13 Receitas de Strogonoff Sem Creme de Leite E Algumas Variações Que São de Enlouquecer

Preparos sem creme leite para honrar a originalidade dessa refeição tão amada
13 Receitas de Strogonoff Sem Creme de Leite E Algumas Variações Que São de Enlouquecer
Avalie este item
(19 votos)

Quando falamos sobre a Rússia, culinária não é o primeiro assunto que surge em uma conversa, mas eu tenho um segredo: Um dos pratos mais amados dos brasileiros é de origem russa e do século XIX, o Strogonoff!

Seu criador ainda é uma incógnita e só existem teorias, o que se sabe mesmo é que era uma iguaria dos ricos. Servida com a batata palha em nossas mesas, o strogonoff original era acompanhado de algo semelhante ao purê de batatas, assim como a carne vermelha era a proteína utilizada no prato.

Sua viagem pelo mundo fez com que surgissem diversas releituras dessa maravilha. Hoje você vai poder conferir receitas de strogonoff sem creme de leite, como ele era feito para os russos de 2 séculos atrás.

Receita de strogonoff sem creme de leite, cremoso e bem temperado. Saiba como fazer:

Rendimento
8 porções
Preparação
1 hora
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 1,2 kg de peito de frango em cubos
  • 2 litros de leite quente
  • 4 Colheres sopa farinha de trigo
  • 8 Colheres sopa manteiga
  • 1 dose de conhaque
  • 300gr ketchup
  • 1 colher sopa de mostarda
  • 1 colher sopa de páprica picante
  • 2 pacotes pequenos de cogumelo
  • Salsa picada a gosto
  • Sal a gosto
  • 1 cebola picada

Modo de preparo

  • Coloque metade da manteiga na panela em fogo médio
  • Quando derreter, adicione a farinha de trigo e misture
  • Coloque o leite aos poucos e vá incorporando ao molho
  • Mexa bem até a consistência desejada
  • Apague o fogo e reserve
  • Em outra panela coloque o restante da manteiga em fogo médio
  • Quando esquentar adicione o frango
  • Tempere com o sal e a páprica, misture
  • Deixe o frango refogar
  • Ponha o conhaque e flambe o frango para retirar o álcool
  • Acrescente a cebola e deixe fritar
  • Adicione o ketchup, a mostarda e os cogumelos, deixe refogar
  • Ponha a salsa picada a gosto
  • Misture o molho reservado ao frango na panela
  • Deixe cozinhar por uma média de 2 a 5 minutos
  • Retire do fogo e sirva

Para continuar essa experiência gastronômica, aprenda outras 12 formas de fazer esse típico prato russo com um toque do brasileiro.

2º. Com Nata

Autor: Carolina Feliciano

Esta receita saída direto de uma cozinha na Espanha, usa a Nata como ingrediente substituto do creme de leite neste strogonoff de frango com um toque brasileiro.

Com dicas de praticidade para o dia a dia na cozinha, esse preparo inclui temperos básicos como mostarda e ketchup, uma receita de strogonoff sem creme de leite simples para uma refeição no meio da semana corrida.

3º. Com creme de castanha

Autor: Susan Martha

Sem glúten, strogonoff de frango perfeito para os intolerantes a lactose e veganos, mantendo sabor e qualidade.

O melhor dessa receita é o ensinamento de como fazer strogonoff sem creme de leite com todos os preparos do zero, até o molho de tomate e creme de castanha são ensinados, evitando o consumo de produtos industrializados.

4º. Com Cream Cheese

Autor: Priscilla

Um strogonoff de camarão com todas as instruções para uma limpeza ideal desse crustáceo que tanta gente adora, que é um processo muito importante no preparo deste ingrediente.

O truque dessa receita de strogonoff sem creme de leite está no ponto do camarão, pois não pode ficar borrachudo. O uso do tempero é a gosto, mas outra dica é usar o pimentão vermelho picado, dá um sabor especial, com o camarão e molho pronto e o fogo desligado é só colocar o cream cheese e terá um preparo bem cremoso e com sabor incrível.

5º. Vegano

Autor: Flávio

Os veganos de plantão que buscam alternativas para esse prato, separamos esta receita com carne de jaca e sem creme de leite para você saborear um strogonoff sem defeitos.

