponto para fritura. A qualidade da mandioca fará toda a diferença no sucesso de sua receita de mandioca frita na fritadeira elétrica.

Nós gostamos muito de panelas de pressão elétricas, são práticas, não há riscos e você tem certeza da pressão e do tempo em que sua receita ficará lá. Caso não tenho uma elétrica, use a panela tradicional.

Após a panela pegar pressão deixe por 10 min sua mandioca em água salgada. Dependendo da mandioca terá que deixar mais tempo, verifique ao fim dos 10 minutos se a mandioca esta macia o suficiente para ser cortada, precisamos de uma mandioca um ponto acima de ao dente.

Dica:

Frituras na Airfryer dificultam a aderência de sal no alimento, isso porque quem faz esse trabalho é a gordura ou umidade, como a mandioca não tem gordura, já a cozinhamos em água salgada ou terá de usar sal liquido após a fritura.

mandioca saindo da panela de pressão elétrica

 
3

Corte E Borrife Azeite

Corte em tiras ou cubos de acordo com sua preferência. Aproveite e retire as fibras grossas da mandioca.

Borrife um pouco de azeite, além de sabor, ajuda a dar cor na mandioca sem deixa-la seca e dura para isso.

Dica:

Aqui é um bom momento para acertar a quantidade de sal de acordo com seu gosto, elas ainda estão húmidas e aderem bem ao sal.

mandioca cozida cortada

 
4

Frite

Preaqueça a Fritadeira sem óleo por 3 minutos a 180º.

Organize a mandioca no cesto, tente deixar algumas passagens livres para a circulação do ar.

Frite de 20 a 25 minutos em 180º.

Dica

Após os 20 minutos verifique a textura e a cor da mandioca, caso a parte de fora não esteja durinha, deixe mais alguns minutos. Ela fica bem crocante por fora e macia por dentro.

Observação

Se você utiliza outra marca de Air Fryer, muito provavelmente terá que aumentar o tempo de preparo, fique atento a textura e cor do alimento

mandioca no cesto da fritadeira

 
5

Aproveite

Capriche na apresentação de sua mandioca frita na Air Fryer, a aparência rustica já indica uma decoração mais rustica também. A mandioca é um ótimo carboidrato para incluir em sua dieta.

Prato de mandioca frita na na airfryer Finalizado

 

Não Esqueça de Compartilhar nas Redes Sociais e nos seguir. Confira outras receitas deliciosas para fritadeira sem óleo nesta categoria.

compartilhe a imagem abaixo no pinterest

Receita de Mandioca Frita na Air Fryer - Fritadeira Elétrica Sem Óleo

Uma História

Presente na culinária brasileira, a mandioca frita é um dos alimentos mais saborosos. Há quem diga que não pode faltar na mesa quando bate aquela fome! O interessante é que em muitas regiões do país, a mandioca é conhecida como aipim, macaxeira, manduba e castelinha. E hoje você vai saber como preparar uma deliciosa receita, mas antes descubra um pouco de sua história e como surgiu!

A mandioca originou-se de uma lenda indígena. Conta-se a história de que uma certa criança chamada de Mani morreu e foi enterrada em uma cabana. E o choro da mãe fez com que uma planta de raízes grossas e bem brancas por dentro nascesse naquele lugar. E, assim, o nome da planta ficou conhecido por mani, mais a junção de oca, recebendo o nome de "mandioca".

Muitas pessoas têm a curiosidade de saber como preparar a mandioca frita em casa, já que desejam saborear todos os dias ou ao menos alguns dias da semana. Um alimento tão econômico e fácil de fazer não pode ficar de fora do cardápio de qualquer brasileiro, não é mesmo?

Os ingredientes que você vai precisar são bem poucos e muito simples: 300g de mandioca; meia colher de manteiga ou, se preferir, utilize a margarina; meia colher de sopa de azeite de oliva e sal a gosto.

Para preparar de maneira que fique bem saborosa, daquele jeito que dá água na boca e que ninguém resiste, corte a mandioca em bastõezinhos pequenos e deixe cozinhar em uma panela até ficar bem macia (Fique de olho no fogo e não deixe que cozinhe muito, pois senão ficará muito gosmenta e mole dificultando na hora da fritura).

Em seguida, deixe escorrer e amornar por uns 10 minutos. Enquanto isso, pegue a margarina ou a manteiga (como queira) juntamente com o azeite de oliva e misture em um recipiente.

Misture bem e depois pincele sobre a mandioca já um pouco fria. Você deve pincelar por todos os lados da mandioca para que possa absorver ao máximo essa mistura.

Após isso, pegue a fritadeira Airfryer e coloque dentro uma boa quantidade da mandioca. Acenda o fogo a 200° e programe para que fique uns 25 minutos. Não é preciso ficar virando ou mexendo de um lado para o outro, pois por ela mesma vai ficando douradinha.

Caso você perceba que ainda não está do jeito que quer (há pessoas que gostam da mandioca bem frita), deixe por mais uns 10 minutos e pronto! A mandioca frita já está no ponto de ser servida com os outros pratos na mesa. E agora é só se deliciar com seu sabor incrível!

A grande vantagem dessa fritadeira Airfryer é que a mandioca frita não corre o risco de grudar ou se desmanchar! E o melhor de tudo é que ela fica bem crocante, sequinha, macia por dentro e com um gostinho de quero mais.

Outra grande vantagem que esse produto proporciona é a não utilização de óleo. Além de degustar de um delicioso sabor, qualquer alimento fica saudável e faz bem ao corpo.

Ainda mais para quem deseja evitar as gorduras causadas por frituras, seja por querer perder peso ou por recomendação médica. Dessa forma, você não deixa de experimentar algo que aprecia como a mandioca frita e nem compromete a sua saúde.

A fritadeira Airfryer permite que você faça suas refeições ou receitas como a mandioca frita de forma mais rápida, mais prazerosa e com certeza, mais econômica, além de deixar a comida super saudável!

Portanto, experimente a fritadeira Airfryer inovando o seu jeito de fritar os alimentos que mais gosta! Bom apetite!

Confira a análise completa da fritadeira elétrica sem óleo Airfryer Philips Walita.

Rafael Gonçalves

E tudo começou com um casamento rs. De péssimo cozinheiro a produtor de conteúdo de receitas levou um bom tempo de estudo e trabalho duro para reunir todas as informações que quero dividir com você. De receitas a análises de produtos incríveis que estudei e reuni com qualidade para você e sua família.

E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Top