10 Receitas de Panetone Sem Glúten E Aprenda Outras Opções Gostosas para Sua Rotina

Aproveite essa iguaria das festas Natalinas com uma receita adaptada para dietas especiais e restritivas
10 Receitas de Panetone Sem Glúten E Aprenda Outras Opções Gostosas para Sua Rotina
Avalie este item
(28 votos)

O panetone já é um prato super tradicional dos natais brasileiros. Essa iguaria foi criada na Itália, após um erro de um padeiro. No entanto, esse erro culinário se tornou muito apreciado tanto em solo italiano quanto em outros lugares do mundo.

Há quem tenha uma dieta restritiva que não podem se deliciar desse pãozinho com frutas cristalizadas ou com chocolate. Por isso, iremos te ensina uma receita de panetone sem glúten incrível e outras opções de receitas perfeitas para fazer em sua cozinha de casa.

Receita de panetone sem glúten e lactose: saiba como fazer

Rendimento
1 panetone
Preparação
1 hora e 30 minutos
Dificuldade
Médio
Ingredientes
  • 1 xícara de farinha de arroz ou fécula de batata
  • 1 xícara polvilho doce
  • 1 xícara amido de milho
  • 3 ovos
  • 1/2 colher de sopa de goma xantana
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco
  • 200 ml leite vegetal
  • 1 colher de sopa de essência de panetone
  • 1 colher de chá de essência de rum
  • 1/2 xícara de eritritol ou adoçante estável forno e fogão
  • 10 gramas fermento biológico seco
  • 200 gramas de frutas secas (uva passa, tâmaras, damascos, granberys picadas, ou as da sua preferência)
  • 1 colher de sopa de farinha de arroz (para as frutas secas)
  • 100 ml água em temperatura ambiente (se necessário)

Modo de preparo

  • Para começar, pique suas frutas secas para que todas tenham um tamanho semelhante e equivalente;
  • Em um saquinho de congelar ou ziplock, coloque suas frutas picadas, meia colher de essência de rum e panetone, dê uma leve mistura. E logo após adicione a farinha de arroz e mistura novamente para que as frutas incorporem a essência. A farinha ajuda as frutinhas a não afundarem na massa;
  • Em uma tigela, adicione uma xícara de farinha, uma de polvilho doce e de amido de milho. Logo após, coloque seu eritritol e o pacote de fermento biológico seco e mexa a mistura;
  • Na mistura de ingredientes secos adicione sua colher de goma xantana para a massa ficar elástica;
  • Abra um buraco no meio da sua mistura e acrescente seus ovos inteiros e duas colheres de sopa de óleo de coco, complete com a outra metade de essência de panetone
  • Aos poucos vá colocando o leite vegetal e misturando do centro paras as extremidades muito bem. Se após incorporar todo o leite, você sentir sua massa seca, coloque aos poucos a água. Mexa até sua massa alcance um ponto elástico;
  • Pegue suas frutas secas preparadas no início e adicione a massa. Incorpore todos os ingredientes muito bem no panetone;
  • Em uma forma de panetone de 500 gramas untada apenas no fundo, despeje toda a sua massa até a metade da forma. Com sua espátula espalhe a massa até as laterais e coloque suas massas para descansar em um local quentinho e fechado por no mínimo 2 horas;
  • Leve o panetone ao forno pré-aquecido a 200º graus por 35 a 40 minutos. Tire ele assim que seu palito teste sair limpo e deixe esfriar por meia horinha.

Pronto, você pode decorar o panetone fácil de fazer a seu gosto, com chocolate 70% por cima ou presentar alguém com esse panetone caseiro.

Agora fique com nossa curadoria feita com todo carinho para você, são as melhores semelhantes a essa receita que encontramos pela internet:

2º. Vegano

autor: Amor pela Comida

Não é apenas os não-veganos que podem aproveitar a deliciosa iguaria Natalina, mas é possível ter esse doce sem nenhum ingrediente de origem animal.

O panetone vegano pode ser tão gostoso quanto o panetone tradicional. Para criar aquele pãozinho de massa fofinha e úmida basta a receita e substituir por ingredientes e produtos certos.

3º. Sem açúcar sem lactose

autor: Marta Midori

As versões desse bolo Natalino sem açúcar não precisam ser sem graça. Você também pode fazer uma receita cheia de sabor e recheio a sua escolha.

