Ao usar este site, você concorda com nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso.

Pão de Forma no Forno de Liquidificador Caseiro

  • Aquele gostinho tradicional com um toque caseiro especial
Publicado em Pão
Pão de Forma no Forno de Liquidificador Caseiro

Ele é perfeito para acompanhar o cafezinho da tarde, assim como para ser saboreado sozinho em suas versões doces. Ninguém resiste a essa delícia! No entanto, quando surge a vontade de fazer um pãozinho, imediatamente aparece também a insegurança, afinal, todos dizem que é difícil demais conseguir acertar.

Se esse é o problema, vamos resolvê-lo já. Existe um jeito muito fácil de fazer essa paixão nacional e você não precisa ser um padeiro profissional para garantir um resultado perfeito.

Vem comigo que vou te ensinar a receita de pão de forma no forno de liquidificador caseiro e fácil.

poste no pinterest esta imagem

Receita de Pão de Forma no Forno de Liquidificador Caseiro e Fácil: Saiba Como Fazer

Quantidade
9 fatias finas
Preparação
1h 40min
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

3
xícaras de farinha trigo sem fermento
2
ovos inteiros
1
xícara de leite morno
1
colher de sobremesa fermento biológico seco
1/2
xícara de óleo
4
colheres de sopa açúcar
1
colher de café de sal

Modo de preparo

1

Preparando a massa

  1. No liquidificador coloque o leite (ele deve estar morno) e o fermento, mexa um pouco o liquidificador apenas para unir os dois.
  2. Em seguida acrescente o óleo, o açúcar, o sal e bata por, em média 1 min 30 segs.
  3. Transfira tudo para a tigela e misture com a farinha de trigo, evite deixar bolinhas, pois elas ficam evidentes depois que o pão fica pronto. Use uma colher de pau ou uma batedeira para mexer.

Dica:

  • O preparo dessa massa, diferentemente das formas tradicionais, não exige que se acrescente farinha para deixar a massa firme, isto porque não será necessário sovar. A textura que buscamos aqui é molinha mesmo, muito semelhante às bases usadas para fazer bolo. Por isso não se preocupe se sua receita está ficando diferente da maioria das receitas de pão que você já viu. Dito isto, vamos adiante!
2

Hora de enformar

  1. Unte uma forma, para isso é possível fazer uso tanto apenas de óleo quanto de manteiga e farinha de trigo, fica a seu critério. Você pode usar a forma que desejar, no entanto, recomendo que utilize uma de bolo inglês, de tamanho médio (27 x 10cm) ou alguma que possua um furo no centro.
  2. Em seguida coloque a massa e deixe descansar por, em média, 50 minutos ou o tempo necessário para que ela dobre de tamanho.
  3. Lembre-se de cobrir com papel filme.

Dicas:

  • Manteiga e margarina podem substituir o óleo tranquilamente, se optar por uma delas, a quantidade indicada é de 2 colheres.
3

Vamos assar!

  1. Pré-aqueça o forno por aproximadamente 15 minutos a uma temperatura de 180°C, essa é a temperatura que deve ser mantida durante todo o preparo do pão.
  2. Retire o papel filme.
  3. Coloque a massa e deixe assando por, em média, 35 minutos.
  4. Quando ele estiver bem dourado por cima dê leves batidinhas e observe se o som emitido é oco, se a resposta for sim, pode retirar.
  5. Para desenformar, passe uma faca em torno do pão, visando desgrudá-lo e depois vire a forma. Prontinho! Pode saborear seu lanche.

Formas de incrementar a receita

Você pode deixar sua receita com um gostinho ainda mais especial adicionando alguns ingredientes à massa. Experimente, por exemplo, colocar: queijo ou calabresa e bacon fritos. Fica uma delícia! Já se sua preferência é recheio doce, então, opte pela goiabada. Garanto que vale a pena!

Pode gostar também:

Veja também essa lista sensacional de receita de pão de liquidificador caseiro perfeito para sua familia.

O que pode atrapalhar o crescimento da massa?

  • Lugares frios

Nesse tipo de clima a massa pode demorar mais para crescer ou até mesmo encontrar sérias dificuldades para fazê-lo, pois é necessário a presença de calor para que o fermento possa desempenhar bem seu papel. Mas não se preocupe, você não vai ficar sem o seu pão. Existe um truque que pode te ajudar: Depois de enformar e cobrir com papel filme, adicione água a uma panela e esquente, em seguida coloque no forno o recipiente com água morna e a massa (não acenda a fogo). Isso deixará o clima mais propício para o descanso dela.

  • Pouco fermento

Isso vale para quem substituiu o fermento seco pelo biológico sem, no entanto, se atentar as proporções necessárias. Não há problema nenhum em substituir desde que você coloque 3 medidas do fermento biológico para cada 1 do seco.

  • Colocar leite muito quente

O calor é importante, mas, em excesso, pode atrapalhar a ação do fermento. Por isso, na hora de preparar a massa, lembre-se: leite morno não leite quente.

  • Não deixar a massa descansar

A massa de pão precisa de descanso e não é possível apressar esse processo, respeite o tempo necessário, espere que ela dobre de tamanho e será mais difícil ter problemas na execução do prato.

Posso acrescentar aveia a essa receita?

Sim, é possível acrescentar aveia. A receita continuará gostosa e com e ainda terá mais fibras! Nesse caso, substitua 1 das xícaras de farinha de trigo por 1 de aveia.

Por que meu pão ficou grudento?

Provavelmente a massa não descansou tempo suficiente, espere que ela realmente dobre de tamanho.

Qual a validade do pão?

Ele pode ser guardado por até 5 dias, mantendo a qualidade para consumo. Todavia, é possível aumentar esse prazo adicionando algum produto antimofo ao preparo, com esse acréscimo é possível conservar o pão por até 15 dias. Esse tipo de medida é necessário principalmente se a intenção for vender o produto, pois isso pode fazer muita diferença na hora da escolha do cliente.

Qual a melhor forma de armazenar?

Evite utilizar plástico, pois a massa necessita de ventilação. O ideal é utilizar sacos de papel, mas também existe a possibilidade de envolvê-lo com um pano, desde que este esteja bem seco.

Importante!

  • Nunca guarde o pão ainda quente porque isso diminui a validade do produto.

Como congelar?

O congelamento é um procedimento bastante adequado para manter seu produto fresco. Nesse caso, não há nenhum problema com a utilização de sacos plásticos. Aliás é dentro deles que você deve acomodar os pães. Em seguida feche o saco e leve para o freezer. Eles ficam aptos para comer por até 3 meses.

Importante!

  • Para descongelar retire do freezer e deixe em temperatura ambiente por duas horas. Se você desejar servi-los quentes, então, leve diretamente para uma forma, cubra com papel alumínio e deixe no forno por, em média, 6 minutos.

Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.