15 Receitas de Sopa Deliciosas para o inverno

Nutritiva e saborosa, a sopa é uma ótima escolha para os dias frios.
Publicado em Sopas
15 Receitas de Sopa Deliciosas para o inverno

A dica para o clima frio são as receitas de sopa de legumes, quentes e reconfortantes e que contam com inúmeros benefícios, como sais minerais, água, fibras alimentares, vitaminas C e B e, ainda, tem pouquíssima gordura.

Todos esses nutrientes mostram a sopa também como uma aliada importante da saúde. Diante disso, escolhemos diversas receitas de como fazer sopa de legumes que vão agradar o seu paladar.

São diversas opções e vão desde as cremosas as mais simples. Das nutritivas às encorpadas. É só escolher o seu legume favorito e prepará-las. Vamos experimentar?

poste no pinterest esta imagem

DE FEIJÃO

Nas receitas de sopas de feijão, você pode usar a sobra do feijão cozido do almoço.

Os ingredientes: um pouco mais que uma colher sopa de molho de tomate, legumes e carne a gosto, uma xícara chá de macarrão e feijão pronto.

Como fazer sopa de feijão: Bata a sobra do feijão no liquidificador até ficar cremoso e, em outra panela, frite a carne e coloque os legumes. Despeje o feijão, o molho de tomate e o macarrão na panela. Cozinhe e sirva.

DE MANDIOCA COM LINGUIÇA

Entre as sopas e caldos famosos está o caldo de mandioca, clássico da festa junina e você pode fazer em casa.

Para esta receita usamos 500 g de mandioca cortada em cubos, uma linguiça defumada frita, um tomate sem semente, cebola picada, alho poró, sal e pimenta do reino a gosto e um litro de água.

Cozinhe a mandioca e bata no liquidificador. Em seguida, leve à panela junto com a linguiça e um pouco de sal.

DE TOMATE

Nessa receita usamos tomate, cebola, alho poró, manjericão, sal, pimenta a gosto, azeite e água.

O diferencial aqui é: o preparo, em uma assadeira, do tomate e da cebola temperados e assados por 40 minutos. Depois, leve ao liquidificador todos os ingredientes e à panela para cozinhar em fogo baixo por 15 minutos. 

Essa, é uma sopa que está entre as melhores receitas por seu sabor e praticidade.

DE BATATA COM CREME DE LEITE

A sopa de batata, seja batata doce ou inglesa, é uma sopa mais nutritiva com alto teor de cálcio, potássio e ferro.

Em uma panela aqueça uma colher sopa de manteiga e refogue a cebola picada, acrescente a cenoura, a batata e a água. Para o tempero pode ser usado caldo de carne, caldo de legumes ou caldo de frango.

Por fim, misture o creme de leite com a batata, mexa bem e não deixe grudar na panela. Sirva a seguir.

DE BANANA VERDE

A sopa de banana, a sopa dos mineiros, tem como ingredientes banana verde cortada em cubos pequenos, cebola, pimentão vermelho e tomates sem pele e sem sementes picados.

O complemento pode ser linguiça, carne seca ou peito de frango desfiado. Já no tempero usamos orégano, alho amassado e sal.

A dica é acompanhar com torradas de ervas. A sopa pode substituir uma refeição.

DE ERVILHA

A sopa de ervilha ou o creme de ervilha auxilia no processo de emagrecimento.

O modo de preparo consiste em fritar a cebola e o alho com uma colher de sopa de óleo, acrescentar a ervilha e seis xícara chá de água. Bata no liquidificador até ficar como um creme.

Por fim, acrescente bacon e calabresa frita e sirva em pequenas porções.

DE CEBOLA

Os ingredientes para a sopa de cebola são: Cebolas, azeite ou óleo, sal, farinha de trigo ou farinha de aveia sem glúten e caldo de legumes.

No modo de preparo aqueça três colheres de sopa de óleo, 700g de cebola fatiada, sal e refogue por 30 minutos. Em seguida, adicione 3 colheres de sopa de farinha de trigo ou farinha de aveia e o caldo de legumes.