Esse panetone vai ficar perfeito para quem tem restrições alimentares e ainda quer se deliciar no Natal ou em qualquer época do ano.

4º. Recheado

Os panetones recheados também podem ser feitos sem glúten, sem todos os ingredientes de origem animal e tudo o mais.

Mesmo sem o uso de glúten, você consegue uma massa macia e aromática com as técnicas certas e bons ingredientes. Tem ainda a versão mini mais tradicional.

5º. Com farinha de amêndoas

A farinha de amêndoa é uma ótima substituta da farinha de trigo, ela pode ser usada para a confecção deste panetone.

Além disso, você pode unir a essa versão a falta de adição de açúcar refinado, fazendo uso de xilitol ou açúcar mascavo. Você pode fazer a versão de frutas cristalizadas ou chocolate com as dicas para a confecção.

6º. Chocotone

A versão chocotone também pode ser feita sem glúten e sem lactose ou de forma vegana. A massa fica super macia, úmida e mais saudável.

É possível usar chocolate 70% ou 50% para fazer esta receita e é uma versão menos doce dessa iguaria de ceia de Natal.

7º. Decorados

O panetone com frutas cristalizadas e chocolate doce sem glúten sem lactose pode ser o protagonista da mesa de Natal.

Basta decorar seu panetone com calda de chocolate branco ou chocolate 70%. O prato fica ainda mais lindo complementado com frutas cristalizadas.

8º. Fofinho

Há muitas pessoas que tem receio de fazer receitas veganas ou sem glúten pelo medo de não ter uma massa ressecada e dura.

As técnicas certas para fazer o panettone sem glúten pode deixar a massa super macia, mesmo sem glúten ou adição de ingredientes como leites e ovos.

9º. Funcional

Um panetone funcional é uma versão super nutritiva e deliciosa que pode ser comido sem culpa.

A receita sem glúten pode ser feita com ingredientes que podem até ajudar na sua dieta. E as frutinhas usadas podem complementar o valor nutricional.

10º. Sem leite e sem ovos

Sem o uso de leites e ovos, você pode ter uma massa leve e no ponto do pãozinho Natalino. E o melhor, você pode fazê-lo no liquidificador ou batedeira.

Escolha o seu recheio favorito e crie essa receita ideal para sua dieta e você não precisa se preocupar, coma tudo sem culpa ou restrições.

Nessas versões se pode usar todos os tipos de recheios que você imaginar. E este panetone ficará lindo em sua mesa de Natal.

Sobre o autor

Rafael Gonçalves

O cozinheiro apaixonado que transforma cada prato em memória.

Rafael não é um chef de restaurante estrelado, mas tem o dom de transformar cada prato em uma verdadeira obra de arte, cheia de sabores e histórias. Apaixonado por gastronomia desde sempre, já mergulhou em cursos de churrasco, confeitaria e até cozinha italiana, francesa e brasileira, só para garantir que nenhum tempero fique sem seu toque especial. Em casa, é o rei do fogão: seja no almoço de domingo com a família ou nas festas onde todo mundo já sabe que quem manda na cozinha é ele. Há 10 anos casado com a Daiane, descobriu que cozinhar juntos é tão gostoso quanto comer, e transformou a mesa num lugar sagrado, onde cada refeição vira motivo pra celebrar.

Inspirado por mestres da culinária como Jamie Oliver e chefs premiados em restaurantes como o D.O.M. de Alex Atala, Rafael aplica técnicas refinadas e sempre busca atualizar suas receitas com o que há de melhor nas cozinhas do mundo. Se tem alguém que conhece os sabores do Brasil e do mundo, é ele. Já desbravou os melhores restaurantes, do Figueira Rubaiyat em São Paulo ao Terraço Itália, sem falar nas experiências internacionais que inspiram suas receitas. Mas, no fim do dia, seu maior orgulho é ver o sorriso da família ao provar um prato feito com carinho. Quer ver dicas, descobertas e muito sabor no dia a dia?

Está no lugar certo, aqui no sabor na mesa, trago todas as receitas que testei, gostei e reuni durante toda a minha vida.

Segue lá no Instagram e vem comer com a gente! ??

Instagram icon https://www.instagram.com/raf.gcs

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar