16 Receitas de Sopa de Lentilha Super Nutritivas e Deliciosas

Receitas deliciosas de sopas e caldos de lentilhas para fazer como o prato principal daquela noite fria de inverno.
Publicado em Sopas
16 Receitas de Sopa de Lentilha Super Nutritivas e Deliciosas

A sopa é um alimento que está na casa das famílias brasileiras há muito tempo, esquenta nos dias mais geladinhos, deixa o coração quentinho, conforta e ajuda na saúde. Já a de lentilha, que normalmente é usada como substituta do feijão, é muito famosinha na época de fim de ano por causa da crença de que comer ela no Réveillon traz sorte e fartura ao ano seguinte.

Sendo fim de ano ou não, acreditamos que você deve dar uma chance para consumir essa gostosura em qualquer dia do ano, então pensando nisso nós criamos uma lista com 16 maneiras de fazer uma receita de sopa de lentilha simples e fácil.

É importante que você deixe a lentilha de molho na água antes do preparo, isso fará que os gases responsáveis pela má digestão sejam liberados e descartados. Confira a lista e escolha a sopa de lentilhas da sua noite!

poste no pinterest esta imagem

Receita de sopa de lentilha simples e fácil Com legumes: Como fazer

Essa sopa de lentilha simples é com legumes, o que torna ela ainda mais nutritiva e gostosa.

Comece o preparo em uma panela grande: ponha 2 colheres de sopa de azeite com meia cebola picada, 2 dentes de alho picado e refogue por alguns minutos.

Adicione uma colher de chá de páprica defumada, meia xícara de lentilha e pimentão amarelo. Descasque e corte em cubos pequenos a cenoura e a batata e junte 1 xícara de chá de extrato de tomate.

Misture bem para incorporar tudo e cubra com água quente. Tempere com folhas de louro, o sal e a pimenta do reino a gosto. Deixe cozinhar um pouco antes de adicionar brócolis ou couve flor picado e espere mais 15 minutos de cozimento antes de servir.

Vegana

Essa é uma opção para quem fica longe das proteínas animais. Sem lactose e sem carne, a sopa vegana de lentilha tem um modo de preparo simples e vai te dar saciedade, além de trazer nutrientes importantes para sua saúde.

Refogue o cogumelo shitake e reserve enquanto deixa a lentilha de molho. Depois de refogar a cebola e o alho, adicione a lentilha com cerca de 800ml de água, coloque a tampa para deixar cozinhar no fogo alto por 10 minutos.

Depois desse tempo, destampe e deixe cozinhando por mais 10 minutos. Veja como fazer sopa de lentilha vegana e saborosa no vídeo.

Com mandioquinha

Para os fãs da sopa de mandioquinha, trouxemos uma ótima opção que mistura o melhor dos dois mundos.

A sopa creme de lentilha com mandioquinha é feita com lentilha vermelha, mas você pode usar a comum. Jogue cerca de duas xícaras e meia de água morna na lentilha, leve ao fogo e deixe ferver até o ponto correto.

Adicione a mandioquinha já cozida com mais duas xícaras de água e bata com o mixer até obter um creme. Para finalizar, coloque uma colher de coalhada seca por cima para dar um toque especial!

Funcional com frango

A receita ideal para quem quer emagrecer comendo muito bem. Cheia de sabor, essa sopa fit leva 500g de frango.

Na lista de temperos temos açafrão, pimenta do reino, louro, shoyo, gengibre e você pode colocar alho poró que também fica muito bom.

Ah, o vinho tinto é opcional, tá? Assista o vídeo e confira como preparar a sopa funcional de lentilha com frango.

Na panela de pressão elétrica

Tem uma panela de pressão elétrica? Veja aqui como fazer uma sopa de lentilha tradicional nela.

Só precisa colocar todos os ingredientes com 800ml de água, acender o fogo e esperar 12 minutinhos.

São eles: 250g de lentilha, 3 gomos de linguiça da sua escolha, ½ xícara de molho de tomate, cubos de batata e cenoura, 3 colheres de sopa de cebola, 2 colheres de chá de alho, 1 colher de azeite, sal e pimenta. Aproveite!

Com bacon

Todos concordam que bacon é vida? Esta receita de sopa de lentilha é de um chef famoso da tv e é feita diretamente na frigideira com as pequenas lentilhas já cozidas.

Para deixar mais saboroso, você pode colocar um fio de azeite de oliva.

