20 Receitas de Caldos Quentes para Inverno Saborosos e Especiais

  • Aprenda diversos sabores para aquecer os dias mais frios em sua casa. Aqui certamente encontrará o seu favorito.
Publicado em Sopas
20 Receitas de Caldos Quentes para Inverno Saborosos e Especiais

Dentre os hábitos alimentares no período do frio, o consumo de caldos e sopas está entre os principais alimentos dessa época do ano.

A seguir, 20 opções para quando bate aquele friozinho e fica ótimo para preparar e aquecer sua família de uma maneira saborosa e muito especial.

Anúncio
Continue lendo abaixo
poste no pinterest esta imagem

Lista de receitas de caldos quentes para o inverno: como fazer

Caldo verde com batata

Saindo dos tradicionais caldos de carnes, essa dica é de uma deliciosa receita de caldo verde, muito saboroso e nutritivo.

Ainda existe a possibilidade de incrementar ainda mais esse prato que faz tanto sucesso: incluindo batatas! Não tem erro, você irá arrasar e agradar os paladares de seus convidados.

Anúncio
Continue lendo abaixo

De feijão

O feijão é um dos grãos que pode ser consumido de inúmeras maneiras. Com preparos variados ele pode ser servido em todas as ocasiões.

Além de gostoso, o caldo de feijão é daqueles que aquece o corpo e deixa a gente satisfeito, principalmente por ter provado um prato incrível.

De mandioca, aipim, macaxeira

Mandioca, aipim, macaxeira, uaipi, pão-de-pobre... não importa o nome que recebe ou a região do país em que você está, a mandioca é sempre aquela ótima escolha para preparar refeições.. Além disso, essa receita é perfeita para festas juninas, mas como todo bom “arraiá” continua após junho você pode inclui-la em seu cardápio o ano inteiro!

Anúncio
Continue lendo abaixo

Cremoso, saboroso... irresistível! Esse caldo vai deixar todos com água na boca e querendo mais um pouco.

De mocotó

Famoso por ter baixo custo, mas um valor nutritivo elevado, o mocotó é a escolha sábia como refeição para noites de frio.

Ideal para reunir os amigos e a família e curtirem o tempo junto, mesmo quando o frio estiver sendo presença constante.

De abóbora

Com uma cor forte e característica, o caldo de abóbora é uma forte aliada da alimentação saudável, seja para o dia a dia ou para ocasiões especiais.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Ela é uma ótima opção para ajudar na saúde dos olhos, além de prevenir a catarata. Além disso ela ajuda na perda de peso, na prevenção de rugas e no fortalecimento do sistema imunológico.

De frango

Caldo de frango é um dos mais tradicionais e saborosos que existe! Pode ser servido em ocasiões requintadas, em um jantar em casa e até mesmo fazendo parte de buffet em festas.

Uma excelente opção de refeição para servir aos seus convidados, amigos e familiares, unindo aquilo que mais gostamos: sabor e praticidade.

De mandioquinha com calabresa

Muitas combinações são clássicas na culinária, outras nem tanto. Mas nem por isso não devem ser testadas.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Mandioquinha com calabresa é uma explosão de sabores e calor para quem quer aquecer as noites frias.

De ervilha com bacon

Muitos podem considerar o caldo de ervilhas um tanto quanto sem graça, o que não é uma verdade absoluta, mas respeitamos todos os gostos!

Por esse motivo você pode incrementar essa receita – que já é saborosa – com bacon frito, afinal, com bacon tudo melhora!

Anúncio
Continue lendo abaixo

De camarão

Quem disse que só na praia que se come camarão? Não precisa abrir mão desse fruto do mar incrivelmente saboroso no inverno!

A sopa de camarão é uma ótima opção para degustar a iguaria em toda e qualquer época do ano – e em qualquer lugar também! Modo de preparo: coloque o óleo ou azeite de oliva para dourar em uma panela com 1 cebola, 4 dentes de alho. Após refogar a cebola o e alho adicione 1 kg de camarão sem pele. Cozinhe por alguns minutos em fogo médio. Adicione uma pitada de sal (ou sal a gosto), colorau, 1 colher (sopa) de cominho, pimenta do reino a gosto, 1 tomate (não usar extrato de tomate) e 4 pimentas de cheiro. Prefira pimentas que não ardem às ardidas como a pimenta dedo de moça.

Adicione 2 tablete de caldo de galinha (você pode preparar com caldo de camarão também) diluídos em 1 L de água quente e deixe cozinhar por mais 10 minutos, sempre mexendo muito bem para não grudar na panela. Coloque 200ml de leite de coco e uma caixa de creme de leite. Você pode acrescentar outros ingredientes, se preferir.