Você precisará de maionese para substituir o creme de leite. O segredo está na jaca, que precisa estar desfiada e cozida para chegar na consistência de frango, para dar um plus não pode faltar os cogumelos e você nunca experimentou nada igual!

6º. Com Leite de Coco

Autor: Catharina Lucas

Um refogado com bacon é uma das coisas mais prazerosas de cozinhar, o cheiro toma conta da casa e abre o apetite de todos, em uma receita de strogonoff sem creme de leite então, é só vantagem.

Depois de adicionar o frango ao refogado, coloque o barbecue, ketchup e o leite de coco para chegar naquela consistência e cor do strogonoff tradicional só que com um paladar único que nenhuma outra receita tem.

7º. Simples

Autor: Marcela Mesquita

Limão, sal, pimentinha e orégano, tempero básico para deixar seu frango marinando uns minutos antes do preparo, essa dica faz toda diferença no resultado final dessa receita de strogonoff sem creme de leite.

Nesta releitura o escolhido foi a farinha de trigo para dar aquela textura que o strogonoff precisa ter, fazendo um bechamel com ele, é só incorporar no frango depois de cozido e já com o molhinho vermelho e todos os temperos a gosto e já pode servir.

8º. Com Requeijão

Autor: Magali

Os apaixonados pela praticidade que a tecnologia nos proporciona, aqui vai aquela receita de strogonoff sem creme de leite feita na panela elétrica, preparo rápido e desfrutando do que a modernidade tem de melhor.

O pulo do gato vai ser refogar a cebola e alho no azeite de dendê, que vai harmonizar perfeitamente com o cação, a proteína usada nesse strogonoff sem creme de leite.

9º. Com iogurte natural e ricota

Autor: Prapapá

Os que buscam um refinamento no prato, sabores mais rebuscados e uma receita de strogonoff sem creme de leite que facilmente poderia ter saído de um restaurante caro, essa receita com filé mignon é a pedida ideal.

O truque do refogado aqui mora no uso do alho já assado com especiarias, além do aipo que é super nutritivo, fazendo com que a preparação fique mais rápida e com um gosto leve ao mesmo tempo que está complexo nos sabores.

10º. Com pasta de amendoim

Autor: Kelly Key

Super fit e saudável, além de trazer todo o aroma desta oleaginosa ele é super prático e fácil de fazer, para todo mundo acrescentar na dieta sem sofrimento de perder qualidade no sabor.

O frango é refogado só no azeite, os temperos acrescentados na panela e depois de cozido e soltando aquela água você pode adicionar a pasta de amendoim, deixar cozinhar mais uns minutos e acabou! Você tem um strogonoff de frango para comer sem culpa.

11º. Com creme de inhame

Autor: Mamãe Vida Saudável

Os intolerantes a lactose não precisam restringir o cardápio do cotidiano, existem diversos substitutos do leite e seus derivados, esse preparo traz o creme de inhame para compor textura no prato.

Aqui vai ser usado a base do strogonoff que conhecemos, com o frango refogado e temperos de seu gosto pessoal, mas a dica vai para o inhame, que precisa estar bem cozido, depois é só bater no liquidificador com um pouco de água e está pronto seu “creme de leite” caseiro livre de lactose.

12º. Com leite de aveia

Autor: Presunto Vegetariano

Saindo da mesmice do frango, este strogonoff de palmito vai te deixar com água na boca e conquistar seu estômago mesmo que ele adore uma carne.

Usar o palmito como proteína do prato já eleva o quadro nutricional da refeição, mas combinado com o leite de aveia vira um combo de nutrientes benéficos para nossa saúde e é super fácil de fazer. Basta hidratar sua aveia na água, bater no liquidificador e coar, você terá um leite fresquinho e vegano que pode ser utilizado na sua receita de strogonoff de palmito.

13º. Com leite de amêndoas

Autor: Presunto Vegetariano

O grão de bico é super versátil na gastronomia e pode facilmente ser um substituto de carne animal no seu dia a dia, inclusive no seu strogonoff.

Você precisará de leite de amêndoas e amido de milho para ser usado no lugar do creme de leite, deixa a consistência super cremosa e nem parece que abriu mão da origem animal para esta releitura maravilhosa.

poste no pinterest esta imagem de receita de strogonoff-sem-creme-de-leite

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.