A receita consiste, de maneira geral, em ser um cozido de carne e alguns embutidos. Devido a sua versatilidade, em diferentes locais podem existir diferentes combinações que deixam ele ainda mais saboroso.
Assim, hoje preparamos a receita de Puchero simples e tradicional para você experimentar!
Além disso, de bônus, depois dela, há uma lista com outras diferentes combinações que valem a pena testar. Acompanhe e aproveite:
Receita de Puchero simples e tradicional: Saiba Como Fazer
- 400 g de abóbora japonesa
- 2 pimentões amarelos
- 1 cabeça de alho
- 2 cebolas
- 1 kg de grão de bico cozido
- 300 g de mandioca
- 2 cenouras cortadas
- 400 g de bacon fatiado
- 1,5 kg de carne de boi cozida
- 2 pernas de linguiça calabresa
- 2 espigas de milho
- 1 L de água quente
- 3 batatas inglesa
- 1 batata doce
- 1 frango inteiro
- 2 pimentões vermelhos
- 1 pimenta doce
- Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
- Comece a receita cozinhando a carne de boi, o frango e o grão de bico em panelas separadas. Reserve-os.
- Depois, frite o bacon fatiado e a linguiça calabresa, até dourar. Após a fritura, acrescente o alho e a cebola à panela.
- Pegue o grão de bico que foi reservado e acrescente aos ingredientes previamente fritos. Mexa até estarem bem misturados.
- Após esse passo, acrescente a carne de boi cozida e misture. Já na sequência, coloque o frango e misture-o bem para ficar incorporado aos outros componentes.
- Em seguida, coloque na panela o milho, a mandioca e a batata doce. Misture-os e depois acrescente a batata inglesa, a abóbora japonesa e as cenouras.
- Logo após os alimentos estarem bem misturados, coloque na panela os pimentões coloridos já cortados.
- Agora é hora de colocar água até cobrir tudo e acrescentar tempero a gosto. Cozinhe por mais 15 a 20 minutos ou até os legumes estarem amolecidos.
- Após esses passos, o ensopado estará pronto para ser servido como uma ótima opção para o almoço ou jantar!
2º. Brasileiro
autor: Panelaterapia
A deliciosa versão brasileira é prática, rápida e com algumas poucas alterações da tradicional. Para ela, serão necessários, além dos elementos originais, 1 linguiça paio, 350g de acém bovino, 350g de lombo suíno, dentes de alho a gosto, 4 colheres de extrato de tomate, 1 colher de colorau e 2 litros de água.
Em uma panela com duas colheres de sopa de azeite, vá misturando as carnes previamente cozidas. Aos poucos você pode misturar tudo e deixar cozinhando por cerca de 30 minutos. Por último, é só temperar a gosto e saborear ela deliciosa receita!
3º. Argentino
autor: Casal 31 Gourmet
A opção argentina leva alguns elementos diferentes que causam destaque ao prato.
Para realizar essa deliciosa versão, será preciso manter alguns componentes. Além disso, é recomendado o uso de músculo e costela.
Primeiro coloque um pouco de azeite em uma panela de pressão e, logo após, as carnes com tempero. A seguir, deixe o grão de bico de molho por 24 horas. Ao final, junte todos, finalize o cozimento e aprecie essa deliciosa junção de sabores!
4º. Light
autor: Lucilia Diniz
Para quem não quer sair da dieta, mas quer experimentar essa iguaria, existe a versão light dessa delícia.
Os ingredientes básicos são os mesmos da receita tradicional, como por exemplo o grão de bico. O que será diferente aqui serão as carnes, menos gordurosas e calóricas, como peito de frango, lagarto em cubos e lombo suíno. Não deixe de experimentar essa saborosa opção também!
5º. Vegetariano
autor: Chef Evandro
Para os vegetarianos e veganos há também uma ótima versão para todos que querem sentir o sabor dessa diferente receita.
Nesse caso, o prato é feito sem nenhum ingrediente de origem animal. Então, a receita consiste em legumes e os temperos a gosto.
O primeiro passo é refogar o tomate, com tempero e, após feito isso, acrescentar o grão de bico e a água. Esses ingredientes devem permanecer na pressão por 30 minutos e, logo após isso, deve-se acrescentar os legumes, como cenoura e vagem. Por último, tempere de acordo com a necessidade e saboreei!
6º. Com ossobuco
autor: Supermercados Economia E-Atacarejo
A versão com ossobuco é típica do sul brasileiro e muito semelhante à versão tradicional do prato.
Para realizar essa receita, você precisa manter as leguminosas originais. No entanto, alguns componentes são diferentes, por exemplo o nabo e o repolho. Além do elemento principal que é o ossobuco. Ele deve ser frito em uma panela e, após estar pronto, é necessário acrescentar os outros ingredientes.
Para finalizar deixe cozinhar por alguns minutos e diferencie seu cardápio com essa delícia!
7º. Caipira
autor: Estância Garcia
Para os amantes de receitas caipiras, existe uma receita do ensopado nessa versão para ninguém ficar de fora!
O diferente nesse caso é apenas a escolha da carne a ser usada que fica a critério do cozinheiro. Ademais, os legumes recomendados permanecem os mesmos.
Frite ou cozinhe a carne escolhida, acrescente os legumes e tempere com sal a gosto. Aprecie e saboreei essa delícia!
8º. Campeiro
autor: Wellington
Aprenda, agora, como fazer a versão campeiro, prato típico da região sul do Brasil e conta com os mesmos ingredientes básicos para ser realizado.
A diferença principal nessa receita é que é mais comum o uso de carne de carneiro e, adicionando, de maneira a incrementar, a ervilha.
O modo de fazer também permanece o mesmo, mudando apenas o preparo da carne para a de carneiro. Aproveite essa excelente versão da receita!
9º. Com feijão branco
autor: Receitando Culinária
Essa versão é para as pessoas que não são grandes fãs do grão de bico, mas também querem experimentar essa iguaria.
O importante aqui é realizar a troca do grão de bico pelo feijão branco, mas manter as leguminosas.
Você também pode manter a preparação e ter essa iguaria em casa!
10º. Criolo Uruguaio
autor: Forno e Fogão SBT MS
A variação Uruguaia se destaca principalmente por levar vários tipos de carne. Esta receita conta com carne de frango, carne bovina e carne suína. Isso, juntamente com os legumes e verduras básicos cortado em cubos, deixa a receita bem saborosa e interessante.
Uma dica para melhorar ainda mais esse prato: sirva com um arroz branco para acompanhar. Não vai perder essa versão peculiar né?
11º. Com costelinha de porco
autor: - Iara - Receitas da mamãe
Para quem gosta de uma boa carne suína nada melhor que a costelinha de porco né? Ela é saborosa e ao ser preparada com a combinação de leguminosas usadas se destaca ainda mais. Uma dica é temperar, quando a carne estiver pronta, com um bom caldo de carne, para realçar ainda mais o sabor.
Aprecie e experimente sua receita com explosão de sabores! Fica muito gostoso!
Esperamos que você tenha gostado das nossas recomendações de hoje e pedimos que mande o nome da receita que mais gostou e qual foi o resultado do teste! Desejamos um bom apetite!