Cozinhe por cerca de dois minutos até ficar no ponto ideal e desligue o fogo – para um caldo mais grosso coloque batatas, bata no liquidificador e misture. Se você preferir sua receita mais liquida, acrescente mais algumas xícaras (chá) de água quente.   Para deixar essa receitinha ainda melhor, finalize com sal e pimento do reino a gosto. Sirva em seguida

Anúncio
Continue lendo abaixo

De legumes

Ideal para servir para bebês e para melhorar o sistema imunológico, o caldo de legumes é um forte aliado para a saúde e para quem quer perder uns quilinhos já que, além de super nutritivo, é baixo em calorias e sem glúten e farinha de trigo!

Com diversas vitaminas, minerais, nutrientes e, o mais importante, sabor, ele vai agradar até mesmo aqueles que torcem o nariz ao ouvirem a palavra legume. Uma receita das mais fáceis de fazer dentre as receitas de caldos para fazer em casa porque os ingredientes são super fáceis de achar. Para faze-la, só precisa cortar os legumes e deixe ferver a água e cozinha-los. Em seguida, separe os sólidos dos líquidos e pronto!

Se preferir, bata os sólidos até obter uma textura mais liquida e, em outra panela, faça uma sopa.

Pode congelar o caldo em pequenas porções e usá-lo de base para outras sopas e caldos, como os caldos de abóbora, mandioca, milho verde, mandioca com carne e até mesmo feijão preto. Outra dica é colocar ingredientes, couve flor, couve manteiga, batata doce, batata e alho poró. Veja também que é possível fazer essa receita incrementando-a com carne seca: fica uma delícia! Eu gosto de abusar e transformar logo em um caldo de milho.   

Anúncio
Continue lendo abaixo

De kenga

Prático e fácil, você pode preparar seu caldo de kenga e ter um resultado saboroso e que vai surpreender a todos.

Usando açafrão, água, alho, bacon, cebola, cheiro verde, linguiça calabresa, mandioca, milho verde, peito de frango, pimenta do reino, pimenta calabresa e tempero de frango terá um prato delicioso.

Anúncio
Continue lendo abaixo

De ovo

O ovo é um alimento rico em nutrientes e bastante consumido pela população. Pode ser considerado a alternativa para o consumo de carnes.

Mas, não é necessário preparar o alimento apenas nas maneiras tradicionais. O caldo de ovo é ótima opção para quem deseja inovar quando for comer o alimento.

De peixe

Em cidades litorâneas o consumo de peixe é mais frequente do que de carne vermelha e até mesmo do frango.

Uma ótima maneira de mudar o preparo dessa carne branca é fazer caldos, refeição saborosa, cremosa e que agrada a todos os paladares.

De sururu

O sururu é muito comum na região nordeste do Brasil. Semelhante a ostra, o fruto do mar é o prato principal para o caldo típico da região: o caldo de sururu.

Aprenda a preparar essa versão tradicional e saborosa para sua família, inovando nos sabores e temperos.

De batata

A batata pode ser consumida de inúmeras maneiras: frita, assada, cozida, recheada, amassada... as possibilidades de preparo dão asas à imaginação.

Faça um delicioso caldo de batata, aqueça sua família em noites frias de forma saborosa e diferente.

De carne com mandioca

Combinar ingredientes e alimentos é uma das maravilhas que a culinária nos oferece. Como a possibilidade de preparar um caldo de carne com mandioca.

Sabe quando a festa já está no final e para dar um ânimo nos convidados, aquecer e ainda aproveitar aquela carne que não foi consumida? Então eis esta excelente opção de refeição pra esse momento.

De carne moída

A carne moída, apesar de muitos não gostarem dela, é facilmente adaptável em diversos pratos, podendo ser incluída no que desejar.

Com o caldo nãos seria diferente! Veja essa receita incrível para preparar de maneira prática e fazer um jantar delicioso.

De piranha

A piranha é um peixe carnívoro de água doce. Típica da América do Sul ela pode apresentar perigo para banhistas desavisados.

Mas, na culinária, esse peixe tem um sabor característico e é muito consumida pelos habitantes da região do Pantanal, onde se encontra facilmente a espécie.

De rã

Carnes exóticas também podem ser utilizadas no preparo de caldos, resultando em um prato diferente e ideal para ser servido em um jantar especial.

A carne de rã é delicada e nutritiva, com sabor agradável (leve mistura de frango e peixe), ela é nutritiva e tem poucas calorias.

De inhame

O inhame é um tubérculo rico em vitaminas, antioxidantes e minerais, sendo então um forte aliado para nossa saúde.

Pode ser consumido de diversas maneiras, dentre elas é em caldo: saboroso, cremoso, nutritivo e, o melhor de tudo, fácil de preparar.


Essas foram algumas dicas para preparar caldos para você, sua família e amigos e surpreender na hora de servir as refeições em dias e noites mais frios.

Gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.