Kibe: Saiba como fazer na Fritadeira AirFryer

Sabor na Mesa Escrito por 
INGREDIENTES
500gr
Carne Moída (acém ou colchão mole)
250gr
Trigo para Quibe
1/2 Cebola
Picada em Cubos
5
Folhas de Hortelã
Salsinha
A Gosto
Pimenta
do Reino ou Síria a Gosto
Sal
A Gosto
Quantidade
14 Unidades
Preparação
45 minutos

O kibe é um prato típico árabe que foi primeiramente difundido por todo o oriente médio e norte da África. Encontrado em países como Líbano, Turquia, Síria e Chipre, o kibe sofreu alterações em cada país que ganhou espaço, obtendo características de cada região, assim como no Brasil também ganhou um novo formato. O kibe chegou ao Brasil através dos libaneses, mas o formato utilizado aqui tem origem do Kwait, além de sofrer algumas alterações no modo de preparo e alguns poucos ingredientes.

Modo de Preparo

 
1

Hidratar

Hidrate o trigo para quibe com água morna por 30 minutos.

hidratando farinha de kibe

 
2

Seque

Use uma peneira, um pano ou qualquer outra forma para coar o trigo. É muito importante retirar o máximo de água para que a massa possa ser moldada.

seque a farinha

 
3

Prepare o Tempero e Junte os Ingredientes

Pique muito bem a cebola, quanto mais picada melhor para ter uma massa sem fragilidade e bem compacta. Use a quantidade de salsinha que mais lhe agrade, nós particularmente gostamos muito de salsinha e caprichamos na quantidade.

Dica:

Cuidado para não exagerar na quantidade de hortelã, sugerimos usar apenas 5 folhas bem picadas, a hortelã fresca tem um sabor que pode dominar o prato. Essas folhas darão um sabor e frescor incríveis em sua receita.

A hortelã perde muito o sabor ao ser congelada, então para aproveitar todo o sabor do melhor quibe que já comeu em sua vida, coma fresquinho, recém saído da Airfryer.

Em um pote grande junte a farinha para quibe, a carne moída e os temperos. Acrescente sal a gosto, pimenta do reino ou síria.

Misture tudo muito bem até atingir uma textura homogênea que possa ser moldada.

temperos e carne moída

 
4

Separe as Porções

Agora vamos separar as porções dos quibes para modelar com o recheio depois, separe em porções de 70 a 80 gramas.

Dica

É sempre útil ter uma balança de cozinha, assim todas as unidades serão padronizadas por peso. Desta forma você não terá vários tamanhos.

porções separadas

 
5

Modele e Recheie

É hora de colocar o queijo mussarela e modelar no formato correto. Utilize de 12 a 16 gramas de queijo mussarela cortado em retângulos longos.

Dica

tente não exagerar na quantidade de queijo ou seu kibe pode estourar ao fritar. A massa é bastante resistente, mas você deve ter certeza de não ter uma camada fina de massa em volta do queijo.

todos os quibes modelados

 
6

Fritar

Preaqueça a Air Fryer por 3 min a 200º.

Organize os kibe no cesto, cuide para que eles não se toquem. Caberá em torno de 5 unidades por vez.

Frite de 11 a 14 minutos em 200º.

Observação

Se você utiliza outra marca de Air Fryer, muito provavelmente terá que aumentar o tempo de preparo, fique atento a textura e cor do alimento

receita frita feita no cesto da fritadeira elétrica sem óleo

 
7

Aproveite

Capriche na apresentação de seu prato, utilize fatias de limão que caem muito bem com essa receita de kibe deliciosa. Molhos ácidos e picantes também são uma boa pedida.

Essa é uma das receitas que nossa equipe mais se surpreendeu na Air Fryer. Ela tem a capacidade de manter uma suculência que nem a frita tradicional consegue. Certamente será uma receita viciante para você sua família.

prato de kibe na fritadeira sem óleo concluído

 

Não Esqueça de Compartilhar nas Redes Sociais e nos seguir. Confira outras receitas deliciosas para fritadeira sem óleo nesta categoria.

compartilhe a imagem abaixo no pinterest

Receita de Kibe (quibe) feita na Air Fryer - Fritadeira Elétrica Sem Óleo

Uma História

O primeiro contato com o kibe que temos no Brasil normalmente é durante as festas de família quando somos servidos, mas também encontramos o kibe nas lanchonetes e restaurantes. Visualmente apetitoso, o bolinho frito recheado de carne e temperos recebe diversas versões. Em algumas regiões ele é feito com arroz deixando a crosta bem crocante, já em outros lugares o recheio é feito com carne de carneiro, mas existem também as versões em que o kibe recebem recheio de carne moída e trigo para kibe também conhecido como tabule, sendo esta a versão mais comum. O kibe de carne de soja é a versão vegana do prato típico e o recheio de queijo é a novidade que apela para a combinação de sabores. Recebendo muitos condimentos como a cebola, hortelã, pimenta, salsinha e alho, o kibe sofre as principais alterações durante o preparo, em que é comum inserir os condimentos que mais apetecem ao paladar dos parentes, se tornando uma receita única para cada família.

Kibe Saboroso

Imagine que seus parentes estão chegando para uma reunião de família em sua casa e você optou por servir uma variedade de salgadinhos pela praticidade da distribuição, ou seja, separar pequenas porções de salgadinhos em pratos que permitem grupos de até quatro pessoas se sirvam, mas o "tio Carlos" e a "vovó Jurema" tem problemas gastroinestinais. O kibe é considerado um vilão para quem possui problemas estomacais, assim como para quem tem problemas cardiovasculares, devido a nossa cultura de fritar o kibe, no entanto, existem algumas formas de servir este prato sem apelar para o preparo cru ou cozido, podendo assá-lo ao forno ou ainda optar por um meio prático de preparo sem descaracterizar tanto o tão conhecido kibe com o uso de uma fritadeira sem óleo.

Receita de Kibe

O preparo do kibe é bem simples e os ingredientes são fáceis de encontrar, como o trigo para kibe, o creme de cebola que é encontrado em pacotes, a carne moída bem triturada, cebola picada, cheiro verde, sal, pimenta e a hortelã, que é opcional. Comece hidratando o trigo para kibe com um litro de água quente e deixe por uma hora, em seguida este trigo deve ser espremido para retirar toda a água, é comum utilizar um pano para garantir que toda água escorra. Nesta próxima etapa é feita a mistura dos ingredientes, então junte a carne moída bem triturada ao trigo de kibe, o pacote de creme de cebola e os demais condimentos como o cheiro verde, a pimenta, o sal e a hortelã. Essa mistura deve ser feita com as mão que amassam a massa, seguida da formação dos bolinhos.

Para um preparo mais saudável, utilize a Airfryer, que permite o preparo do kibe sem o uso do óleo, permitindo que qualquer pessoa possa consumir o salgado sem medo de sair da dieta. Ao invés de fritar os kibes em uma panela cheia de óleo correndo o risco deles explodirem, coloque os bolinhos na Airfryer por 15 minutos e altere a força em 200°, os bolinhos ficarão prontos rápidos e ficam crocantes.

Confira a avaliação da fritadeira elétrica sem óleo Airfryer Philco.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Top