Você pode temperar com uma folha de louro, noz moscada e cominho.  

DE COGUMELO

O cogumelo aumenta a sensação de saciedade, sendo incorporado em muitas receitas. 

Para uma refeição coloque uma cebola média ralada, um talo de salsão picado e 500g de cogumelo de sua preferência. Aqueça o óleo, refogue a cebola e acrescente dois dentes de alho picado, uma colher sopa de amido de milho e 4 xícaras chá de caldo de frango ou de legumes.

Por fim, acrescente o creme de leite, misture e desligue o fogo.

DE INHAME

Para essa sopa refogue uma cebola média picada, acrescente pimentão verde a gosto, um tomate sem sementes e sem pele e uma colher sopa de tempero pronto.

Como fazer sopa de inhame: Acrescente cinco inhames cortados em cubos, um tablete de caldo de galinha, salsinha picada, cebolinha e uma pitada de pimenta do reino. Cubra com duas xícaras chá de água e deixe cozinhar em fogo médio até engrossar.

O inhame é ótimo para pele e é uma delícia.

DE CENOURA

A cenoura laranja tem destaque na cozinha brasileira, já que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.

Nessa receita o modo de preparo começa aquecendo uma colher de sopa de azeite, a cebola e o alho. Depois é só acrescentar a cenoura e a batata cortadas em cubos e a água quente. Cozinhe em fogo médio e sirva com raspas de gengibre.

DE ABÓBORA

A sopa de abóbora é a receita indicada para você que é vegetariana.

Os ingredientes: 1 colher sopa de azeite, abóbora, alho e cebola. Já o passo a passo da sopa é: aqueça o azeite, doure o dente de alho, doure a cebola e a abóbora picada em cubinhos, 2 xícaras chá de água fervente, o sal e a pimenta.

Coloque em uma panela e cozinhe por cerca de 15 minutos, bata no liquidificador e sirva quente com cogumelos.

COM MACARRÃO E CARNE MOÍDA

A combinação carne moída, macarrão e legumes está entre as receitas favoritas da culinária brasileira por ser uma sopa nutritiva e barata

Em uma panela adicione carne moída e refogue com cebola e alho amassado. Depois coloque a cenoura, a batata e a abobrinha.

Em seguida, colocamos caldo de carne, louro e sal, água e o macarrão. Cozinhe em panela de pressão por 12 minutos.

DE BRÓCOLIS

Os ingredientes: 2 colheres sopa de azeite ou de óleo, 1 cebola média, brócolis a gosto, água e leite de amêndoas sem lactose. Já o tempero é feito por sal, alho, curry e pimenta preta.

Em uma panela coloque o óleo para aquecer, acrescente a cebola até dourar e os temperos. Acrescente o leite, o brócolis e a água. Coloque o amido de milho, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos.

É uma sopa saudável! O diferencial está no leite de amêndoa, que é usado para dar cremosidade à sopa.

DE LENTILHA

As baixas calorias da lentilha fazem dela uma ótima opção para quem deseja emagrecer.

Nessa receita de sopa, o grão deve ficar de molho por 3 horas. Depois disso, leve ao fogo com cebola, azeite, páprica, alho e para quem preferir, pode usar o caldo de legumes para temperar.

Os ingredientes usados são o pimentão amarelo, a cenoura, a batata, o molho de tomate e os brócolis. 

DE GRÃO DE BICO E CARNE

O grão de bico é uma ótima fonte de proteína, assim como as carnes, por isso é uma sopa nutritiva.

Nessa receita, enquanto cozinha o grão de bico, o ideal é, em outra panela, refogar a carne com um tomate e uma cenoura média.

Adicione o grão de bico cozido e o seu caldo. Cozinhe por 25 minutos.


As receitas de sopa atendem a qualquer paladar. Há quem goste de comidas mais saudáveis, há quem só deseja se aquecer nesse friozinho e ainda há quem goste de sopas pela praticidade e facilidade. Escolha sua preferida e se delicie. 

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.