20 Receitas de Sopa de Abóbora que faz o frio desaparecer

Um ingrediente simples, barato e gostoso e vinte receitas de como fazer sopa com ele!
Publicado em Sopas
20 Receitas de Sopa de Abóbora que faz o frio desaparecer

As abóboras são legumes e frutos muito comuns nas cozinhas brasileiras. Há quem goste com carne seca ou camarão, em versão de chips e até em doces e sobremesas.

Uma grandessíssima aliada das dietas e reeducações alimentares, a abóbora tem um sabor inconfundível, ajuda na imunidade e proporciona sensação de saciedade.

Hoje trouxemos 20 opções fáceis para fazer uma receita de sopa de abóbora simples e fácil que vão dar água na boca até de quem acha que sopa não é janta.

poste no pinterest esta imagem

Receita de sopa de abóbora simples e fácil: Como fazer

Para fazer essa receita básica e simples de sopa de abóbora você precisa de três ingredientes chaves: abóbora, cebola e dentes de alho!

Coloque sal e pimenta do reino a gosto sempre provando. Quando colocar no prato ponha um fio de azeite de oliva em cima para dar um toque especial.

Com Frango

Esta receita de caldo de abóbora com frango desfiado não precisa de muitos ingredientes e vai te garantir uma refeição quentinha e gostosa para te acompanhar naquele dia chuvoso igual ao do vídeo.

Refogue o peito de frango na cebola com uma colher de sopa de óleo deixe ferver os cubos de abóbora na água com sal e pimenta até ficar amolecido.

Para melhorar, sirva com ervas frescas que vão dar um sabor especial ao prato.

Com carne seca

Abóbora com carne seca é a combinação que já se tornou um clássico da família brasileira. Comece refogando a abóbora picada com cebola, alho e azeite.

Adicione sal, pimenta, 500ml de água e deixe cozinhar. Quando estiver no ponto, jogue o conteúdo para o liquidificador com duas colheres de sopa de requeijão e creme de leite, bata até obter um creme de abóbora.

O segredo desta receita é desfiar a carne seca já dessalgada e cozida, depois refogar com cebola picada no fogo médio para dar aquela tostada boa.

Com gengibre

O gengibre é uma raiz que possui muitos benefícios, alguns deles são: acelerar o metabolismo, combater infecções e atuar no positivamente na digestão.

Imagina ela aliada à sopa de abóbora que também faz muito bem para a saúde? Confira o preparo e anote a receita da sopa de abóbora com gengibre!

Com queijo gorgonzola

Uma receita rápida que não dá muito trabalho e só precisa de uma panela: sopa de abóbora com gorgonzola.

O gorgonzola é um queijo forte e perfeito para colocar na sopa. Essa combinação vai surpreender seu paladar e melhorar o seu dia. Confira no vídeo as dicas para cozinhar essa sopa.

Cremosa

A sopa é a refeição mais simples e tradicional que combina com os dias friozinhos.

Esta sopa super cremosa de abóbora pode ser feita com qualquer tipo de abobora e faz muito bem reaproveitar a casca e as sementes para finalizar a apresentação.

Aproveite para comer com um pãozinho bem macio. Só de imaginar, a fome já bateu ne?

Com calabresa

Essa sopa de abóbora com calabresa é de dar água na boca e possui poucos ingredientes.

A combinação do sabor marcante da linguiça com o adocicado do legume vai te surpreender e com certeza entrará no seu caderno de receitas.

Com camarão

Essa é a minha preferida! A sopa de abóbora com camarão já é bem conhecida e fica ainda melhor com o leite de coco.

O sabor é tão sensacional que na primeira colherada, você já vai pensar em repetir. Se dividir em pequenas porções, dá para servir naquela festa junina da família.

Com ricota

Quer fugir da receita tradicional? A sopa de abóbora com ricota pode ser uma boa ideia. No vídeo, você ainda aprende a cozinhar a abóbora de um jeito diferente, sem precisar cortá-la em cubos.

