Incrível Receita de Pão de Batata Doce + Opções para Manter a Forma

Que tal sair do óbvio e incrementar sua alimentação com uma comida saudável, rica em nutrientes e fibras? Isso tudo é possível graças ao uso da batata doce.
Publicado em Pães
Incrível Receita de Pão de Batata Doce + Opções para Manter a Forma Ika Rahma H / Shutterstock.com

A batata doce é uma raiz de alto teor de fibras, que ajuda até mesmo na redução do colesterol, além de ser rica em vitaminas A, C e do complexo B, além do magnésio, que protege de doenças como infarto e diabetes. É fonte de energia, por conta de seu alto teor de carboidratos, a tornando grande aliada para dietas de ganho de massa magra.

Para provar que esse super alimento pode sim ser inserido em na dieta de forma variada, trouxe uma receita de pão de batata doce fofinho, simples e fácil que com certeza vai te encantar, e fazer com que você insira esse tubérculo no seu dia a dia.

Logo após nossa favorita, confira uma seleção incrível repleta de alternativas deliciosas:

poste no pinterest esta imagem de receita de pão de batata doce

Pão de Batata Doce Fofinho e Que Rende Muito

Rendimento
3 pães médios
Preparação
2 horas
Dificuldade
Fácil

Referência de Medida: Xícara de 240ml

 
Ingredientes
  • 1 colher e meia (sopa) de fermento biológico seco ou 50 grs de fermento fresco
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 xícara de óleo
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 4 ovos
  • 1 batata doce cozida e amassada (caso queira facilitar o trabalho do liquidificador), e sem casca
  • 1 xícara e meia de leite
  • Aproximadamente 1.200 kg de farinha de trigo

Para ativar o fermento:

  • 1/2 xícara de água morna

Modo de preparo

  • Misture a água morna com o fermento, e metade da quantidade de açúcar. Deixe descansar até que ele cresça e forme bolhas, aproximadamente 5 a 10 minutos.

  • No liquidificador, bata a batata com o leite morno.

  • Quando o fermento já tiver crescido e espumado, o adicione na massa da batata com o leite, e também coloque os ovos, o restante do açúcar, o sal e por último o óleo.

  • Você pode misturar esses ingredientes com uma colher ou com a própria mão, até que eles fiquem homogêneo.

  • À mistura dos outros ingredientes, adicione a farinha, em partes, e a agregue na massa por meio de movimentos de fora para dentro da massa, até que dê o ponto de pão. Esse processo de sova durará, aproximadamente, 10 minutos.

  • Deixe crescer, por aproximadamente 10 minutos, tampada e em local abafado, para que o fermento possa crescer.

  • Passado o tempo de descanso, a sove um pouco e divida a massa conforme desejar os formatos dos seus pães, os colocando em uma forma com espaço entre uma massa e outra.

  • Deixe descansar por 5 a 10 minutos, em local abafado e coberto, até dobrar de volume, ficando mais leve.

  • Quando estiver pronto, leve ao forno a 180°C no início, e depois suba para 220° C, até dourar.

Dica:
Tenha cuidado com a temperatura da água no fermento, pois se estiver muito quente, poderá matar o fermento, e o pão não irá crescer. O correto é a temperatura na qual você consiga deixar seu dedo por alguns segundos.

Abaixo tem outras 15 opções que vão, no mínimo, despertar sua curiosidade para prová-las. E aí, vamos lá?

Aveia

Aqui, o foco é a saúde! Esta receita não apenas remove a farinha de trigo, como acrescenta a aveia, cujas propriedades relacionadas à redução e colesterol e alto teor de fibras, contribuem para a elevação do valor nutricional das fatias que você comerá no seu café-da-manha, ajudando na sua disposição durante o restante de dia.

Farinha de milho

Uma das receitas mais rápidas, aqui não é preciso que você deixe reservado até crescer para dobrar o volume e então levar para assar; além de que ela é feita no liquidificador, e, o mais diferente, a bata doce é crua.

Assim, não é preciso esperar que a raiz cozinhe para ser usada, basta descascar e deixar na água para que não escureça, enquanto você faz os demais passos.

O enriquecimento do sabor fica por conta do suco de laranja, mas lembre-se que, caso essa fruta não te agrade, pode utilizar água, leite animal ou vegetal.

Fit

Que tal inovar o sabor da batata doce consumida em dietas? Manter-se na linha, não significa comer os alimentos sem poder fazer coisas diferentes e criativas, mas sim variar o cardápio dentro das suas opções, e este pão é exatamente isso.

O sabor da batata é incrementado, tornando seu consumo nas dietas menos enjoativo, mas nutricionalmente igualmente rico.

Frigideira

Simples e deliciosa, aqui não precisa esperar o descanso do fermento, nem mesmo o tempo do forno.