Com macarrão

Esfriou? Faz essa sopa para esquentar no dia a dia de inverno.

O segredo para preparar essa receita é não colocar sal no começo, ele pode mudar a textura da lentilha e não ficar legal.

Se atente para a água de cozimento, o ideal é que cubra todo o macarrão, então se faltar é só por mais.

Com linguiça

Para preparar essa delícia de lentilha com calabresa, você precisa dos seguintes ingredientes: 2 gomos de calabresa picada, pimentão verde, pimentão vermelho, alho e a cebola.

Refogue todos os ingredientes na panela de pressão, coloque a lentilha por cima e misture. Adicione água e tampe.

Deixe-a tampada e cozinhe por cerca de 8 minutos após pegar pressão. Feito isso, desligue o fogo e confira como ficou. Coloque salsinha e cebolinha picada para dar um toque especial.

Para bebês a partir de 8 meses

Agora uma receita de sopa para as mamães e papais que têm um bebê de 8 meses em casa.

É ideal para a educação alimentar do seu bebezinho porque tem uma boa quantidade de energia, vitaminas e é fácil de comer.

Faça na panela de pressão para ficar pronta em poucos minutos e se sobrar, pode congelar.

Com linguiça calabresa e bacon

Mais uma receita de sopa de lentilhas cheia de sabor para você.

Nessa receita, use caldo de legumes no cozimento, vai garantir cremosidade, sabor e um cheirinho de comida gostosa que vai se espalhar pela casa toda.

Se quiser, tempere com algumas gotas de suco de limão.

Com batata doce e espinafre

Essa receita de sopa de lentilha simples, linda e laranjinha, leva batata doce e espinafre.

Quando colocar as batatas doces para cozinhar, ponha uma xícara de páprica e mexa bem até que o tempero seja absorvido.

Coloque a lentilha numa panela, 750ml de água e deixe cozinhar por 20 minutos antes de pôr o espinafre.

Com legumes e calabresa

Nessa deliciosa receita, temos uma linguiça picada e refogada. Ideal para os dias frios, mas deliciosa em qualquer dia, a lentilha deve ser deixada de molho por no mínimo 2-3 horas.

Caso fique rala, basta bater uma concha da sopa no liquidificador ou no mixer e retornar para a panela para dar uma encorpada no caldo.

Low Carb

Essa receita de sopa de lentilha é simples de fazer e é surpreendente! Ela só leva três ingredientes: 500g de lentilha, 400g de cebola e 1,5 litros de leite de coco caseiro.

É necessário que você descasque e corte a cebola para caramelizar mexendo de vez em quando na panela, enquanto isso, você vai deixar a lentilha de molho por 20 minutos na água quente.

Siga os passos do vídeo para uma sopa de lentilhas incrível. Coloque o azeite em cima e saboreie.

Apimentada

Para os fãs de comida apimentada, temos essa variação super gostosa. Leva linguiça portuguesa e pimentas dedo de moça e cambuci que trazem um gosto mais marcante na sopa.

A dica é assar no forno alguns tomates cortados em meia lua e alguns dentes de alho numa trouxinha de alumínio e depois adicioná-los a sopa quase pronta, vão dar um toque diferente.

Se quiser, coloque alho poró, salsinha e cebolinha em cima.

Haleem – Sopa Indiana

Vamos trazer a Índia diretamente para sua cozinha! Haleem é uma sopa muito diferente, cheirosa e bem condimentada.

Leva dois tipos de lentilhas, carne de cabrito, cravo-da-índia, piri-piri, mix de especiarias, cominho, sal a gosto e outros ingredientes que você pode conferir no vídeo. Chama a família e faça essa receita para uma noite especial em que irão se sentir na Índia.

Dhall – Sopa Indiana

Mais uma receita indiana! Essa é chamada de Dhall de lentilhas e é feita apenas com as vermelhas.

E sendo um prato típico da cozinha indiana, é cheia de especiarias saborosas: canela, açafrão, cominho, garam masala, gengibre e folhas de louro.

Assiste aí no vídeo como se faz o uso desses temperos e faça essa receita indiana aí na sua cozinha.


Agora que você conheceu as melhores receitas de sopas de lentilha simples ou incrementada, que tal correr para a sua cozinha fazer a sua preferida agorinha?

São diversas opções saborosas de sopa de lentilha para aquecer os dias frios.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.