Só precisa colocar numa assadeira com dois dedos de água quente e levar ao forno por 30 a quarenta minutos.

Depois de retirar do forno, você vai retirar a massa da abóbora assada com uma colher de sopa.

Com batata doce

Um caldo para te dar sensação de saciedade, essa sopa super saborosa de abóbora com batata doce é diferente, mas pode confiar!

Um dos passos mais importantes para acentuar o sabor da sopa é fritar a cebola com gengibre.

E um segredo é colocar 5 cravos e colher de chá de canela no caldo, esses dois ingredientes vão dar um sabor especial ao prato. Confira o modo de preparo no vídeo e se surpreenda.

Com bacon

Já percebemos que a sopa de abóbora pode variar com muitos tipos de proteína.

Agora, temos a opção com bacon em cubos que vai trazer muito mais sabor na sua receita.

O segredo é usar a gordura do bacon frito para preparar o creme, mas em pouca quantidade ok?

Com carne moída

Mais uma receita de sopa de abóbora com carne, mas agora ela vai moída e refogada no azeite de oliva com tomate e uns temperinhos para ficar bem suculenta.

Uma refeição ótima para uma dieta focada em manter massa magra no corpo.

Com queijo

Agora mais uma opção de sopa de abóbora com queijo, dessa vez o de minas.

Corte ele em cubinhos e tempere com azeite e orégano, depois de colocar a sopinha no prato é só jogar os queijinhos em cima e aproveitar.

Decore o prato com cebolinha verde picada em cima e torradinhas ao lado!

Low Carb

Essa é conhecida como a sopa milagrosa de abóbora, porque possui baixas calorias e é funcional.

É bem fácil de fazer e pode deixar congelada por até três meses. Faça com antecedência e você terá uma sopinha fit para consumir sempre que quiser.

Com cenoura

Mais uma combinação clássica para nossa listinha.

Mas essa daqui é mais sofisticada que a clássica sopa de abóbora com cenoura, isso porque ela é finalizada com grão de bico temperado, carne seca fininha e queijo feta por cima. Super chique!

Com creme de leite

O creme de leite é uma boa opção para deixar sua sopinha bem cremosa. É só usar no lugar da água e depois corrigir o sal e adicionar temperos.

Uma ideia boa para essa sopa é colocar pedacinhos de bacon crocante, fica uma delícia.

De abóbora cabotiá

A cabotiá, também conhecida como abóbora japonesa, é a mais indicada pelos nutricionistas para quem precisa perder peso.

Ela é rica em nutrientes e possui muita vitamina A, responsável pelo desenvolvimento do tecido da pele.

Pode bater no liquidificador para ter mais facilidade no preparo.

Cabotiá com carne

Nessa sopa de abóbora com carne, temos uma proposta mais sustentável: cozinhar a abóbora com a casca.

Além disso, o chef dá uma dica super importante para quebrar o gostinho doce: espremer o suco de meio limão. E não se esqueça do sal e pimenta!

Cabotiá com frango

A sopa de abóbora cabotia com frango é suave e leve. Ideal para quem não dispensa uma carne e precisa fazer reeducação alimentar.

O tempo de preparo é bem rápido porque é feita na panela de pressão e você só vai precisar de três ingredientes principais: abóbora cabotiá, dois peitos de frango e uma cebola.

Sirva a sopa com alho poró por cima, fica delicioso.

De abóbora moranga

Essa receita é feita com aquele tipo de abóbora típico do Halloween, é a que tem um formato bem característico e possui um pêndulo no topo.

É rica em potássio e combina bem com especiarias como canela ou noz-moscada. Confira no vídeo o modo de fazer uma sopa de abóbora moranga.


Viu como existem muitas versões de receitas de sopas e caldos de abóbora? Todas as receitas são maravilhosas e perfeitas para uma data especial como ano novo ou dia das mães.

Escolha a opção mais deliciosa, faça na sua cozinha e deixe todos da sua família impressionados.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.