Basta misturar os ingredientes e levá-lo à frigideira, sendo possível você rechear os pães na própria panela, inovando os sabores que você degustará nas suas refeições e lanches.

Integral

Quem pode consumir glúten, mas se preocupa com os valores nutricionais da farinha branca, trocar por farinha integral é ideal.

Pois apesar de não ser adequada para celíacos, por ser uma farinha mais pura e rica em fibras, os efeitos nutricionais do pão no seu corpo serão mais benéficos e sua saúde continuará sendo cuidada enquanto você se diverte.

Leite em pó

A versatilidade do leite em pó foi descoberta a pouco tempo, o que permitiu que ele fosse usado além da bebida ou mesmo preparos doce.

E nessa receita, ele entra como substituto do trigo, dando textura à massa, sem deixá-la muito doce.

Para um bom resultado, utilize leite em pó sem açúcar (basta ler o rótulo). Também, cozinhe a batata doce no vapor, isso faz com que ela fique mais firme e não precise de muito leite.

Liquidificador

Versão perfeita para dias ocupado, ou até mesmo quem não tem muita afinidade com a cozinha.

O pulo do gato está em misturar os ingrediente úmidos no liquidificador, o que não só te ajuda quanto à rapidez, quanto poupa o aparelho que não precisará se esforçar muito.

Mas lembre-se de colocar a água por último, já depois de misturar úmidos e secos, pois a quantidade variará conforme a textura da massa final.

Micro-ondas

Esta receita e ótima para as dietas de ganho de massa magra, esta receita é perfeita você esta sem muito tempo para tomar café-da-manhã ou apenas não está com muita fome, mas precisa comer por conta do horário.

O uso do microondas facilita o cozimento, pois em apenas 2 minutos, você terá um alimento saudável e nutritivo prontinho!

Polvilho

Um boa opção para os amantes de pão queijo, o polvilho doce, nessa receita, tem a função de dar uma textura mais pegajosa à receita.

Só deve se ter cuidado com o ponto da massa, pois como o polvilho é mais seco, a massa não terá a mesma textura que o pão tradicional. Sua consistência é mais firme e ele pode ser modelado.

Polvilho Azedo

Que tal uma receitinha que vai te passar a satisfação de comer um pão de queijo, só que com menos gorduras? Isso mesmo, aqui, o uso do polvilho azedo é responsável por trazer esta memória gustativa.

Este polvilho dará uma textura mais sequinha ao seu pão, menos ligada, e por isso a importância de usar a farinha de linhaça para suprir este aspecto.

E se você quiser dar mais sabor, poder acrescentar um pouco de queijo ralado à massa, para ficar ainda mais gostoso.

Polvilho e Chia

Mais um preparo sem glúten, essa opção tem o trunfo de ter um reduzido índice glicêmico por conta do uso da semente de chia, além de que com ela, o preparo ganha uma dose extra de fibras e também facilita na ligada que a massa precisa ter.

Acrescente o polvilho aos poucos, pois a depender da umidade da batata, poderá precisar de mais ou menos quantidade.

Sua textura é semelhante à da massa de modelar, daí a importância de untar a mão na hora de modelar.

Recheado

Um coringa da cozinha, este pão ganha nota 10 nos quesitos simplicidade e sabor! A receita básica do pãozinho de batata doce é elevada a outro patamar quando recheada, trazendo mais complexidade de sabores à cada mordida.

Apesar da carne seca (ou carne de sol) combinar muito com batata doce, sinta-se livre para incrementar o recheio e deixar seu pão de batata com sua cara.

Sanduicheira

Grande aliado da reeducação alimentar, esse pão é simples e rápido, ótimo para quando bate aquela vontade repentina de comer um pãozinho!

Não vai nenhuma farinha, com ou sem glúten, simplificando ainda mais a receita, que será preparada diretamente na sanduicheira, ajudando no consumo mais rapidez quando a fome é muito grande.

Sem Fermento

Receita semelhante à chipa, essa opção é muito simples e versátil, pois dispensa não apenas o fermento, como o trigo, o açúcar, leite e ovos.

Essa receita é especialmente nutritiva por conta da cenoura, que contribui também com a consistência do produto.

É muito boa para incrementar a alimentação das crianças, de forma saudável.

Sem Trigo

Ideal para quem e celíacos, esta versão livre de farinhas com glúten é deliciosa e macia, pois a umidade da batata doce agrega ao pão uma textura muito boa e garante que a massa não fique esfarelenta, como geralmente ocorre em pães sem glúten.

Essas foram sugestões de receitas do pão de batata doce que fogem do tradicional, mas não decepcionam no gosto. São variedades tão diferentes umas das outras, que é possível incluir todos os públicos e ainda se permitir experimentar novas coisas, sendo todas elas deliciosas.

Que tal provar todas e eleger a melhor? Com certeza não vai ser um trabalho fácil, afinal, todas vão concorrer duramente pelo primeiro lugar.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.