Steak Tartare Original Tradicional

  • Vindo dos restaurantes mais sofisticados para dentro da sua casa. Domine esse famoso prato e surpreenda seus convidados.
Publicado em Carnes

Você já experimentou a Receita De Steak Tartare Original? Ainda não? Então precisa experimentar. Esse prato francês de sabor incrível é ótimo para servir como petisco no encontro com os amigos.

Assim como é um ótimo prato principal. E não se engane, não é necessário ser um chef super especializado para conseguir prepará-lo com maestria, essa é receita é na verdade, muito fácil.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Vamos aprender o passo a passo!

poste no pinterest esta imagem

Receita de Steak Tartare Original: Saiba Como Fazer

Quantidade
3 Porções
Preparação
20 minutos
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

120g
de filé mignon
1
gema de ovo
1
colher de mostarda dijon
1
colher (chá) de alcaparras
1
colher (chá) de aliche
1
colher (sopa) de salsa
1
colher (chá) de ketchup apimentado
1
folha de mini rúcula
Sal
Pimenta
do reino
Tabasco
ou pimenta
Azeite
extravirgem
Corn flakes

Modo de preparo

1

Deixando a carne pronta

  1. Primeiramente é importante que você procure um açougue no qual possa confiar, já que é fundamental usar uma carne que proceda de lugares não duvidosos. Isso porque ela será consumida crua, então, fique atento.
  2. Procedência verificada, certifique-se também de que seja muito bem limpa antes de levar para casa, você pode solicitar que esse processo seja realizado ainda no açougue. Não pode ficar nenhuma gordura ou membrana.
  3. Corte o filé mignon de forma que ele fique em cubos bem pequenininhos, esse modo de corte é chamado de “à ponta da faca”. Reserve.

Dica:

  • Use uma faca bem afiada para que a carne não vá amassando em quanto você corta e para que possa deixar os cubinhos perfeitos ou quase. Ela tornará seu trabalho bem mais fácil.
2

Preparando a maionese

  1. Separe uma gema de ovo para utilizar nesse momento, coloque-a em uma tigela.
  2. Adicione a mostarda e misture. Faça isso com um fuê ou com um garfo.
  3. Coloque o sal e a pimenta do reino.
  4. Em seguida acrescente o óleo de soja, faça isso muito lentamente. Continue mexendo.
  5. Agora pique muito bem as alcaparras e faça o mesmo com a salsa e com o aliche.
  6. Deposite tudo na tigela, acrescente o ketchup, o tabasco e mexa um pouco.

Dica:

  • Para manter o steak tartare bem geladinho durante todo o preparo até o momento de servi-lo, coloque um recipiente cheio de gelo embaixo da tigela onde você vai fazê-lo. Assim a temperatura vai ficar adequada mesmo que você demore alguns minutinhos para terminá-lo.
  • Outra coisa que vai facilitar muito o processo e a manutenção dos ingredientes na temperatura correta é deixar a maionese pronta antes de cortar a carne.
3

Hora do montar

  1. Misture o filé mignon já cortado em cubos com a maionese.
  2. Regue com azeite de oliva.
4

Montando para servir

  1. Acrescente agora os corn flakes e misture. É importante coloca-los apenas no momento de servir o prato, caso contrário eles perdem totalmente o aspecto crocante.
  2. Agora coloque em pratos pequenos ou potes, da forma que preferir.
  3. Regue com azeite e decore com a folha de mini rúcula. Feito isso, pode servir!

Dá pra preparar com carne moída?

Não. É importante que corte em cubinhos, mas não deixe muito picada, menos ainda moída. Preparar com a carne moída é uma tentação devido à facilidade. No entanto, não deve ser feito jamais, isso poque o prato não tem a textura de patê e ela o deixa assim.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Posso preparar e comer algumas horas depois?

Não pode. Mesmo que não use o corn flakes que perde a crocância com o tempo, não deve esperar muito para consumir. Pois a aparência da carne também é alterada conforme passam as horas. Isso prejudica e muito o visual do prato. Por isso, deixe para preparar alguns minutos antes do momento de consumir. Não será difícil visto que é um prato muito rápido de montar.

O que usar de acompanhamento?

Combina com diversos tipos de pão e também com torradas. Assim como é possível consumi-lo acompanhado de uma boa salada. Fica delicioso tanto com as mais simples, apenas com folhas verdes, quanto com as mais elaboradas. Uma outra opção saborosíssima é prepara batatas fritas para comer junto. Dessa forma une duas maravilhas em um só prato.

Por que o meu ficou mole?

Mesmo que goste de um sabor forte de mostarda ou de ketchup, não coloque mais do que o solicitado na receita, isto porque esses ingredientes vão dar uma textura mais mole, o que não é característico do prato em questão.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Que outros cortes de carne podem ser usados nesse prato?

Comumente o filé mignon é o escolhido mesmo. No entanto, dá pra usar coxão mole e patinho tendo também bons resultados.

Eu posso espremer alguns limões por cima do filé mignon durante a preparação?

Poder, até pode, mas não recomendo que faça. Jogar limão vai modificar a tonalidade da carne, deixando-a esbranquiçada. Então, evite!

Não é possível realizar nenhum pré-preparo com a carne, para que não vá totalmente crua?

Não. Essa receita é assim mesmo, carne crua. O que vale por um pré-preparo e assegura que a receita saia perfeita e se certificar da qualidade e limpeza da carne.

Qual a validade?

Se guardado na geladeira sob as condições adequadas, ele se mantém com qualidade por até 1 hora. Para fazer isso não o deixe solto em um prato ou em outro recipiente. É necessário colocar um papel toalha, que seja resistente, em cima e outro embaixo, para diminuir a umidade.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Dica:

  • Se perceber que já passou quase 1 hora e ainda não foi possível comer tudo, pegue e faça hamburguer. Dessa forma, os ingredientes não ficam perdidos.

Dá para congelar?

Não é adequado congelar o steak tartare, fazer isso prejudica consideravelmente a qualidade do alimento.

Dá para usar outros temperos?

Dá sim. Se gosta de sentir o gosto da carne mais marcado, então, não tempere muito. Entretanto, se prefere que o tempero seja o protagonista, pode colocar molho inglês ou outros tipos de molho, cebola roxa ou branca, pepino em conserva e alho. Tudo deve ser bem picado.


Com essa bela entrada, pode ser que conquiste muitos pontos com seus amigos e conserva uma bela reputação culinaria, aproveite.

Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.